O casamento é um marco na vida de qualquer um, por isso tem de ser vivido ao máximo e, de preferência, na perfeição. É importante que cada instante seja mágico, tanto para os noivos como para os convidados e, já agora, que seja eternizado. E para isso nada melhor que as fotografias. O importante é que a câmara seja manejada por alguém especial, capaz de contar histórias, transformando-as em arte. A arte do dia do seu casamento, da sessão de noivado e/ou do pós-boda. Vitor Pina Photography é o estúdio de fotografia que você procura. Esta equipa tem a sensibilidade necessária para captar os momentos mais bonitos e autênticos de forma honesta. O que vê nos seus trabalhos é o que acontece. Todos os sorrisos, lágrimas e abraços são isso mesmo! Como o próprio Vitor Pina diz, "as imagens devem falar por si". Sem impor nada aos noivos, os seus profissionais apenas recorrem ao talento e técnica para criar as fotos de sonho dos noivos, congelando no tempo este que para eles é o dia mais importante das suas vidas. A simplicidade e humildade têm sido a chave para o sucesso deste estúdio, mas a sua linguagem visual muito própria é que a tem diferenciado da concorrência. Veja pelos seus olhos (nas fotos ilustrativas do texto) e depreenda-o por esta conversa amena e direta que tivemos com Vitor Pina.
Vitor Pina Photography Vitor Pina Photography Vitor Pina PhotographyQual a história deste projeto?
A nossa história é bastante simples. Iniciei-me na fotografia em 2008, e depois comecei a trabalhar na área de casamentos como fotógrafo assistente no Estúdio João Montes, em Lagos. O João era um fotógrafo clássico, formado pelo Instituto Português de Fotografia, com mais de 20 anos de experiência em casamentos. Foi a oportunidade de aprender “in loco” com um profissional exigente e de desenvolver aptidões em relação à fotografia de casamentos. Foi o João que me catapultou para me iniciar o meu projeto - ele um dia chegou ao pé de mim e disse-me: 'Estás preparado e tens imenso talento para este género de fotografia. Vai em frente'. E assim o fiz. Ao longo dos últimos três anos, o projeto tem vindo a crescer de forma sólida. Hoje em dia o meu projecto é uma equipa.
Vitor Pina Photography Vitor Pina Photography Vitor Pina PhotographyQuais os serviços que oferecem?
Em suma, oferecemos serviços de reportagem de fotografia, vídeo e drone, tanto para o dia do casamento, como sessões do antes e depois. Os nossos clientes podem contar com um trabalho profissional e honesto, com uma equipa simpática e humilde sempre disposta a ir ao encontro das sugestões e ideias deles.
Qual é a vossa forma de trabalho?
A nossa forma de trabalho é simples - temos reuniões antes do casamento - não só para saber quais são as ideias que os clientes têm em mente, mas também para perceber qual será o programa do dia. Somos nós que nos adaptamos à organização do dia e não o contrário. É bastante importante, não só pela logística mas também porque poderemos por exemplo sugerir uma pequena sessão de casal, ou fotos com convidados entre acontecimentos, sem que haja a necessidade de alterar o programa em função da fotografia ou vídeo. O programa do casamento (preparações, cerimónia, welcome drink, jantar, corte do bolo) possui timings e localizações, assim como outros pequenos eventos associados ao dia - estas informações são o guião. Sabendo o guião, estamos sempre preparados.
Vitor Pina Photography Vitor Pina Photography Vitor Pina PhotographyQuais são os vossos principais objetivos na organização de um casamento?
O nosso principal objetivo é satisfazer inteiramente os clientes, seja no produto final (fotografia e vídeos), como durante o dia em que estamos a captar e registar momentos que são únicos e especiais. Para conseguirmos isso é necessário compreender os noivos, o que eles pretendem e esperam tanto no dia como depois no produto final. Nesse sentido, as reuniões, a troca de ideias, o programa são fundamentais para o sucesso das reportagens.
O que vos distingue da concorrência?
O que nos distingue? Bem, os noivos com quem já trabalhámos serão sempre as pessoas mais indicadas para fazer essas distinções. A nossa simplicidade e humildade têm sido a chave para o sucesso - não impomos às nossas ideias mas sim trabalhamos as ideias dos noivos pondo em prática o nosso conhecimento técnico e experiência. No entanto, creio, que temos uma linguagem visual muito própria - uma linha de abordagem focada nos momentos únicos e especiais, sem descurar a composição das imagens. Procuramos unir um estilo fotojornalístico à estética visual - pessoalmente penso que as imagens deverão falar por elas próprias.
Vitor Pina Photography Vitor Pina Photography Vitor Pina PhotographyTêm alguma parceria?
Para além dos clientes que nos contactam diretamente, fazemos parte da equipa da Algarve Dream Weddings, com quem temos trabalhado em várias dezenas de casamentos nestes últimos três anos.
Com que antecedência é que devem ser contactados?
Em regra, não impomos um limite. Pela nossa forma de trabalhar e experiência, se o programa do casamento já estiver definido, será fácil organizar tudo num espaço curto de tempo. Embora seja aconselhável fazer com alguns meses de antecedência, tanto pela questão da disponibilidade do dia em si, como para trabalharmos em algumas ideias.
Vitor Pina Photography Vitor Pina PhotographyQue conselhos podem dar aos noivos que começaram agora a organização do seu casamento?
É importante escolher uma equipa para registar o dia do casamento na qual os noivos confiem. Mas também é importante que se identifiquem com o trabalho final. O portefólio é a verdadeira montra dos fotógrafos/videógrafos. O meu conselho começa por este ponto. Observem inicialmente alguns portefólios e depois selecionem dois. Contactem os seus fotógrafos e coloquem as questões associadas à contratação dos serviços, preços entre os mais diversos aspetos. Conversem regularmente com a equipa contratada em relação ao programa do dia e ideias. Em segundo lugar, façam-no com alguma antecedência para assegurar que a equipa que pretendem tem a data do vosso casamento disponível. A reserva da data é importantíssima, existem períodos mais lotados. Por muito que me tenha custado, este ano já tive infelizmente que recusar quatro casamentos por ter as datas preenchidas. Por último e, se possível, façam um sessão fotográfica de pré-noivado. Ajuda bastante a saber posar espontaneamente e a habituar-nos à presença de câmaras em nosso redor.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião