Ter de cancelar um casamento… Pode acontecer. E acontece mais do que se imagina. Vivemos num mundo real e nem sempre tudo corre como planeamos.
Os motivos para este desfecho podem ser vários e não estarem necessariamente relacionados com o fim do relacionamento. E se assim for… o que fazer? Como é que se cancela um casamento? A Zankyou está mais uma vez aqui para ajudar, pois desengane-se quem pensa que cancelar um casamento é muito mais fácil do que organizá-lo!
1. Peçam ajuda aos vossos pais
Da mesma forma que muito provavelmente os pais estavam a ajudar na organização do casamento, também
podem ajudar caso seja necessário cancelá-lo, quer para entrar em contacto com os convidados, quer com fornecedores, para arrumar o que necessite ser arrumado, dar o ombro amigo, etc. Até porque possivelmente a maioria dos convidados seriam familiares e, neste caso, os pais poderão ter um papel fundamental, caso os noivos não estejam em condições de anunciar o sucedido ou não conseguirem contactar a tempo todos os convidados.
Não é preciso dar grandes explicações, basta dizer que foi uma decisão do casal e que os motivos ficarão entre eles. Os convidados vão entender! Veja também:
6 papéis que só os pais podem ter no seu casamento
Guardar
Foto: Feel Creations - Wedding Photo & Film
2. Informem os convidados
Caso os convites já tenham sido enviados,
os noivos deverão então informar todos os seus convidados da lista de que já não haverá casamento, quer já tenham confirmado ou não. Mais uma vez não precisam de estar com explicações em relação aos motivos, nem entrar em detalhes:
basta enviar um cartão com um texto simples ou até o mesmo modelo de convite, mas com a nova informação (que pode até ser uma nova data de casamento!). Também não precisam de os entregar pessoalmente, enviem pelo correio. Caso já não haja tempo para o fazer – deve ser, pelo menos, com um mês de antecedência -
podem contactar os convidados por telefone, embora no que diz respeito às
pessoas mais próximas deverão ser informadas pessoalmente. O email, nestes casos, não é a solução mais indicada. Há também
serviços de assessoria que podem contratar para comunicar o cancelamento, embora seja uma opção mais impessoal. Veja também
: 12 imprevistos de casamento: saiba como lidar com eles!
Guardar
Foto: Lounge Fotografia
3. Avisem os fornecedores
Da mesma forma que devem avisar os convidados, também será necessário
avisar rapidamente todas as pessoas envolvidas na organização da festa. Comecem pelos responsáveis pelo espaço e/ou catering, os profissionais que vão fazer o bolo de casamento e a loja ou o
designer que irá fazer o vestido de noiva. E depois, os restantes.
Avisem-nos primeiro por telefone, mas depois também por escrito. Em relação aos planos da lua-de-mel, entrem imediatamente em contacto com o vosso agente de viagens ou pesquisem na internet como funcionam as políticas de cancelamento da companhia aérea e alojamento. Mesmo que vejam que as quantias não são reembolsáveis, lembrem-se de que pode haver algum seguro de viagem. Veja também:
Os contratempos no casamento, os seus melhores aliados para uma celebração perfeita
Guardar
Créditos: Dream Weddings Europe / Premium events
4. Tenham consciência de que poderão perder dinheiro
O mais certo é que venham a perder dinheiro. Neste caso, é preciso ter
atenção aos contratos efetuados, que devem ter todos uma cláusula específica para os cancelamentos ou adiamentos. No que diz respeito aos adiamentos, nalguns serviços pode haver uma
taxa de cancelamento e outra para nova reserva, sendo o restante valor já pago transferido para o evento remarcado. Já no caso de cancelamento definitivo, há quem
devolva parte do dinheiro, outros cobram uma multa – cujo valor também poderá depender da antecedência com que é realizado o cancelamento – etc., etc.
Na melhor das hipóteses, tentem negociar o valor já pago. Por exemplo, no caso da quinta, podem usar a quantia para organizar uma festa de anos. Na loja onde a noiva comprou o vestido, porque não o substituir por um vestido de festa ou cerimónia? Veja também:
Vestidos de cerimónia compridos: modelos irresistíveis!
Guardar
Foto: Arte Magna Fotografia
5. Devolvam os presentes que já receberam
No caso do cancelamento definitivo, se já receberam alguns presentes será de bom-tom devolvê-los.
Acompanhem com um cartão de agradecimento e pedido de desculpas. Caso o presente tenha sido em dinheiro, será também necessário fazer o reembolso. Veja também:
Eis os oito passos para superar uma rutura amorosa
Guardar
Foto: Ideias Vintage Fotografia
6. E o anel de noivado?
Caso o motivo para o desfecho tenha sido o final da relação, diz-se que
a noiva deve devolver o anel de noivado ao noivo. No entanto, também há quem defenda que não. Neste caso, se o noivo não o quiser de volta, a etiqueta diz que a noiva nunca mais o deverá usar. Veja também:
7 momentos em que NÃO DEVEM usar o vosso anel de noivado: tomem nota!
Guardar
Foto: NVSTUDIO Nunca será agradável cancelar um casamento, mesmo que seja para adiá-lo. Mas a vida tem destas coisas e é preciso estarmos preparados para as enfrentar. Porque
o mais importante é encontrar a felicidade, sejam quais forem os caminhos necessários a percorrer! Inspire-se nesta história:
Quando um casamento cancelado serve para alimentar os mais necessitados E veja também
Regras para ser feliz: 5 conselhos que valem ouro! e
10 hábitos para um casamento feliz: o número 6 faz toda a diferença!
Comentários ()
Não se diz, nem escreve, contatar nem contatos. Essa é a forma Brasileira. Em Portugal escreve-se e diz-se contactar e contactos. O AO90 não existe por ser ilegal, mas mesmo com o AO90 a base IV estipula que as sequências CT se grafam quando pronunciadas, que é o caso Português (con - tac- tar).
Dê-nos a sua opinião