Certamente já leu muito sobre casamentos e sobre a melhor forma de organizar uma celebração que fique para a história. Mas ainda temos muito a dizer, especialmente se encontrarmos o equilíbrio entre a tradição e a originalidade dos tempos atuais. Pronta para saber como tornar o seu casamento num evento inesquecível?
1. Jantar de ensaio
Talvez já o tenha visto numa infinidade de filmes e séries americanas. À partida pode não fazer sentido, mas a ideia é interessante porque permite uma primeira aproximação entre os convidados e ajuda a ajustar pequenos detalhes antes do casamento e que poderão ter escapado ao plano inicial. Com este tipo de ensaio prévio não há como algo correr mal no dia do casamento.
Veja também: Tudo o que tem que saber sobre os jantares de ensaio Foto: Across the Mountains Foto: Across the Mountains2. Não esqueça as crianças
Embora haja muitos casamentos em que as crianças quase não estão tão presentes, a maioria dos noivos preferem que os pequeninos da casa tragam maior alegria ao seu casamento. Nesse caso, não os coloque de parte recorrendo a um menu infantil e uma mesa isolada.
Prepare um plano de entretenimento para as crianças que permita que os pais aproveitem o casamento. As crianças estarão presentes em momentos importantes, mas as animações, atividades e presentes especiais não devem faltar.
Veja também: Como entreter as crianças num casamento em 5 passos Wendy Creating Moments | Foto: Plumeria3. Dar as boas-vindas
Esqueça a sobriedade de quem organizou um casamento na Idade Média. O grande dia deve primar pelo detalhe, com o objetivo de agradar os seus convidados. Tenha em mente um tema ou decoração que acrescente um pouco de personalidade à mesa, e considere a possibilidade de receber os seus convidados com um presente de boas-vindas, além da habitual lembrança no final do copo de água.
Veja também: 40 temas de casamento para se inspirar Foto: A Pajarita4. Reinventar o cardápio
Coloque diferentes bancas de comida para que seus convidados interajam sem se sentirem permanentemente presos ao serviço de catering. Não se esqueça do exótico sushi, das ostras, mojitos e cupcakes... Deve haver também espaço para a degustação de bebidas alcoólicas, desde cervejas artesanais e cocktails.
Por outro lado, não precisa seguir rigorosamente o conceito do banquete do copo de água com os tradicionais peixe, carne e sobremesa. Por que não mudar? Mais pratos, menos quantidades e uma maior variedade de alimentos. E por que não incluir massas e pizzas ou optar por uma apresentação mais artística? Saiba mais sobre os gastos numa boda: quem paga o quê.
Foto: João Almeida5. Dança dos noivos
A primeira dança como marido e mulher é praticamente um exercício íntimo (se conseguir distanciar-se dos 200 convidados que vos observam), mas pode transformar esse momento numa performance dedicada aos seus convidados. Por que não preparar uma dança ou uma coreografia em condições? Reinventar a valsa ou optar por um show de funk, hip hop, rock ou uma qualquer outra dança tradicional?
Veja também: Como escolher a música da primeira dança em 10 simples passos Foto: Ludgi Fotógrafos6. Trocar de roupa
Fuja dos espartilhos e do vestido de casamento e aprecie a ideia de trocar de roupa depois da cerimónia. Muitos noivos preparam o segundo traje para os momentos de maior movimento, como as danças e os jogos. É melhor estar preparada, certo? Motive seus convidados a fazerem algo parecido... Um casamento não tem que ser obrigatoriamente rígido. É importante que toda a gente se divirta sem se sentir condicionado por uma saia justa ou gravata apertada. Conheça as nossas sugestões de vestidos de festa: as tendências mais chic para uma convidada excepcional.
Foto: João Almeida7. Muita música de qualidade
Aproveite o fator música para ganhar pontos no seu grande dia. Por exemplo, pode optar por combinar uma banda que reinterprete músicas pop e rock durante o jantar recorrer a um DJ para a festa, que tem uma seleção variada que não diminui de qualidade e, acima de tudo, permite que toda a gente possa dançar. A música é perfeita para deixar os sentidos à flor da pele. Aproveite!
Veja também: Como escolher a música para o seu casamento: siga estes 5 passos e comece a sentir o ritmo! Foto: AhHa Photos8. Animações surpresa
Deixe seus convidados estupefactos com animações surpresa em momentos que nunca teriam exigido uma performance de qualquer tipo (entre a passagem da igreja ao copo de água ou até mesmo antes do banquete). E porque não durante a receção inicial? Apresentações musicais, danças, shows de magia... Semeie a diferença! Vejas as nossas 8 ideias originais para organizar uma boda low-cost.
Angels of Dance9. Ambiente e contraste
Adicione contrastes em diferentes áreas com ambientes singulares. Assentos confortáveis seguindo uma decoração elegante e moderna, são perfeios para aqueles momentos mais tranquilos entre o banquete e a dança. Tenha em mente que quanto mais ambientes proporcionar, mais agradará aos seus convidados. O importante é que existam atividades para ajudar a passar o tempo.
Veja também: Como decorar o seu casamento: 5 passos vitais para ter o que sempre sonhou Foto: AhHa Photos10. Ceia
Cada vez se vê mais em casamentos por todo o mundo. Com as taças de champanhe e o desgaste de dançar com roupas apertadas, qual seria a criatura que não teria fome? Aproveite a oportunidade para esquecer as formalidades e se concentrar numa refeição de fast food que pode ser facilmente consumida. Quem não gostaria de comer um pedaço de pizza às 4 da manhã?
Veja também: 4 ideias gastronómicas inovadoras para o banquete do seu casamento Foto: Chowen Photography+ 1. Surpresa final
Na Tailândia, por exemplo, é tradição acenderem-se lâmpadas de papel que voam e se perdem na imensidão do céu estrelado. Para terras lusas, optamos mais pelos fogos de artifício para fechar as festas. Escolha um final ideal e para terminar o grande dia.
Foto: Across the MountainsEstas são algumas alternativas às formas mais tradicionais de organizar um casamento. Faça um esforço para que os seus convidados possam também aproveitar para se divertirem. Não se esqueça que é o seu dia, mas também o deles!
Poderá também gostar de ler:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião