Pedir alguém em casamento é um momento único e indescritível, tanto para quem faz o pedido, como para quem é surpreendido com a proposta. Se a resposta for “Sim”(e será de certeza!), começa então a azáfama dos preparativos do casamento e os dois apaixonados começam logo a fazer planos para o futuro.
Como o “pedido da mão” representa um marco de viragem na vida de quem tanto se ama, deve ser feito de maneira especial. E sabendo que você anda a matutar na melhor forma ou altura de surpreender a sua cara-metade, a Zankyou preparou um verdadeiro guia para si! Tome nota!
8 dicas-chave para o pedido de casamento perfeito
Um pedido de mão original
Pedir um homem em casamento: quando é ela que toma a iniciativa!
Onde fazer o pedido de casamento?
Alternativas originais à tradição
Pedido de casamento contemporâneo ou tradicional?
Desaconselhado a pessoas tímidas
8 dicas-chave para o pedido de casamento perfeito
Apesar de a tradição já não ser o que era (já lá iremos!), a verdade é que, tradicionalmente, é o noivo quem se ajoelha perante a mulher amada e faz a tão célebre questão que a levará ao altar. Por isso, agora vamos falar consigo, que está a preparar o momento que lhe arrebatará o coração, para que possa rever mentalmente todo o seu plano e certificar-se de que será perfeito. E se ainda não lhe passou pela cabeça nenhuma ideia genial, que faça até chorar as pedras da calçada, aqui estamos nós também para o ajudar a traçar o seu plano com as dicas certeiras. Leia também: Ideias para um pedido de casamento (ao seu namorado) em casa Foto: Arte Magna Fotografia Ela vai dizer que sim… Ela vai hesitar… Se está nervoso, se o coração bate mais forte quando pensa nela e se espera um “sim” ansiado, aqui ficam 8 dicas-chave para que ela aceite sem hesitações!1. Espera-se um “sim”…
... certo? Por isso, nunca - mas nunca! - esqueça a personalidade dela, o que gosta de fazer e as mais pequenas coisas que aprecia. Não é num momento como este, que, por exemplo, ela passará a achar graça a um banho de multidão, quando sempre se sentiu mais confortável rodeada por um ambiente calmo e intimista.2. O fator surpresa!
Se ela imagina que a espera um pedido de casamento, as emoções que a invadirão não terão a mesma relevância. E para si, a resposta não terá o mesmo impacto. Por isso, seja paciente… O momento certo surgirá e, por vezes, associado a um “é agora ou nunca!” Foto: Arte Magna Fotografia3. Familiares, amigos e "paparazzis"
Se puder envolver os familiares e amigos, tanto melhor! Assim terão direito a muitos votos de felicidades e isso tornará o momento ainda mais intenso. Certifique-se, no entanto, que todos são capazes de guardar um segredo bem guardado (e lembre-se do conselho número um: a personalidade da sua amada! Será que ela não prefere um momento íntimo a dois?...) Quanto aos "paparazzis", bem… Diz-se que “recordar é viver” , certo? Por isso, pode pedir ajuda aos seus "parceiros do crime" para registarem o momento ou, ainda melhor, pode sempre recorrer aos serviços de um profissional que, discretamente - claro! - eternizará, assim, o momento que mudará as vossas vidas.4. Criatividade é a palavra de ordem!
Apesar dos vídeos fabulosos que vemos no Youtube, com propostas de casamento que mais parecem terem saído de um filme, não precisa de recorrer a um jato privado e de a levar a jantar a Paris ou de encabeçar uma produção megalómana! Basta ser criativo… Uma simples refeição a dois, à média luz, pode tornar-se numa circunstância memorável, desde que se esmere. Pequenos detalhes fazem toda a diferença por isso, prepare-se e faça o ambiente! Foto: Arte Magna Fotografia Foto: Arte Magna Fotografia5. Calma e sinceridade
Se a pergunta é comum à generalidade dos noivos – o “queres casar comigo?” nunca sai de moda! -, o que vai querer dizer à sua futura esposa, naquele momento em particular, não é. Leve algumas palavras em mente, mas tenha em conta que deve estar calmo o suficiente para se lembrar delas! E se não estiver… Seja sincero! Fale-lhe ao coração com o seu coração.6. Escolha o local criteriosamente!
O primeiro encontro, o primeiro beijo… Ela lembrar-se-á de tudo isso, por certo! E se esses locais fizeram, de alguma forma, a diferença na vossa história, porque não relembrá-los, numa viagem ao passado, já de mãos dadas para o futuro? As emoções estarão à flor da pele de ambos e isso valorizará o momento.7. O anel de noivado…
Não vale não acertar na medida do anel de noivado! E é fácil “não meter o pé na argola” (ou no anel vá!): pergunte a familiares e amigas – mas lembre-se que, quanto mais pessoas estiverem a par da sua intenção, mais fácil será alguém revelá-la à noiva... – ou então, “roube” um anel da sua amada e leve-o à ourivesaria para que sirva de referência. Na impossibilidade de o levar, coloque o anel no seu dedo e estabeleça a medida tendo por base os seus próprios dedos. Assim, pelo menos, o tamanho do anel estará aproximadamente certo! Leia também: O anel de noivado & a personalidade da noiva: como encontrar o match perfeito Foto: Arte Magna Fotografia Foto: Arte Magna Fotografia8. Uma ajudinha extra…
Hoje em dia, diversas empresas colocam ao seu dispor os seus serviços de organização, voltados para momentos do género. Poderá, até, encontrar algumas delas no nosso Guia de Fornecedores, assegurando instantes marcantes, para mais tarde recordar. E essa pode ser a ajudinha extra de que tanto precisava! Foto: Arte Magna FotografiaUm pedido de mão original
Bom, já o dissemos e voltamos a repetir: o pedido de casamento é um marco de transição na vida de dois apaixonados. Tendo já algumas orientações para se lançar no seu plano, a Zankyou compilou agora cinco formas originais de surpreender a sua amada. Vamos a isso?1. Pedido de casamento no Natal
Quer melhor ocasião do que a época do Natal, uma altura tão especial e cheia de emoção, para surpreender o amor da sua vida? Aqui ficam algumas ideias de como fazê-lo:- Uma árvore de Natal com uma surpresa: E que tal colocar um anel na árvore de Natal? Na altura de abrir os presentes, surpreenda a sua amada com o pedido da sua vida. Só precisa de um anel, de palavras bonitas e do momento perfeito para avançar. Pode também decorar um enfeite, como uma bola, com uma mensagem especial. Arranje um pretexto qualquer para ela observar a árvore e voilá! Deixe-a encontrar a bola e depois siga o ritual: ajoelhe-se, diga o que lhe vai na alma e faça o pedido.
- Uma caixa de bombons com uma mensagem: Ofereça-lhe uma caixa de bombons de chocolate personalizados, com letras que componham uma frase com o pedido de casamento. Provavelmente a primeira reação quando lhe for oferecer o presente é de desilusão. Afinal, ela esperava um pouco mais de empenho na prenda de Natal… Mas já imaginou a surpresa quando for abrir a caixa e vir que, afinal, não lhe está oferecer apenas chocolates?
- Marque uma sessão fotográfica e surpreenda! Ofereça-lhe uma sessão como prenda de Natal, sem que ela sequer desconfie do que se irá passar. Ela vai adorar, sobretudo porque, no final, ficará com uma recordação memorável deste pedido de casamento no Natal: fotografias maravilhosas, capturadas por um profissional.
- Uma bebida para aquecer o coração: As bebidas quentes são bem-vindas no tempo frio, sobretudo quando nos aquecem o coração. Pode ser vinho quente, chocolate quente, capuccino, o que preferir. Porque não incluir na bebida da sua cara-metade o seu pedido de casamento? Pode escrever a frase na parte de fora ou no fundo da caneca ou, se conseguir, na própria bebida. Há inúmeras formas doces de lhe pedir para passar consigo o resto da sua vida!
- Na pista de gelo: Leve-a a dar uma volta numa pista de gelo. Nesta época do ano há muitas por aí. Um local super romântico para fazer o seu pedido de casamento no Natal. E para tornar o momento ainda mais especial, veja se é possível colocarem uma música como pano de fundo. A “vossa” música. Ela vai adorar!
- Com as luzes de Natal: Encomende letras luminosas ou forme as palavras que lhe quer dizer com as luzes de Natal. Pode colocá-las numa janela, por exemplo, ou nalguma parede ou mesa… só tem de ver qual o local mais indicado lá em casa e puxar pela sua imaginação. Depois, já sabe: diga-lhe o quanto a ama e que quer passar o resto da sua vida com ela. Ofereça-lhe o anel (se ainda não tiver, improvise) e espere pelo “Sim”!
2. Pedido de casamento na passagem de ano
Durante anos e anos sonhamos com o pedido de casamento. Criamos cenários sobre um dos momentos mais românticos do qual seremos protagonistas. E para além de todo o romantismo que este ele pressupõe, também se espera muita emoção, magia e originalidade. Por isso, e colocando de parte os clichés e excluindo o Natal, por ser um momento de família, se quer surpreender a sua cara-metade porque não fazer o grande e tão esperado pedido na noite de Ano Novo? Trata-se de uma noite cheia de brilho, simbolismo, sentimento e elegância. Portanto, entre num novo ano de uma forma única e apaixonante. Para impressionar o seu parceiro ou parceira, existem mil e uma maneiras de o fazer. Inspire-se nalgumas delas.- Numa festa Reveillon: Onde quer que esteja a festejar a entrada num novo ano, o seu pedido de casamento jamais será esquecido por todos aqueles que o testemunharão. Assim, num momento em que o ambiente já seja caracterizado por muita folia e felicidade, adicione mais uma faísca ao dizer as (in)esperadas palavras “aceitas casar comigo?”. Para ter um impacto maior, pode, ainda, criar todo um ambiente propício: pedir ao DJ a música que é tão especial para os dois e que conte um pouco da vossa relação; fazer com que caiam purpurinas e confettis no momento em que ela diz o “Sim”…
- Assim que as doze badaladas se fazem ouvir: Muitos sonham e anseiam pelo grande midnight kiss com aquela pessoa especial, que apresenta um valor sentimental muito grande. De facto, está a entrar num novo ano ao lado de uma das pessoas de quem mais gosta e que a/o completa. Assim, para surpreender aquele com quem deseja trocar votos de amor eternos, porque não substituir o beijo com um pedido de casamento mágico? Pode parecer um gesto simples, mas se adotar uma grande estratégia, será inesquecível e memorável. Planeie um momento muito romântico numa avenida repleta de pessoas, onde o fogo-de-artifício faz, também, parte do cenário... ou se pretende algo mais discreto, faça o pedido num ambiente mais íntimo.
- Numa viagem romântica a dois: Muitos são os casais que aproveitam esta época do ano para fazerem as malas e explorarem uma cidade e um país, de forma a viverem em pleno esta altura do ano, onde tudo se enche de magia. Nova Iorque, Londres, Paris… De facto, são muitas as cidades que contam as mais românticas histórias de amor e que testemunham os mais sinceros votos e apaixonados beijos. Se é o vosso caso e desejarem ter uma escapadinha, pode sempre ponderar o pedido de casamento nesta viagem, que se resumirá a muita paixão e amor.
- Em grande…! Se tiver um budget que o possibilite, pode ir muito mais além e impressionar verdadeiramente a sua namorada ou namorado. Assim, depois da contagem crescente, escreva no céu com fogo-de-artifício as palavras que tanto anseia dizer à sua alma-gêmea.
3. Um pedido de casamento personalizado
Há mil e uma maneiras de fazer um pedido de casamento original: desde uma surpresa inesquecível (com um flashmob, por exemplo, um cachorrinho para os amantes dos animais ou uma viagem romântica...) até ao clássico jantar num restaurante ou à moda antiga na casa dos pais. https://www.instagram.com/p/Be56MRUHPk_/4. Íntimo e original
Discreto não significa aborrecido. Você até pode ser muito original num momento de privacidade. Se vir que a sua namorada é mais discreta, possivelmente é bastante romântica. Por isso, use e abuse dos clichés e torne o pedido de casamento em algo verdadeira mente memorável… Para ela. Pode até ser aquela ideia de por o anel de noivado num copo de champanhe. Ou então, faça-se de engraçado, como Matthew McConaughey, que deu à atual mulher uma caixa gigante e, dentro desta, estava outra caixa menor e depois outra, e outra, e outra … Até vinte. Só depois é que a noiva encontrou o seu anel. Se são conhecidos pelo romantismo e pela intimidade que os une, não hesite em planear um jantar que seja digno de um dos maiores romances de Hollywood com tudo a que têm direito: rosas, champagne, velas…Prepare uma refeição que inclua os pratos e sobremesas favoritos da sua cara-metade e prepare-se para fazer as suas delícias e concretizar o seu sonho. Para além disto, não se esqueça, também, do anel de noivado que seja muito elegante e repleto de valor sentimental. Porque os clichés também podem ser perfeitos! Leia também: Como organizar um encontro inesquecível: 11 dicas fundamentais Foto: ShutterstockPedir um homem em casamento: quando é ela que toma a iniciativa!
Quem disse que têm de ser os homens a fazer o pedido de casamento? Vivemos em pleno século XXI! Curiosamente, há uma tradição na Irlanda que diz que em todos os 29 de fevereiro são as mulheres que pedem os homens em casamento. Sabemos que o mundo dos casamentos, apesar de já ter evoluído imenso, ainda está muito ligado às tradições - inclusive deliberadamente, por vontade dos noivos - e, no que diz respeito ao pedido de casamento, há um sentimento quase automático da mulher que espera que seja ele a dar o grande passo. Mas hoje não há porque ser assim! Ainda há muito caminho por desbravar, sobretudo em sociedades menos desenvolvidas (e, infelizmente, não só!), mas em termos gerais as mulheres conquistaram a sua independência, não só financeiramente - não tendo de depender de nenhuma figura masculina, com acontecia no passado - como a nível pessoal e também emocional, tendo poder de escolha e decisão. Hoje em dia, a mulher possui uma nova postura, agindo de acordo com os seus desejos (impensável num passado não assim tão longínquo...). Por isso, muitas mulheres já marcam a sua posição e são mesmo elas a “ajoelhar-se ” para pedir a sua cara-metade em casamento. Imagem do filme “A Proposta”, protagonizado por Sandra Bullock e Ryan ReynoldsO medo do primeiro passo
O medo de fazer o pedido está, efetivamente, muito ligado à tradição de ser o homem a tomar a iniciativa, e também à carência, necessidade de atenção e carinho e proteção que caracterizam ainda muitas mulheres. Mas não só: há também o medo da reação negativa por parte do amado... o que não é desculpa (!), pois aqui estão os dois em pé de igualdade: este passo também faz tremer as pernas aos homens e também eles ficam nervosos! Assim, se o seu namorado tem um perfil mais inseguro, eis mais uma boa razão para começar a pensar em ajoelhar-se perante ele e fazer a bela pergunta: “queres casar comigo?”. Leia também: 7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso Foto: ShutterstockQuando chega a hora…
Na realidade, esta dica tanto serve para a mulher, como para o homem: antes de dar o grande passo, deve perguntar-se a si mesma: "é este o momento certo?"; "estamos num momento bom das nossas vidas?"; "ele quer o mesmo que eu?"; "conhecemos bem e aceitamos os nossos defeitos?"; "sabemos lidar com as nossas limitações?" Se a resposta for sim a tudo, então… força, está na hora! Mantenha-se simples, não complique e não pense demasiado em grandes planos difíceis de concretizar. Seja genuína na altura do pedido de casamento e acredite que, se ele a ama, não tem razões para não aceitar. E siga estas regras de ouro:- Seja discreta… Evite as redes sociais, os jantares de família ou qualquer tipo de situação em que haja outros intervenientes ou pessoas que possam de alguma forma deixá-lo apreensivo ou desconfortável. Este momento é só vosso e será melhor se o mantiver dessa forma.
- Escolha bem o momento da relação. Não o peça em casamento para tentar remediar alguma coisa que está mal ou para provar alguma coisa. Essas alturas dos relacionamentos nunca são as melhores para forçar uma decisão como esta. Queira que a escolha de partilharem uma vida nasça de um momento bom e de felicidade e não de uma tentativa de consertar algo que está quebrado ou que sente que possa estar a quebrar.
Pedido de casamento contemporâneo ou tradicional?
Quando se está a pensar pedir alguém em casamento, há uma pergunta que surge frequentemente em cima da mesa: vamos ousar e ser diferentes ou optamos por um pedido de casamento tradicional? A tendência, hoje em dia, talvez seja uma alternativa mais contemporânea, com ideias originais ou, geralmente, apenas num momento exclusivo a dois, com anel de noivado e surpresa incluídos. Mas a verdade é que são cada vez mais os jovens casais que gostam de repescar a tradição de pedir a mão em casamento ao pai da sua amada, numa reunião em família e formalizar o seu pedido de casamento. "Mas em que século é que pensa que estamos?" , estará neste momento a pensar. Contudo, é verdade: o tradicional pedido de casamento, que tinha por objetivo obter o consentimento do pai da noiva, ressurgiu qual fénix, tornando-se num must have em muitos casamentos. Claro que o intuito não terá os mesmos contornos do antigamente, em que era o pai que decidia se a "donzela" podia ou não casar com o pretendente, concedendo, assim, o poder judiciário que enquanto pai tinha sobre a filha ao rapaz a queria esposar, sendo que a principal interessada não tinha voto nenhum na matéria! Mas a verdade é que há cada vez mais jovens casais que gostam de partilhar este momento tão especial com a família - e até mesmo com alguns amigos íntimos - organizando um momento que conte com a presença de todos, que assim podem presenciar o pedido da mão da amada em casamento. Leia também: 7 fantásticas frases de amor da literatura para pedir que ela se case consigo Foto: Mitt Não falamos do pedido de casamento protocolar, mas de uma reunião de família para celebrar o vosso amor (até porque o dia do casamento passa demasiado rápido, e assim festeja-se mais do que uma vez!) e pode ser o exemplo clássico de um jantar ou cocktail organizado pelos pais da noiva na sua casa ou algo mais out of the box, como uma festa de degustação para selecionar o vinho do casamento ou uma refeição ao ar livre no campo ou na praia? O objetivo é passar um tempo agradável com os entes queridos, como preambulo para um dos dias mais felizes da sua vida. E, sejamos francos, qualquer desculpa é boa para nos reunirmos para celebrar o amor!A questão agora é: formal ou informal? Sem dúvida que o estilo dependerá da personalidade de cada casal. Vamos compará-los!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião