O momento prévio a dar o mágico "sim, aceito" está recheado de emoções fortes e poucos são aqueles que assistem a este grande momento: a preparação da noiva! Acompanhada apenas pela mãe, damas de honor, irmã e ou amigas mais íntimas, a noiva experimenta um momento único e íntimo, em que realmente ela é a protagonista absoluta, rodeada de profissionais à disposição para torná-la numa "autêntica princesa por um dia"!
Será que este momento não merece um registo acorde à sua importância? À conversa com João de Medeiros, fotógrafo em João de Medeiros & Pamela Leite, fomos perceber um pouco como se vive este momento e importância de incluí-lo também no seu álbum de fotografias do grande dia!
Foto: João de Medeiros
Alguns noivos optam por não registar a preparação da noiva e/ou do noivo. Na sua opinião, quais são as vantagens de retratar também este momento?
São dois momentos muito diferentes. As diferentes fases da mulher estão muito presentes na sua preparação neste dia. E não consigo encontrar paralelismo na preparação do noivo, a preparação da noiva serve apenas para espelhar o lado feminino. Acredito que a mulher atravessa diferentes fases na vida, desde criança até mãe e avó, e que estas são fases únicas ao sexo feminino. Não retirando protagonismo ao noivo, o mesmo sabe que a paternidade tem uma importância muito diferente da maternidade. Para mim, é isso que está em causa na preparação, as transições da vida de todas as mulheres. É um momento muito íntimo e de extremo simbolismo, onde a família e as verdadeiras amizades se destacam como testemunhas fundamentais do que caracteriza a noiva. É também um passar de testemunho, um reconhecimento do início de uma nova família que se está a oficializar/celebrar e do reforço dos laços afetivos. É também uma afirmação da importância deste dia e de como este deve ser vivido, em família, rodeados de amor e amizade.
Foto: João de Medeiros
Tendo conhecimento que tudo deve ser natural, considera que existem "momentos chave" da preparação que devem ser retratados? Quais são?
O dia de casamento deverá ser sempre um dia de festa, uma festa em família. Não acredito que existam momentos chave, todas as famílias são diferentes e o dia em si deve ser visto como um todo. Os presentes diferem muito, se em certas famílias ainda encontramos a figura da família nuclear com os avós, pais, filhos, netos e sobrinhos, também encontramos famílias reduzidas pelas circunstâncias da vida ou por diferentes escolhas. O importante é reconhecer que para cada casal existem figuras incontornáveis que devem estar presentes neste momento único. Sabemos apenas que teremos três momentos distintos para a noiva, a maquilhagem, o vestido da noiva e os retratos de "família". É muito importante compreender a orgânica dos vários momentos do dia e estar disponível para o inesperado. Seja a reação de um pai ao ver a filha pronta para enfrentar o dia ou o abraço emocionado de alguém insubstituível para a noiva. O Fotógrafo deve ter em conta todas as variáveis e fotografar conforme o seu estilo/visão. Para um Fotógrafo que privilegia a abordagem editorial e a Fotografia mais clássica, será sempre a altura ideal para privilegiar a pose da noiva (orientação/direção) e o registo do espaço, vestido, acessórios e todos os seus detalhes. Como Fotógrafo Documental, a preparação é para mim um dos momentos mais distintos e importantes do dia pela sua natureza tão íntima e simbólica.
Foto: João de Medeiros
Na sua opinião, a existência ou não deste registo influencia a relação (feeling) entre fotógrafo e noiva/o?
Sim, todos os momentos ao longo do dia influenciam essa relação. Quanto maior a identificação e empatia, maior a gratificação dos noivos quando reveem o dia.
Alguma experiência curiosa?
Por vezes o entusiasmo é tal que os espaços tornam-se pequenos!
Foto: João de Medeiros
Queremos dar um agradecimento especial ao João por ceder-nos esta entrevista e facilitar-nos a ilustração da mesma com estas fotografias fantásticas. Esperamos ter ajudado a perceber a importância de registar este momento tão íntimo e simbólico e esperamos vê-lo em todos os vossos álbuns de casamento!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião