O seu próximo casamento tem como protagonista uma noiva grávida? Então talvez não seja má ideia ler este post. Sim, porque as perguntas que possam surgir devem ser sobre o bebé, sobre a experiência de estar grávida ou algo dentro desta temática. Não entre em temas que afectem a noiva ou que tornem negativo um acontecimento tão especial. Quer, então, saber que perguntas e comentários estão proibidos neste dia? Não perca detalhe!
Momento Cativo"Vais casar porque estás grávida?"
Por favor, estamos no século XXI! Apesar de não lhe ter ocorrido, o amor tem algo a ver com a decisão, não acha? Antes, quando ter filhos antes do matrimónio era mal visto, provavelmente muitas noivas casavam à pressa para esconder a gravidez. Mas hoje em dia é um absurdo, sobretudo pela maravilhosa experiência que é casar grávida. Afinal, a noiva carrega no ventre o fruto de um amor que está prestes a ser selado!
"Ele é o pai, certo?" (risos)
Uma das perguntas mais inoportunas que há, ao mesmo nível de como perguntar "quanto é que tu ganhas?". Há coisas que não deveriam sair da sua boca, nem na pior das situações, a não ser que se trate de uma piada e que a sua faceta de "engraçadinha" seja sobejamente conhecida (e eficaz). Se é uma pessoa normal e com pouca graça, evite olhares furiosos e um grande embaraço com direito a ficar com o rosto de várias cores. Ou então, se é esse mesmo o seu estilo... experimente outra piada menos banal!
"E se o vestido não te serve no dia do casamento? Não sabes quanto vais engordar!"
A sério?! De certeza que a sua amiga não tinha pensado nisso e, certamente, que lhe agradece com um olhar de "amor incondicional"... Por favor! Todas as noivas passam por grande stress na organização do casamento, carregando o peso da vontade de tudo sair perfeito. Agora, imagine como se deve sentir uma noiva grávida! Como o disse - e bem - não se sabe como vai correr a gravidez, por isso não aborde este assunto. Certamente que a noiva tem tudo controlado e deve ter pensado em todos os possíveis cenários, por isso procure não lhe criar dúvidas em momentos de angústia para evitar que ela se sinta ainda pior.
"E se acontece alguma coisa durante o casamento e tens de ir para o hospital?"
E se, de repente, eclode uma guerra nuclear e ninguém pode sair de casa? E se alguém lhe der um estalo por ser mal educada? E se...? Os "ses" são assustadores, sobretudo para uma noiva, que não quer pensar em nenhum tipo de problema. Não se preocupe, de certeza que a noiva já pensou no seu kit em caso de emergência e estará certamente preparada e consciente do que poderá acontecer no dia.
"Não preferes esperar até que nasça o bebé?"
De certeza que a sua amiga o ponderou fazer, mas provavelmente nesta fase essa pergunta é perfeitamente escusada, não lhe parece? Concentre-se em escolher o que vai levar vestido em vez de andar com este tipo de "preocupações", pois não é muito simpático fazer este tipo de comentários a alguém que já levou tanto tempo a planear algo tão importante. É fácil opinar, mas as opiniões são como os pregos: quanto mais se martelam, mais se enterram...Tenha algum tacto...
"Espero que não se note muito a barriga"
E se notar, faz algum mal? A gravidez, em geral, é bonita e uma noiva grávida é muito mais original. Para além disso, e apesar de parecer um cliché, a verdade é que a gravidez dá às mulheres uma beleza especial que você, sempre tão oportuna, provavelmente ainda não tinha percebido, certo?
Nós até lhe mostramos 30 vestidos de noiva para mulheres grávidas 2017. Brilhe cheia de glamour com a sua barriguinha!
"De certeza que vais ficar cansadíssima no final do dia"
E qual é a noiva acaba o dia cheia de energia? Após meses de preparação e um dia de supervisão e tantas emoções, qualquer pessoa acaba por ficar cansada. Procure ver a noiva grávida de uma forma natural e apenas como mais uma noiva, só tendo especial atenção a esse dado caso a sua saúde estiver em risco (sim, nada de dar-lhe presunto, camarão ou champanhe, levantá-la em braços ou andar com ela às voltas indiscriminadamente).
"Já reparaste que não vais poder beber álcool na tua própria festa?"
Apesar de, eventualmente, a sua amiga até ficar com vontade de beber um copo do belíssimo vinho que escolheu para o menu, dar um gole no champanhe do brinde ou refrescar-se com aquela sangria maravilhosa que decidiu servir aos seus convidados, de certeza que achará bem mais recompensador do que uma ressaca desfrutar do casamento sem enjoos, levantar-se fresca que nem uma alface e culminar este momento feliz da sua vida com um bebé nos braços!
"Vão-te doer imenso os pés e as costas"
Sim, essa é a sua preocupação principal... acha mesmo que é necessário avisar a noiva de coisas óbvias e que, certamente, já estarão previstas na sua mente? Os problemas que uma noiva grávida poderá vir a ter no dia ela já os sabe e não tem porquê trazê-los de novo à luz do dia. Para além disso, quem é que lhe disse que ela não aguenta com isso e muito mais?
"Se sabias que te ias casar, porque não tiveste mais cuidado?"
"Porque sou livre e posso fazer o que bem entender" pode ser a resposta que não queria ouvir se tiver a ousadia de dar conselhos tão lamentáveis. E, por acaso, sabe se terá sido mesmo inesperado? De qualquer forma, dar este tipo de conselhos a posteriori é de pessoas sem noção nenhuma, de quem normalmente não se gosta muito...
Agora já sabe (com algum humor) o que não pode dizer a uma noiva grávida. Para voltar a ser convidada para um casamento, não meta a pata na poça com perguntas que não passam pela cabeça de ninguém.
E se é daquelas pessoas que, sem se dar conta, está sempre a fazer (e a dizer) disparates, veja também E o Óscar de convidada melhor vestida vai para… 15 erros que não podem cometer.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião