O Yoga Tónico é a grande boa nova do universo do fitness. Foi desenvolvido pelo professor de yoga português Jean Pierre de Oliveira e associa as diversas formas de yoga ao trabalho corporal, combinando posturas psicofísicas e exercícios respiratórios. Porque todas queremos sentirmo-nos melhor no nosso corpo mas nem todas gostamos da cultura de ginásio. A Zankyou descalçou os ténis, subiu ao tapete e, em bom português, suou as estopinhas! Mas hoje está cá para lhe contar como tudo passou. Obrigada Yoga Spirit!
Yoga Tónico. Foto Mário Fragoso Yoga Tónico. Foto Mário Fragoso«A grande diferença entre o yoga e os exercícios de ginástica está na consciência do momento presente pela atenção à respiração e nas mudanças energéticas e psíquicas proporcionadas pelas posturas», conta-nos Jean Pierre. Depois de experimentar a práctica, não podíamos concordar mais. Ao concentrarmos-nos na voz do professor enquanto nos dita a sequência e nos instiga a respirar com a duração e frequência certas, a nossa mente é esvaziada. E a energia positiva, invade. O bónus? Estarmos a perder peso e tonificar o corpo em simultâneo!
Yoga Tónico. Foto Mário FragosoPode optar pelas aulas privadas ou semi-privadas (50 euros por aula ou 175 euros por pacote de 5 aulas) em espaço e horário a combinar. Ou pode optar pelas aulas de grupo. O Jean Pierre dá aulas todas as segundas e quintas-feiras no Eka Palace, em Lisboa (5 euros por aula ou 45 euros por pacote com 10 aulas). Todos os meses, dirige uma masterclass no Espaço Mouraria INATEL.
Jean Pierre de Oliveira. Foto Mário FragosoPara esta práctica intensiva convém ter alguma resistência e preparação, já que exige muita força de braços (para a posição de V invertido), alguma força abdominal (para as pranchas e shaturangas) e, claro, força de pernas (Utkatasana). Não conhece estes termos e está desejosa de saber mais? Deixamos-lhe a descrição de uma sequência completa para a ajudar a testar as águas:
Aula de yoga tónico. Foto Mário FragosoPrimeira parte da sequência. Em posição vertical, pés paralelos e à largura das ancas
1. Tadasana : braços ao longo do corpo 2. Hurdvha Hastasana/uttitha tadasana: braços levantados no sentido do Teto 3. Tadasana samasthiti: mãos juntas ao peito (em angeli mudra) 4. Hurdvha Hastasana: braço ao Teto, joelhos flectidos, nádegas contraídas + retroflexão 5. Uthanasana: corpo dobrado, mãos no chão e o topo da cabeça aponta para o chão + Uthanasana variação: Inspire olhe em frente, expire relaxe a nuca 6. Inspire olhe em frente 7. Parivrtta Parsva Konasana: Pé esquerdo para traz, mão esquerda fora do tapete, mais para o lado, mão direita ao Teto, queixo afastado, nuca longa 8. Adho mukha shvanasana: posição de “V” invertido 9. Palakasana: Prancha 10. Chaturanga 1 (flexão dos cotovelos), chaturanga 2 (delize do corpo para a frente), chaturanga 1, palakasana (prancha), adho mukha shvanasana (posição de “V” invertido) 11. Palakasana, Urdvha mukha shvanasana: Cão que olha para cima 12. Sequência Pé direito ao tecto, inspira, ao expirar o joelho toca no cotovelo direito, estica perna (de novo pé direito ao tecto), inspira, ao expirar o joelho toca no nariz, estica a perna, inspira, ao expirar o joelho toca no cotovelo esquerdo, estica a perna do lado esquerdo (dar um pontapé), pé volta ao tecto 13. Adho mukha shvanasana (posição de “V” invertido), respiração udjaii (garganta) 5 vezes (contrair a glote) 14. Assumir posição corredor: Pé direito ao tecto, pé direito trazido à frente e colocado entre as mãos paralelo ao pé esquerdo 15. Parsvakonasana 16. Uthanasana: corpo dobrado sobre si, mãos ao chão, topo da cabeça aponta para o chão 17. Utkatasana: Posição da cadeira, pernas fletidas, ancas para trás, braços alinhados pelas orelhas 18. Hurdvha Hastasana/uttitha tadasana: braços sobem, dedos voltados para o tecto, subir o corpo até à posição vertical, desflectindo as pernas colocando a força nas nádegas e calcanhares 19. Tadasana samasthiti: mãos juntas ao peito, força nos dedos, manter os músculos do braço activos (em angeli mudra)
Professor Jean Pierre de Oliveira em prancha. Foto Mário Fragoso Professor Jean Pierre de Oliveira em postura 18. Hurdvha Hastasana/uttitha tadasana. Foto Mário FragosoCertificado pelo Yoga Alliance EUA, Jean-Pierre de Oliveira é professor de yoga e coordenador de formação de professores há quatro anos. Às formações com alguns dos maiores nomes do yoga internacionais, soma participações em vários eventos e seminários (como o European Yogi Nomads) e uma promissora carreira como formador de professores de yoga. Mentor do projecto Yoga Spirit, que fundou em 2012, orgulha-se de ter ensinado alguns dos professores de Hatha Yoga mais promissores de Portugal. Dedica-se regularmente ao estudo dos Vedas, Yoga Sutras e ao contínuo aprofundamento de técnicas ligadas à Yoga-terapia e aos alinhamentos posturais. Identifica-se com uma abordagem mais informal e natural à filosofia do yoga, que procura adaptar ao quotidiano de quem o pratica.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião