A escolha do vestido de noiva é um dos momentos mais especiais do casamento. Neste processo, há um sentimento único, uma faísca que envolve e molda o seu futuro como noiva. E embora muitas mulheres prefiram alugar o vestido ou reutilizar algum modelo da família (da mãe, por exemplo), a maioria delas opta por comprar aquela que é uma das peças de vestuário mais importante da sua história, para poder apreciá-lo em qualquer altura do resto da sua vida.
Mas a verdade é que, no final do grande dia, o vestido terá sequelas. E, pergunta você, o que é que isso importa? São marcas de uma festa inesquecível e, como tal, fazem parte do vestido e das memórias que ele acarreta. Assim, mesmo com todos os eventuais rasgos e as manchas, hoje vamos mostrar-lhe como guardar o seu vestido de noiva em 5 passos ou, melhor dizendo, quais são as 5 formas perfeitas de o guardar e mantê-lo no tempo.
- Passo 1. Tente lavá-lo em casa
- Passo 2. Leve-o para a limpeza a seco
- Passo 3. Arrisque-se com tecidos naturais
- Passo 4. Seja tradicional
- Passo 5. Tenha em conta estes conselhos
Passo 1. Tente lavá-lo em casa
Como já lhe dissemos - e você sabe.... - o vestido de noiva irá sofrer durante a celebração. É por isso que ele poderá aglutinar todos os tipos de sinais da "batalha" do grande dia, através de manchas, lágrimas e cheiros. Por isso, retire-o com muito cuidado após o casamento (embora possa nem reparar realmente nele até o dia seguinte) e coloque-o num local seguro.
Foto: It's all about...Antes de o guardar para a posteridade, poderá tentar a sua sorte limpando-o em casa. Se for este o caso, fique com um conselho de especialistas: não deixe passar mais de 12 ou 24 horas, para evitar que as manchas se fixem nas fibras, e utilize um programa de lavagem delicado, adicionando detergente neutro. Depois, opte pelo "remédio" mais natural: deixe secar o seu vestido ao ar livre e ao sol, evitando pendurá-lo e optando por o estender.
Após estes procedimentos, poderá querer passar a ferro, mas o melhor é utilizar apenas um vapor suave, já que tecidos como algodão, gaze, guipur e renda não precisam de ser engomados.
Passo 2. Leve-o para a limpeza a seco
Se preferir não complicar a sua vida e deixar tudo nas mãos dos profissionais, guarde o seu vestido com extremo cuidado após o casamento, até o levar ao destino seguinte: a lavandaria! Lá a sua grande peça ficará como nova, ou quase, pois há coisas impossíveis, mesmo para uma boa lavadaria. De qualquer forma, o resultado pode ser muito bom, pois eles são especialistas em eliminar o que normalmente não consegue sair de maneira nenhuma. Confie nestes profissionais antes de começar a pensar em guardar o seu vestido.
Caso opte por esta solução, o melhor é não passá-lo a ferro após a lavagem. E, para guardá-lo e para que ele aguente em condições ao longo dos anos, recomendamos que o pendure em vez de dobrá-lo. Com esta simples técnica, a probabilidade do aparecimento de manchas amarelas e de rugas reduzirá consideravelmente.
Passo 3. Arrisque-se com tecidos naturais
Alguns ateliers destacam-se por um maior cuidado com as peças de vestuário e uma confeção à mão, propiciando aquela essência autêntica que tão bem assenta nos vestidos. Nestes esplêndidos ateliers, muitos profissionais optam por tecidos 100% naturais para conceber as suas obras-primas.
Vestido Florença em tule de seda Ivory do Atelier Gio Rodrigues | Foto & Styling: @brancoprataNo entanto, o brilho e delicadeza desses tecidos causam maior deterioração, algo que é mais difícil de acontecer em tecidos sintéticos. No primeiro caso, e para assegurar a manutenção adequada do vestido, é melhor envolvê-lo em papel de seda e mantê-lo num local sem humidade e longe do sol. Mantê-lo desta forma alarga a vida do vestido após o casamento e ajuda a preservar a sua memória.
Passo 4. Seja tradicional
Em determinados casos, experimentar nem sempre é melhor caminho. Neste caso em particular, pode querer dizer fazer asneira com a roupa mais importante da vida de uma noiva. Sim, porque apesar de, em princípio, ser uma peça que se usa apenas uma vez na vida, é cara e merece a pena ser conservada da melhor forma, garantindo uma boa manutenção.
Calas, Atelier Pronovias 2020Assim, a solução mais simples é deixá-lo pendurado dentro do porta-vestidos no qual veio da loja ou atelier onde o comprou. No entanto, sabemos que esta opção nem sempre é válida quando o vestido é muito comprido e não cabe na altura do armário, sendo um permanente incómodo para a noiva. No caso dos vestidos mais curtos, sim, é a melhor solução.
Caso esta solução não a convença, há duas outras que devem ser suficientes para manter o seu vestido de noiva guardado em condições. Em primeiro lugar, pode utilizar a tradicional caixa de papelão para roupas deste tipo, que deve ser larga o suficiente para que o vestido não fique demasiado amassado. A segunda, e quem sabe a melhor, é utilizar o sistema de selagem em vácuo. Através deste procedimento, o ar é eliminado do saco e reduz-se o tamanho do mesmo, mantendo sua estrutura e condição e permitindo colocá-lo em qualquer lugar.
Passo 5. Tenha em conta estes conselhos
Qualquer que seja o procedimento escolhido, tenha em mente que os mitos devem desaparecer. O que queremos dizer com isto? Se no cinema e no "antigamente" os vestidos de mães e avós eram pendurados no sótão ou guardados num porão, saiba que no passado e no cinema procedia-se erradamente. A verdade é que nesses locais, o calor, o frio e a humidade - dependendo da época do ano - atingem níveis mais altos do que dentro de uma casa e tudo isso contribui para estragar peças tão delicados como o seu vestido de noiva. O melhor que tem a fazer para que o vestido não sofra com a deterioração do tempo e permaneça intacto é guardá-lo num lugar fresco e escuro.
Foto: João Almeida | Vestido: Velvet Dress® | Maquilhagem e Cabelo: Daniela Reis Make Up Artist/ Stylist/ DesignerSe quiser que o vestido não só aguente as inclemências temporais, mas também esteja protegido contra visitantes indesejados, como o mais variado estilo de insetos, recomendamos que coloque junto dele uma bolinha de naftalina ou cânfora. Nada, nem ninguém, se vai aproximar do seu vestido!
Finalmente, e qual cereja no topo do bolo para garantir a máxima proteção possível do vestido, recomendamos arejá-lo uma vez por ano. Além de poder apreciá-lo e rever possíveis desequilíbrios que deteriorem o seu perfeito estado, poderá evitar as dobras que podem surgir com o tempo. Cumprindo tudo isto, a sua melhor recordação do dia em que foi "A" noiva durará para sempre!
Agora que já sabe como guardar o seu vestido de noiva para toda a eternidade, se ainda anda à procura do modelo perfeito para si, conheça os vestidos de noiva 2021.
E para ajudá-la na organização do seu casamento
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião