Cerimónia da areia: pés descalços, cor e boas vibrações para uma união eterna

Se você é daqueles que gosta de quebrar barreiras, surpreender e ser original, considere uma cerimónia simbólica para substituir ou complementar o seu casamento. Que tal a cerimónia da areia? Soa-lhe bem?

Há muitos casais que não se identificam com nenhuma cerimónia de casamento tradicional, sentindo necessidade de enveredar por uma alternativa que tenha mais a ver com a sua personalidade. As uniões simbólicas são perfeitas para colmatar essa lacuna, já que permitem na mesma que os noivos sintam a alegria de celebrar o amor e o espírito de comunhão. A cerimónia da areia é uma delas. Aqui, respira-se a energia da natureza e sente-se as vibrações positivas da cor. Como?

Vamos por partes para que perceba um pouco melhor o que é isto da cerimónia da areia e as suas vantagens.

Guardar
Ricardo Meira Foto: Ricardo Meira

Em que consiste a cerimónia da areia?

A cerimónia da areia é uma de muitas uniões simbólicas pelas quais pode optar. Embora não tenha validade legal, pode ser uma alternativa ou um complemento às cerimónias ditas "normais". Ou seja, pode sempre casar de forma tradicional e depois proceder a uma união deste tipo. Estes ritos são ideais para os casais que procuram uma cerimónia flexível e personalizada ou que pretendam simplesmente renovar os seus votos matrimoniais. São perfeitos para quem quer ter liberdade de escolha. E há lá coisa melhor que a areia a tocar nos pés dos apaixonados para que estes sintam as boas energias que a natureza tem para lhes oferecer?

Guardar
Ricardo Meira Foto: Ricardo Meira

Quando surgiu?

Diz-se que as cerimónias da areia têm origem nos antigos casamentos havaianos, realizados nas praias. Os noivos costumavam misturar as areias das suas terras de origem, se fossem diferentes. Hoje, podem optar por misturar areias coloridas e de todos os tipos, seja de que praia for. O casal começa por colocar a areia num frasco de vidro e depois despeja-o num recipiente maior, ao mesmo tempo, representando isso a sua união. Os grãos finos misturam-se, simbolizando assim o compromisso eterno do casal.

Guardar
Celebrante Mariano Salvatore Sarno Celebrante Mariano Salvatore Sarno

Alternativa ou complemento?

A cerimónia da areia tanto pode ser uma alternativa, como um complemento às cerimónias tradicionais. Embora seja mais adotada como alternativa a casamentos civis, também pode ser celebrada nos religiosos. Esta cerimónia é apenas mais uma forma de os noivos celebrarem a sua a união, sentindo-se assim mais originais e podendo ficar com uma recordação diferente da usuais. Esta cerimónia pela sua (possibilidade) de variedade de cores, cria uma envolvência especial, deixando noivos e convidados muito emocionados e felizes.

Guardar
Foto: Angga Permana Photo via Style Me Pretty

Vantagens

Ao contrário do que possa pensar, esta cerimónia não depende do clima. Pode ser realizada em diferentes condições, tanto no interior como no exterior. Sem falar que ainda permite algumas variações, de acordo com a vontade dos noivos. A mais comum é convidar alguns dos convidados (pais ou padrinhos, por exemplo) a despejar também um recipiente com a sua areia para o recipiente maior, dos noivos. Tudo isto tem um significado muito forte. É como se este ente tão importante também fizesse parte da união.

Guardar
Celebrante Mariano Salvatore Sarno Celebrante Mariano Salvatore Sarno

Areias e sua finalidade

Como já foi dito, cada noivo tem um recipiente (um jarro, uma garrafa ou um frasco) com a sua areia e aquilo que esta representa, segundo o que cada noivo escolher. O objetivo é verterem as suas areias, de cores diferentes, para um recipiente maior. Cada cor representa o que cada um leva para o casamento. O facto de juntarem as suas areias significa que a partir daquele momento já nunca mais se podem separar.

Guardar
About Events Portugal
Guardar
About Events Portugal

Se ficou interessado(a) nesta cerimónia, lembre-se de preparar todos os detalhes, de modo a que corra tudo como sonhou. Para isso, recomendamos que contrate os serviços de um wedding planner. A prática destes profissionais em organizar casamentos é tanta que, mesmo que não estejam habituados a estas cerimónias simbólicas, conseguem fazer milagres! Já agora, saiba como escolher o estilo certo para o seu casamento? Os Wedding Planner respondem.

E, como não poderia deixar de ser, deixamos-lhe mais algumas cerimónias alternativas e simbólicas para dar o "sim" ao seu amor.

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

Ricardo Meira Fotógrafos e vídeo
Mariano Sarno Padres & Celebrantes

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.