Lírios, rosas, tulipas, camélias, flores silvestres... Se há algo importante num look nupcial é o bouquet, que dá cor e a alegria ao conjunto num evento tão importante como o casamento. E para que se sinta fantástica e segura da sua escolha no grande dia, é muito importante que saiba optar por um bouquet que esteja de acordo com o seu estilo e vestido de noiva. Para não falhar, só tem de seguir estes nossos conselhos e descobrir que ramo de noiva é o ideal para si. Porque, atualmente, saber como escolher o bouquet de noiva é mais simples do que parece, sobretudo se seguir os passos que lhe propomos aqui. Para que não lhe restem dúvidas!
- Passo 1. Procure combinar o bouquet com o seu vestido de noiva
- Passo 2. Concentre-se na forma do seu corpo
- Passo 3. Tenha em conta a sua personalidade
- Passo 4. Pense nas flores da temporada de acordo com a estação do ano
- Passo 5. Considere o estilo do casamento
Passo 1. Procure combinar o bouquet com o seu vestido de noiva
Não é segredo nenhum que o momento em que a noiva faz a sua aparição é um dos mais importantes do casamento. Todos os olhos estão postos nela, mais concretamente no vestido e no visual que ela escolheu para a ocasião. Por isso, é fundamental saber que tipos de bouquet de noiva combinam melhor com o vestido de noiva que escolheu para subir ao altar. Foto: Aguiam Wedding Photography- Bouquet: em Portugal chamamos bouquet a todos os ramos de noiva mas, na realidade o bouquet determina também um tipo específico de ramo, na realidade o mais procurado pelas noivas. Trata-se de um ramo redondo, simulando metade de uma esfera. Geralmente mede mais de 30 centímetros de diâmetro e é composto por flores mais pequenas. Este tipo de ramo (ou ramalhete, como também podemos dizer) é ideal para vestidos de noiva de corpo simples e uma cauda mais elaborada, como os vestidos de noiva de corte princesa ou com cauda volumosa.
- Silvestre: um bouquet que está muito na moda nos dias de hoje. É composto por qualquer tipo de flor da temporada e é caracterizado por ser informal, simples e com um toque boho. É ideal no caso de ter optado por celebrar um casamento campestre ou rústico. Se decidiu brilhar num vestido de noiva de corte lânguido, com tecidos leves e com muito movimento, com renda ou flores bordados, este é o seu ramo.
- Assimétrico: Um dos bouquets de noiva mais vistos nos blogues de casamentos e de inspiração. Trata-se de um bouquet formado por flores muito diferentes, colocadas de modo a que pareçam desordenadas, mas que estão perfeitamente pensadas para estarem estrategicamente naqueles precisos locais. São ideais combinados com tons nude e com vestidos de noiva de decote halter, simples em vez de sofisticados, bem como com os vestidos de noiva de decote coração, onde o ramo de noiva assume um protagonismo importante.
- De talo comprido: trata-se de um estilo de ramos que podem ser parecidos ao bouquet mas que se diferenciam pelo tipo de flor que os compõem e os respetivos caules, muito mais compridos e finos. São perfeitos para mulheres altas, que deveriam escolher - obviamente - um vestido de noiva para mulheres altas. Elegância e sobriedade que contrastam com flores coloridas e simples.
- Cascata: Trata-se de um ramo de noiva na qual as flores foram uma cascata descendente, tal como o seu nome indica. São muito verticais, pelo que se adequam na perfeição a noivas altas. É um estilismo clássico que fica muito bem se optar por um
véu de noiva . Atualmente é um ramo menos utilizado, mas se o combinar com as flores certas, pode ser perfeito para o seu grande dia.
Passo 2: Concentre-se na forma do seu corpo
Embora lhe possa parecer um cliché, a verdade é que a forma do nosso corpo determina, em muitas ocasiões, a escolha entre um vestido e outro, entre uns sapatos e outros, entre um tipo de tocado ou outro, inclusivamente entre diferentes bouquets de noiva. A importância que o ramo tem no conjunto do look nupcial é algo que não pode passar despercebido, por isso é fundamental escolher o ramo que melhor se adapte à nossa figura e que combine na perfeição com o resto do visual. Mary Me Eventos. Fotografia: João Almeida. Vestido de Noiva: Pronovias.- Ampulheta: se a sua figura se estreita na cintura e tem mais volume no peito e nas ancas, deve optar por um vestido de noiva de corte império, tipo evasé ou um desenho linha sereia, que se ajustará à sua figura, marcando as suas curvas. Para este tipo de cortes é aconselhável brilhar com um ramo estilo bouquet ou em cascata.
- Pera: é mais larga nas ancas do que nos ombros, mas tem formas arredondadas e bem definidas. Se é assim, o corte de princesa, linha A ou, se gosta de arriscar, um vestido de noiva curto são as melhores opções. Fornecer volume na zona das ancas fará com que as dissimule um pouco e isso, juntamente com um ramo em cascata, silvestre ou assimétrico darão ao seu visual uma nota 10.
- Triângulo: a sua silhueta caracteriza-se por ser muito estreita de ombros e larga de anca, pelo que é ideal optar por decotes abertos, tipo barco ou ombros caídos, para dar volume à parte inferior e dissimular a anca. O ramo perfeito para este tipo de corpo é o assimétrico ou em cascata, já que as flores de diferentes alturas estilizam a figura.
- Redondo: se é caracterizada por este tipo de silhueta, junte-se à moda do ramo em cascata ou assimétrico, que estilizará muito mais junto com um bonito vestido de noiva corte império. Perfeito!
Passo 3. Tenha em conta a sua personalidade
- Noiva tradicional: escolha um ramo de noiva tipo bouquet, que se pode considerar um dos mais procurados pela noiva devido ao seu fácil manejo. Tem uma forma redonda muito trabalhada, para conseguir simular a metade de uma esfera perfeita.
- Noiva romântica: um ramo em cascata é a melhor opção. A cascata de flores cobre as mãos, simulando cair no chão.
- Noiva perfeccionista: Domo, bonche, posy ou clutch é o ramo perfeito neste caso; uma vez escolhidas as flores, os talos unem-se na base com algum detalhe que representa noiva: um tecido bonito, um renda antiga, uma joia familiar…
- Noiva boho: ramalhete, silvestre ou eco, um ramo dos mais económicos e simples. Podem ser bouquets de noiva laborados com qualquer flor da temporada, possuindo um estilo informal.
- Noiva refinada: escolhe um ramo no qual as flores se dispõem de tal forma que o possa levar descansadamente num dos seus braços, como se o estivesse a mostrar aos convidados. Caracteriza-se por ter os talos mais compridos do que o normal.
Passo 4. Pense nas flores da temporada de acordo com a estação do ano
Cada estação do ano traz-nos um ambiente diferente e uma envolvência única. No que diz respeito às flores, que constituem uma parte importante de um casamento, a temporada na qual nos encontramos também se reflete. Para um casamento de Outono são ideais as flores que florescem no Verão e que se aguentam mais uns meses. Um bom exemplo são as dálias e o urze, uma planta perfeita e que aguenta bastante tempo antes de secar, mantendo o mesmo aspeto. Opte por ramos de noiva quentes com textura e cor. Para um casamento de Inverno tem duas possibilidades: por um lado, pode optar pelas cores frias que lembram a neve; mas se quer se distanciar do frio, pode por outro escolher cores quentes, para fazer de um casamento rodeado pela baixa temperatura um evento acolhedor. As flores de Inverno perfeitas para o seu ramo podem ser: as tulipas, anémonas, ranúnculos, jarros, rosas ou astilbe. Quando o casamento se celebra na Primavera, a cor começa a inundar os campos e a gama cromática torna-se muito mais extensa. Pode acrescentar cor ao seu evento e ao seu bouquet com flores como as peónias, paniculata, lavanda, rosas, cravos... E esta explosão dá lugar à época estival. Para os casamentos de Verão pode levar rosas, margaridas, peónias, cravos, dálias ou outras infindáveis flores com as quais poderá adornar o seu bouquet de noiva. Foto: Aguiam Wedding PhotographyPasso 5. Considere o estilo do casamento
Resumidamente, podemos pensar num tipo de flor que encaixe no seu estilo de casamento. Para isso, devemos conhecer os estilos de casamentos pelos quais podemos optar:- Casamento clássico: cores clássicas e suaves, como um branco, um rosa nude ou um pêssego pastel. Rosas, papoilas, hortênsias, peónias, camélias e ramos silvestres serão os seus aliados para brilhar num bouquet perfeito.
- Casamento romântico: irá celebrar um casamento num jardim, numa igreja ou capela acolhedora, com uma envolvência muito natural e com tonalidades naturais, como verdes, azuis, castanhos ou brancos. Para o seu ramo, aposte na cor nude, em contraste com a cor viva das flores silvestres ou o verde das filhas ou da hera. Gardénias, cravos, camélias, lavanda, paniculata...
- Casamento moderno: aposte no assimétrico, conseguido pela combinação de flores de caule comprido com outras arredondadas e mais pequenas. Estas formas do seu ramo podem ser adaptadas ao local da celebração, para que tudo siga a mesma linha. Aposte em flores como as orquídeas, tulipas, rosas ou camélias e escolha tonalidades pastel.
- Casamento vintage: este tipo de casamento requer um bouquet de flores em tons nude em contraste com outros mais escuros. Para este estilo de casamento, poderá optar pelas flores que quiser e fazer uma combinação de flores silvestres.
- Casamento rústico: se o casamento é deste estilo, opte por um bouquet de noiva silvestre ou eco informal, mas bonito e de acordo a 100% com o estilo de casamento que celebra. Lavanda, craspedias, paniculata ou inclusivamente espigas serão as protagonistas.
- Casamento na cidade: se vai celebrar um casamento cosmopolita no centro da cidade, o seu bouquet deve ser eclético e moderno. Aposta em flores de talo comprido, como tulipas ou rosas.
Descubra qual é o bouquet de noiva
ideal para si através deste teste!
[embed] Se ainda tiver dúvidas, clique no play e oiça o que temos para lhe dizer sobre a escolha do bouquet de noiva. Afinal, é o acessório principal para dar maior destaque ao seu look e deslumbrar no dia em que irá dizer o "Sim" à pessoa que o seu coração escolheu para amar.E para ajudá-la na organização do seu casamento
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião