A cerimónia é um dos momentos mais emocionantes de qualquer casamento. No casamento civil, os convidados podem ser chamados a participar, dando um
toque mais pessoal e especial ao momento. Os noivos podem pedir-lhes para discursar, por exemplo, e ainda ajudar a escolher alguns pormenores relacionados com o Grande Dia:
localização,
decoração,
celebrante,
cerimónia e, sobretudo,
os discursos que serão feitos pelas pessoas que lhes são mais próximas. Escolher o discurso de casamento perfeito não é uma tarefa tão simples como parece. Como tal, hoje queremos dar-lhe algumas sugestões para a/o
ajudar a escolher o discurso que melhor os define.
1. Discursos dos convidados
Se pretende que a sua cerimónia de casamento civil seja participativa e bastante emotiva, envolva os seus convidados, propondo-lhes que escrevam um discurso da sua própria autoria. Desta forma, eles poderão expressar os sentimentos que têm em relação a si e ao seu noivo/a, fazendo com que, de certa forma, se sintam também protagonistas do vosso dia. O resultado será um discurso incrivelmente emocionante e muito envolvente. Você sentir-se-á amada/o e mimada/o como nunca.
Leia também:
Os 10 momentos mais emotivos do casamento
Envolva os seus convidados na cerimónia, deixando-os discursar | Foto: Thrall Photography
2. Palavras acompanhadas de música
Se não se conseguir expressar sem música, opte por intercalar os vários momentos da cerimónia com temas especiais para si. Se algum dos seus familiares ou amigos for músico, peça-lhes para cuidarem com carinho do entretenimento musical da cerimónia. É importante que a leitura que você fizer a todos os presentes no dia mais importante da sua vida seja feito com alma e sentimento. Nada melhor que a música para mexer com os corações e dar aquele toque especial ao momento.
Leia também:
Cada momento do casamento tem uma música: 89 canções para dar ritmo ao seu dia
Intercale os momentos da cerimónia com temas musicais que acrescentem mais emoção | Foto: Marco Teixeira Photography
3. Recorra a citações para o discurso
Os poetas e escritores que falam de amor têm a capacidade especial de nos fazer sonhar, chorar e sorrir. Se você não sabe o que escrever/dizer no seu discurso de casamento, escolha um texto romântico de um autor conhecido. Pablo Neruda, Florbela Espanca e Fernando Pessoa são apenas alguns dos poetas nos quais você se pode inspirar para encontrar as palavras certas para explicar o que está a sentir e o amor que sente pelo seu recém marido/esposa. Se mesmo assim, não conseguir escrever nada com sentido, por estar tão nervosa/o, copie um excerto de um destes escritores e leia-o em voz alta.
Leia também:
O que escrever nos votos de casamento? Dicas e exemplos reais emocionantes!
Se não souber o que dizer no seu discurso de casamento, escolha um texto romântico de um autor conhecido. | Foto: Tharall Photography
4. Declarações de amor no casamento
Se você quiser ser a única protagonista da cerimónia e torná-la num momento romântico, escreva várias declarações de amor ao seu companheiro/a e escolha vários momentos-chave (dois bastam) para as ler. Para superar o constrangimento inicial, concentre-se apenas em vocês dois, até que tudo à vossa volta pareça desaparecer, e expresse livremente os seus sentimentos. Este será, sem dúvida, um dos momentos mais emocionantes da cerimónia.
Leia também:
As melhores frases de filmes românticos para as melhores histórias de amor
Escreva várias declarações de amor no seu discurso de casamento | Foto: Momento Cativo
Se, apesar das nossas sugestões, ainda tiver dúvidas sobre esta questão, peça ajuda ao seu wedding planner. Ele tem o know how necessário para tornar o seu casamento num dia mágico e diferente de qualquer outro. Só tem de lhes explicar como idealiza o seu casamento de sonho!
Veja também este vídeo para
aprender a escrever o discurso perfeito.
[embed]
E talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião