Uma fotografia que resume 25 anos de amor verdadeiro

Nick Cardello e Kurt English recriaram uma fotografia de 1993 para contar a sua história de amor contra todas as adversidades.

O Dia do Orgulho Gay, celebrado mundialmente no passado 28 de Junho, trouxe grandes notícias consigo. Nick Cardello e Kurt English são um casal há 25 anos. A ua história, tal como a de tantos outros homossexuais, tem sido extremamente difícil. No entanto, eles têm conseguido superar todos os obstáculos que iam surgindo no seu caminho (e há provas de tal).

De forma a evidenciar a boa saúde da sua relação e do seu amor, o casal decidiu recriar uma fotografia tirada há 24 anos no Orgulho LGTB+, em Washington, comemorando o seu aniversário (pois, tinham-se conhecido no ano anterior). Quase três décadas depois, a sua história, repleta de dificuldades, continua forte e inspiradora para tantos outros casais, tal como a própria montagem o demonstra.

Guardar
@tagyourheathen Foto: Twitter de @tagyourheathen

Muito mais do que uma fotografia 

Entre uma fotografia e outra, não passaram apenas 25 anos. Nick e Kurt, tal como toda a comunidade LGTB+, enfrentaram maus-tratos, SIDA, leis injustas que os proibiam de se casar e, ainda, de mostrarem o seu verdadeiro "eu". Entre ambas as fotografias, existem anos de luta. Ronald Reagan decidiu ignorar o assunto da SIDA e Bill Clinton, supostamente, mais tolerante, pecou com as leis como Don't ask, don't tell que proibia os homossexuais militares de falarem sobre a sua condição sexual, caso pretendessem continuar no exército.

A fotografia evidencia o poder do amor em todas as suas formas. É um sentimento universal que vai conquistando cada vez mais valor à medida que as adversidades surgem. Esta vida resume a vida de Kurt, Nick e de toda a comunidade LGTB+.

@tagyourheathen  foi o responsável por twittar esta fotografia e torná-la viral. Com o título "It's just a phase" ("É apenas uma fase"), o twitteiro fez um comentário irónico à máxima instaurada entre aqueles que se referiam/referem à homossexualidade como uma moda ou fase. Nick e Kurt, com uma das suas fotografias, realçam o quão enganadas estas pessoas estavam. Para além disto, eliminaram estereótipos e lançaram uma mensagem que confia menos no amor: "As pessoas jovens necessitam de ver que o amor duradouro realmente existe", conta Nick.

https://twitter.com/tagyourheathen/status/876547218068602881

Três casamentos para selar o seu amor 

Não foi um. Não foram dois casamentos. De facto, Nick e Kurt organizaram três casamentos para manifestar o seu amor e torná-lo oficial. Contudo, a primeira celebração não foi totalmente oficial visto que se realizou em 1993, quando o casamento entre duas pessoas do mesmo sexo ainda não era legal no Estados Unidos. Apesar disto, foi um acto simbólico que serviu para os dois constatarem o seu amor e expô-lo aos seus mais queridos.

A segunda celebração teve já um carácter oficial. O estado de Massachussets legalizou o matrimónio gay em 2004 e os nosso protagonistas aproveitaram, assim, esta oportunidade. "Conseguir este direito teve um grande impacto nas nossas vidas. De repente, podíamos ter acesso à sala de um hospital se algum dos dois tivesse que lá ir ou podia proteger-me com o seguro do meu marido", partilhou Nick.

O terceiro casamento teve lugar na Florida, estado em que vivem juntos há alguns anos e onde se legalizou o matrimónio entre homossexuais em 2015. "Perguntam-nos o que temos feito para estarmos juntos há 25 anos, uma vez que a sociedade está estruturada para que nos separemos", explica Nick.

Guardar
Nick y Kurt Foto vía verne.elpais: Nick y Kurt

A importância do Dia do Orgulho Gay LGTB+

Nick e Kurt conheceram-se na Marcha da Igualdade pela Unidade e o Orgulho (hoje conhecido como Orgulho LGTB de Washington) em 1992. Apesar de viverem longe, este acontecimento uniu os seus caminhos e desenho o cenário para começar a preparar o seu destino. Para o casal, o evento, para além de servir como contexto para os seus aniversários (a segunda foto foi tirada a 11 de Junho de 2017), é uma forma maravilhosa para defender os direitos da comunidade. "Acreditamos que é importante representar a comunidade. As manifestações LGTB+ são enormes e acolhem uma população muito diversificada e permite unir-nos para nos conhecermos e abraçarmos as nossas diferenças". 

Tudo começou com os distúrbios de Stonewall a 28 de Junho de 1969. Num pub Stonewall In, em Greenwich Village, Nova Iorque, a comunidade LGTB+ enfrentou, pela primeira vez, a repressão que o governo exercia sobre as pessoas que constituem este colectivo. Desde então, a 28 de Junho foi o dia elegido para defender com orgulho os direitos da comunidade.

Guardar
Nick y Kurt Foto vía BuzzFeed: Nick y Kurt O amor está em todos os cantos, e como já dizia a canção "Love is all around", de Quatro Casamentos e Um Funeral. Em momentos de crises românticas, a história de Nuck e Kurt é um sopro de ar fresco... No entanto, há esperança para todos!

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.