O casamento tem de correr bem, custe o que custar. Um dia tão importante tem se rodear de good vibes, pessoas boas e muito divertimento. O pior é que você é supersticiosa e acredita no mau agoiro. Antes de se benzer, saiba que há vários ritos para afastar a má sorte e prometer um casamento longo, cheio de amor, saúde e, já agora, com dinheiro para as despesas e mais alguns extras.
Foto: Carpe Momentum FotografiaEstá preparada para cumprir à risca todas as regras que manda a superstição? Cuidado que está um gato preto a olhar para si... Ah, não. É um cão!
O melhor é começar por...
1. Não deixar que o noivo a veja com o vestido de casamento antes da boda
Diz-se que dá azar o noivo ver a futura esposa com o vestido de noiva, antes do casamento. Esta crença já vem de longe... da época em que os casamentos eram arranjados pelas famílias. Para evitar que o noivo "fugisse" da noiva, caso não gostasse do "pacote", os parentes acordavam que estes só se vissem no altar. Hoje, esse arranjo desenvolveu-se para superstição e ainda há quem acredite piamente que, por via das dúvidas, o noivo só deva ver o quão bonita ficou a noiva no próprio dia da boda. Concorda?
Foto: Thrall Photography2. Cobrir-se com o véu
O véu começou por existir com o objetivo de cobrir a noiva de toda e qualquer inveja e/ou mau olhado. Atualmente, passou a ser tradição (apesar de haver outras opções), mas ainda há quem acredite na sua função original. Por via das dúvidas, o melhor é usá-lo, não vá "o Diabo tecê-las". Há modelos que a deixarão ainda mais especial. Junte o útil ao agradável e proteja-se do mal, com um look invejável!
Foto: Lugares e Momentos3. Evite as pérolas
São lindas, sem dúvida! Femininas, delicadas... Perfeitas para usar no dia do seu casamento, pensa você. E até teria razão, não fossem estas a causa de muitas lágrimas, durante o casamento. Por isso, sugerimos que as guarde para outro evento. Entretanto, vá dando uma espreitadela por estes acessórios. Pode ser que a convençam mais... E lhe tragam mais sorte.
Foto: Fine Art Studio Estudiodellas4. Costure uma moeda no vestido
Apostamos que nunca tinha ouvido nesta superstição! É natural, só em alguns lugares do mundo é que a cumprem à risca. Mas não custa nada pedir à sua modista que lhe costure uma moeda na bainha ou onde lhe der jeito. Esta vai "puxar" para si um bom futuro económico. Nos dias de hoje, há lá ritual mais apropriado?
Se este ritual lhe chamou a atenção, também vai querer saber como ter um casamento de princesa simples e barato.
Hugo Esteves Photography5. Algo novo, algo antigo, algo azul e algo emprestado
Esta superstição é uma das mais conhecidas em todo o mundo, mas o que significa realmente? O "algo novo" simboliza um novo começo e augura um bom futuro, cheio de sucesso e fortuna; o "algo antigo ou usado" representa a ligação com o passado, as suas raízes e família; o "algo azul" era sinónimo de pureza, mas agora é usado como símbolo de fidelidade; o "algo emprestado" simboliza a ajuda que os noivos podem dar à família e amigos. Tinha ideia disto?
Foto: Ruy França6. Chorar... Para rir depois
Diz-se que se a noiva chorar durante a cerimónia, isso trará boa sorte para a vida. E porquê? Porque quantas mais lágrimas derramar no casamento, menos terá que derramar no futuro. Será? Se sim, prepare-se para um casamento feliz e delicioso.
Foto: P2F Atelier7. Certificar-se que a gravata vai bem-posta
Não julgue que só você é que tem de cumprir certos rituais. O noivo também tem de ter cuidado com alguns... O primeiro tem a ver com a gravata. Diz-se que esta não pode ir torta ou malfeita, caso contrário o marido será infiel à esposa. Bem, afinal, as noivas também se devem preocupar com este pormenor...
Já agora, passe-lhe este artigo: "Como escolher o look de noivo perfeito: fato, acessórios e detalhes com estilo"
Foto: P2F Atelier8. Colocar latas no carro dos noivos
Esta tradição é adotada por toda a Europa. Já deve ter reparado que nos filmes os realizadores adoram puxar por esta imagem. Amarrar latas e tiras no carro serve para expulsar os espíritos malignos e afastar toda a inveja.
9. Mandar os convidados lançarem arroz
No fim da cerimónia, é muito comum ver-se os convidados lançarem arroz aos noivos. A ideia é atrair boa sorte, prosperidade e capacidade de procriação. Este cereal também pode ser substituído por confettis, pétalas de flores ou bolhas de sabão. Resta saber se têm um efeito tão poderoso quanto o arroz.
Foto: Pint'Art Photografia10. Lembrar ao noivo para a carregar ao colo...
... Antes de entrar em casa. Pode parecer divertido... e é! Mas talvez o noivo o faça porque está acostumado de ver essa cena nos filmes. Seja como for, há uma razão para esta tradição. Serve para evitar que entre a má sorte no lar e garantir a felicidade da noiva, tendo a certeza que ela vai conseguir "segurá-la" para sempre.
11. Certificar-se que não casa nas alturas proibidas
Até há dias menos propícios para casar! A maior parte dos casamentos agora são celebrados ao sábado. Mas tenha atenção aos dias 13. Se o fim-de-semana que tinha pensado para casar calha no 13ª dia do mês, esqueça. O melhor é passar à frente. Casar em janeiro também é proibido. Este mês traz má sorte e um péssimo futuro económico.
Foto: Thrall Photography12. Ter cuidado com os presentes proibidos
Isso vai depender dos seus convidados, mas não importa. A lenda diz que não se devem oferecer facas, tesouras ou qualquer outro objecto cortante, para não cortar o amor que deveria continuar a crescer durante o casamento. Se acredita nessa superstição e alguém lhe der um presente desse género, dê-lhe uma moeda. Assim, estará a fazer uma compra e a maldição terminará.
Foto: Por Magia PhotographyComo o número 13 pode dar azar, terminamos aqui a lista de superstições ligadas ao casamento. Com certeza que haverá outras superstições, mas, pelo menos, as mais importantes foram mencionadas.
Agora, respire de alívio. Há 8 superstições de casamento que pode ignorar!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião