Cerimónia laica: 8 pormenores que vão deixar os seus convidados surpreendidos

Quando pensamos em casamento automaticamente a nossa mente nos transporta para um cenário religioso com uma noiva de véu e grinalda a entrar na igreja, ao som de um órgão de tubos. Um longo corredor, diversos convidados que nos olham sorridentes, flores a condizer com o bouquet da noiva e... Será que tem mesmo de ser assim? Claro que não!

Quando pensamos em casamento automaticamente a nossa mente nos transporta para um cenário religioso com uma noiva de véu e grinalda a entrar na igreja, ao som de um órgão de tubos. Um longo corredor, diversos convidados que nos olham sorridentes, flores a condizer com o bouquet da noiva e... Será que tem mesmo de ser assim? Claro que não! Cada vez mais os noivos optam por casamentos no civil, celebrados das mais diversas formas. Neste artigo, desvendamos todos os segredos para um casamento memorável. Fique atenta!
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo

O local da cerimónia

Seja junto ao mar, na montanha ou numa quinta, o que importa é que o local onde se vai realizar a cerimónia tenha tudo a ver com os noivos. As tendências apontam cada vez mais para os casamentos na praia, num extenso areal ao pôr-do-sol ou num espaço que permita desfrutar da natureza sem deixar de lado o conforto. Para isso sugerimos a Quinta do Pé da Serra. Localizada em Colares, Sintra, num local tradicional e completamente sofisticado, é o lugar perfeito para celebrar um momento romântico com elevado requinte. Rodeada pela natureza, esta quinta possui com um distinto toque de elegância que fará do seu casamento, um dia inesquecível.
Guardar
Quinta do Pé da Serra
Foto: Quinta do Pé da Serra
Guardar
 Quinta do Pé da Serra
Foto: Quinta do Pé da Serra

O celebrante

Como já foi referido anteriormente, nem todos os casamentos têm de ser celebrados pela igraja, pelo que os noivos pode optam por alternativas criativas, originais e  diferentes.  Assim, Arena do Tempo Lda - cerimónias pessoais têm exatamente este objetivo: proporcionar-lhe uma opção irreverente e, acima de tudo única. Com esta equipa de celebrantes, os noivos podem incluir qualquer tipo de referência e de ritual.
Guardar
Arena do Tempo Lda - Cerimónias Pessoais
Arena do Tempo Lda - Cerimónias Pessoais
Guardar
Arena do Tempo Lda - Cerimónias Pessoais
Arena do Tempo Lda - Cerimónias Pessoais  

A Decoração

Uma vez que não vai casar na igreja, há que pensar num cenário original. Pode ser no exterior ou no interior de uma quinta, na praia ou no campo. O importante é que esteja bem decorado e, de preferência, com muito bom gosto. Pode contratar uma equipa de profissionais aptos a retratar o que lhe vai na mente e na alma e a expressá-lo através da decoração. Uma almofada aqui, outra ali, um castiçal estrategicamente posicionado ou um belo lustre a dar mais vida ao salão, são apenas alguns dos exemplos, mas que fazem toda a diferença. Muitas vezes, o seu Wedding Planner também tem ideias bastantes originais de como enfeitar o cenário da sua boda. É o caso de Verde aos Molhos. Do bouquet, ao serviço fotográfico, passando pelo espaço e, claro, pela decoração, nada será deixado ao acaso e o sucesso é garantido. A parceria com o cliente é o elo mais importante, para que o resultado final do seu trabalho seja aquele com que sempre sonhou. E é por isso que Verde aos Molhos é um parceiro empenhado em conquistar os clientes para a vida.
Guardar
Verde aos Molhos
Foto: Verde aos Molhos
Guardar
Verde aos Molhos
Foto: Verde aos Molhos Pode ainda optar por Oui Love You, uma empresa de organização de casamentos e tem ao seu dispor Wedding Planners capazes cuja missão é realizar o seu casamento de sonho. Cada história de amor é única. Tem uma luz própria e incomparável e é por isso que a Oui Love You se considera uma produtora de sonhos, capaz de transportá-la para um para um cenário que só um coração cheio de amor sabe sentir e guardar para sempre.
Guardar
Oui Love You
Foto: Oui Love You | Facebook
Guardar
Oui Love You
Foto: Oui Love You | Facebook

A surpresa de boas-vindas

Cada vez mais os noivos tendem a surpreender os convidados e a criar um clima divertido e acolhedor. Pode começar logo à entrada. Por exemplo, colocando saquinhos de boas-vindas, nas cadeiras. Lá dentro, pode colocar a surpresa que desejar. Pode ser uma garrafinha de água, o programa da cerimónia, uma adivinha ou a pista de um jogo, qualquer coisa, desde que tenha significado e seja o pontapé de saída para muitas outras surpresas durante o dia...
Guardar
Foto: 1Love4Ever Photography

O Maître de Cerimónia

...Ou o bobo da corte, como lhe queira chamar. Se quiser nomear um maître de cerimónia, convém que seja alguém empático, com veia artística e que saiba entreter com naturalidade. Pode ser o seu irmão mais velho, ou aquele primo que tem fama de animar qualquer um. O importante é que que quer que seja, consiga vestir esse papel, sem ficar nervoso, porque uma coisa é certa: a responsabilidade de animar uma boda é enorme e todos os olhares e atenção vão cair sobre ele. Convém que saiba impor a ordem e por tudo a dançar, a rir e a comemorar à séria. Mas, se duvida dos dotes dos seus familiares e amigos, pode sempre optar por contratar um profissional, e escolher a animação que mais se adequa ao tema do seu casamento.
Guardar
Foto: Efeito Espontâneo No entanto, se deseja que este seja um aspeto garantido no seu grande dia de casamento, ou seja, se ambiciona que esta data seja marcada por muitas gargalhadas e animação, Didi Animações é o nome que necessita de conhecer. Assim para que não falte diversão e folia, este profissional e toda a sua equipa oferece aos noivos vários packs de serviços e de atividades que não se vai arrepender de incluir no seu dia!
Guardar
Didi Animações
Didi Animações
Guardar
Didi Animações
Didi Animações

A entrada da noiva

Não é só nos casamentos religiosos que a entrada da noiva tem e ser marcante. Muito pelo contrário! Na igreja não há muito por onde inventar. Já num casamento laico, vale tudo! Entrar de helicóptero, de lancha (se for na praia), de balão ou de charrete! Mais uma vez, aqui o importante é arrancar um sonoro "Ahhh" da boca dos convidados e deixá-los embasbacados, não só pela forma surpreendente como entra, como pela sua beleza. E se quiser ser arrojada ao extremo, por que não chegar à cerimónia com o seu próprio noivo... e de mota? Ou, porque não... a cavalo? A sua imaginação é o limite!
Guardar
Foto: AhHA! Photos

A Música

Se a música for bem escolhida e adaptada ao momento, de certeza que os seus convidados não a vão esquecer. Seja a música que tocar na altura que estiver a caminhar para o altar ou aquela que vier a animar a cerimónia. E por que não animar a cerimónia com um quarteto de cordas feminino? Fundado em 2013, o ADLIB Strings apresenta as mais doces melodias com violinos, violoncelo e ainda a viola d'arco. Já passaram pelo Coliseu do Porto, Coliseu de Lisboa, Casa da Música e até pelo Mosteiro dos Jerónimos, em eventos de grande importância.
Guardar
 ADLIB Strings |
Foto: ADLIB Strings | Facebook

A troca dos votos e o beijo

Para registar este momento, não deixe de contar com a ajuda preciosa de Margarida Silva Photography. Este é um momento mágico, não só para os noivos, como também para os convidados. Há sempre alguém que deixa escapar uma lágrima ou que fica com um nó na garganta. Aqui o segredo é celebrar o amor em toda a sua plenitude. O sentimento tem de estar espelhado em cada olhar trocado entre os noivos, no toque da mão ao colocar a aliança e nos votos de amor eterno. Esses votos não têm de ser tradicionais e religiosos. Crie o seu próprio texto. Se não conseguir decorá-lo ou se o esquecer com os nervos, leve uma cábula. Não tem mal nenhum! O importante é que o que disser venha do fundo do seu coração e que toque os corações do seu futuro esposo e convidados. Se não souber o que escrever para os votos de casamento, improvise. Ouse e diga simplesmente o que sente.
Guardar
Margarida Sulva Photography
Foto: Margarida Sulva Photography

Os discursos

Há sempre alguém que quer soltar a palavra. Mesmo que em Portugal não seja de praxe fazer um discurso, são cada vez mais os convidados ou noivos que querem imitar os estrangeiros e lembrarem-se de situações cómicas ou a forma como os "pombinhos" se conheceram. A verdade é que este momento acaba por aproximar as pessoas, através do reviver de memórias outrora esquecidas. Se não quiser que ninguém faça um discurso, mas não quer deixar de recordar a vossa história, a NV STUDIO abraçará com entusiasmo o desafio de elaborar um vídeo para o efeito, com os noivos.
Guardar
NVstudio
NVstudio
Guardar
NVStudio
NVStudio

Os rituais coletivos

Quando os seus amigos receberam o convite devem ter imaginado que iriam ser meros espectadores da boda. Mas pode sempre surpreendê-los, fazendo com que eles façam parte de alguns rituais. Não vamos sugerir que participem no momento do “sim” ou na troca das alianças, até porque é um momento dedicado só aos noivos. Até porque se escolheu as suas alianças na SWITZER, sabe o quanto essa prestigiada marca de alta joalharia prima pela sua singularidade. Mas por que não chamá-los no momento do corte do bolo? Coloque toda agente à sua volta e peça a alguém muito especial que corte a primeira fatia e a dedique a alguém, que em seguida cortará a fatia seguinte e assim sucessivamente. Ah, e não se esqueça de encher os copos de champanhe, medronho ou caipirinha e divirta-se!
Guardar
SWITZER
Foto: SWITZER Temos a certeza que vai querer ler: Quem conduz a noiva ao altar? Como fazer a lista de convidados para o casamento em 5 passos Lembranças de casamento DYI: ideias fantásticas e fáceis! Quando pensamos em casamento automaticamente a nossa mente nos transporta para um cenário religioso com uma noiva de véu e grinalda a entrar na igreja, ao som de um órgão de tubos. Um longo corredor, diversos convidados que nos olham sorridentes, flores a condizer com o bouquet da noiva e... Será que tem mesmo de ser assim? Claro que não!

Contacte com as empresas mencionadas neste artigo

AhHA! Photos Fotógrafos e vídeo
NVSTUDIO Fotógrafos e vídeo
ADLIB Strings DJs e música casamentos
Verde aos Molhos Wedding planners
Oui Love You Wedding planners
Quinta do Pé da Serra Quintas casamentos
Margarida Silva Photography Fotógrafos e vídeo

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.