Há um século, os tratamentos de beleza caseiros eram populares, sobretudo devido à falta de alternativas. Hoje, as alternativas existem, mas ainda há muitas pessoas a recorrerem à simplicidade das 'mesinhas' caseiras. As receitas? Algumas são 'herança de família', mas a grande maioria são receitas de produtos e tratamentos caseiros que se encontram em blogs e redes sociais. A premissa é simples: estes tratamentos de beleza são naturais, livres de químicos, livres de crueldade animal. São todas muito boas razões para os preferir. Mas serão eles verdadeiramente seguros? A Zankyou acha que sim, mas deixa três alertas importantes. Porque se é verdade que é quem os faz que controla o seu processo de produção, é igualmente verdade que não foram, na sua maioria, dermatologicamente testados. E se o seu tipo de pele não reagir como espera? Eis os três perigos a evitar com tratamentos de beleza caseiros.

1. Esfoliantes naturais podem manchar a pele
Há muitas receitas que pedem que use açúcar, sal, aveia na produção de esfoliantes naturais. Mas grãos muito grandes, disformes e desproporcionais podem magoar a pele enquanto a esfoliam. Mais, podem promover manchas e até causar infecções.


2. O limão clareia, mas também pode queimar a pele.
Ninguém está a negar os benefícios do limão. Tem muitos. Mas tem igualmente riscos. Muitas receitas caseiras sugerem que use limão para clarear a pele. Não há provas científicas que o faça, mas há casos de pessoas que queimaram a pele por causa da aplicação de limão. Os resíduos do sumo do limão ficam na pele e se expuser a pele ao sol, está sujeito a uma fitofotodermatose. Tradução? Manchas escuras, bolhas e pode deixar cicatrizes.
3. Pasta de dentes serve para lavar os dentes.
Secar borbulhas, eliminar herpes ou acabar com as olheiras não são usos alternativos para a sua pasta de dentes. Pelo contrário, a sua pele pode secar, inflamar ou até infectar se persistir em colocar pasta de dentes sobre feridas abertas.


Cuidar da sua pele deve ser sempre uma prioridade. Mas conheça o seu tipo de pele e o que ela precisa. Em caso de dúvida, faça-se sempre valer da opinião de um dermatologista. Peça produtos naturais sempre, mas certifique-se que são 'sancionados' pelos especialistas. Porque a sua pele importa.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião