A conversa que tivemos com Sara Mendes, a criadora do projeto Etiquette foi cativante! Graças às suas palavras e explicações completas e bastante objetivas, conseguimos perceber a importância de um wedding planner. O entusiasmo com que fala denuncia logo a paixão que sente pelo seu metier. Só isso justifica tanta assertividade e determinação. Talvez por isso, rapidamente um projeto simples se tenha tornado em algo mais completo e importante. Na área da organização de eventos desde 2009, Sara e a sua equipa têm muito a dar a este mercado, ávido de boas ideias. Começou com as crianças, público bastante exigente (mais do que se pensa), e só depois decidiu dedicar-se aos enamorados e ao dia que os une para sempre. Surgiu assim a Etiquette. Personalização é a palavra de ordem desta empresa. Afinal, cada casamento é um casamento e cada casal é um casal. Todos únicos, todos iguais nas suas diferenças!
Para perceber na íntegra ao que nos referimos, convidamo-la a entrar nesta conversa. Comece pelo início. Não se preocupe que ainda vai a tempo de apanhar tudo!
Etiquette | Foto: João Almeida Etiquette | Foto: Helder Couto Etiquette | Foto: Wedding Mood by Pitães Etiquette | Foto: Rui Teixeira Wedding PhotographyQuando e como surgiu o vosso projeto?
O projeto Etiquette nasceu por volta de 2009. A presença em vários casamentos permitiu-nos compreender que havia detalhes que poderiam ser melhorados nesta área, tanto ao nível de serviços de apoio (infantis e não só) como ao nível da organização do próprio dia! O projeto já existia há alguns anos quando decidimos batizá-lo de “Etiquette”, em 2013.
Etiquette | Foto: João Almeida Etiquette | Foto: Helder Couto Photo Etiquette | Foto: Moisés SoaresQuais os serviços que oferecem?
Trabalhamos essencialmente duas grandes áreas: os serviços infantis e a organização do evento. Depois, dentro de cada uma destas áreas, apresentamos vários tipos de soluções, consoante o que os nossos clientes precisam. Uma das nossas maiores preocupações é que cada evento seja visto de forma personalizada porque, embora pareça um cliché, é mesmo verdade que cada casamento é único. Não só devido à personalidade e expectativas dos noivos, mas também devido a fatores familiares, histórias de vida e fornecedores contratados. São tantos os fatores que influenciam o que cada casamento precisa, que faz com que realmente não tenhamos dois casamentos iguais.
Etiquette | Foto: João AlmeidaAo nível da organização, temos soluções macro, que incluem assessoria prévia ao casamento e apoio no dia em várias vertentes, ou soluções micro, para apoiar os nossos noivos que se sentem inseguros relativamente uma fase particular do dia. Neste caso, nós podemos prestar um apoio mais incisivo.
O casamento da Joana Vaz, por exemplo, foi um desafio, mas um desafio daqueles muito bons! A Joana e o Zé são pessoas super acessíveis, muito terra-a-terra, foi mesmo com muito carinho que toda a equipa se dedicou ao dia deles. A Joana sempre indicou que não queria ter uma Wedding Planner, que fazia questão de serem eles a organizar e tratar de detalhes, mas claro que no dia teria de estar disponível para viver, em total plenitude, o seu casamento. Como na Etiquette também trabalhamos apenas o dia, para os clientes que assim o preferem, acompanhámos ambos os locais onde os noivos se encontravam na fase prévia à chegada à Igreja, e posteriormente na cerimónia, do início ao fim. O propósito foi cumprido: serenidade total até ao final da cerimónia, para depois seguirem para uma festa de arromba, no Solar da Levada. A Joana estava linda, o Instagram incendiou naquele dia, e nós ficámos felizes que tudo tenha corrido tão bem!
Os serviços infantis são a área mais exigente a nível criativo. E posso dizer que a maioria das pessoas não tem essa noção! As crianças são um público muito heterogéneo em casamentos, e na Etiquette procuramos disponibilizar opções que possam ser personalizadas consoante cada evento.
Etiquette | Foto: João Almeida Etiquette | Foto: Helder Couto Photo Etiquette | Foto: João AlmeidaQual é a vossa forma de trabalho e como recebem os noivos e trabalham com eles na organização do seu grande dia?
Gostamos de olhar para o nosso escritório como a “Casa” Etiquette - o local onde todos os que fazem e fizeram parte desta história possam chegar e sentir-se em casa. É para mim muito importante, como criadora da Etiquette, que todos os membros desta equipa se sintam em casa quando cá chegam, assim como os noivos. Temos um trabalho maravilhoso – estamos presentes em dias felizes! – e sou muito grata por isso. Esse estilo descontraído é algo que penso caracterizar a forma como recebemos os noivos e como olhamos para o dia. Uma dose q.b. de informalidade, que poderá ser vista como algo exagerado em algumas perspetivas, é algo que considero essencial, particularmente na organização de casamentos, porque vai permitir que os noivos partilhem connosco receios, expectativas, situações inesperadas do dia.
Quais são os vossos principais objetivos na organização de um casamento?
De uma forma muito simples, permitir que os noivos e os convidados usufruam do dia de forma serena. Este objetivo é atingido e exige de nós prestações diferentes quando, por exemplo, nos encontramos perante um casamento nacional ou internacional. Fazer um casal ou toda uma família sentir-se serena e apoiada num país que não conhece, exige uma disponibilidade mental e de tempo muito grande. Temos vários clientes que moram em Portugal, mas também temos vários que moram no exterior (portugueses ou de outras nacionalidades), e adoramos ambos os desafios.
Etiquette | Foto: Moisés Soares Etiquette | Foto: Moisés Soares Etiquette | Foto: João AlmeidaO que acham que está por detrás do vosso sucesso?
Tantos fatores contribuem para que a Etiquette cresça a cada ano. Somos uma equipa unida que ama o que faz, nas várias vertentes e temos parceiros e fornecedores maravilhosos que confiam no nosso trabalho e nos deixam fazer o nosso melhor. E, com sinceridade, temos tido casais tão especiais que por vezes nos é difícil deixar de falar com eles com frequência, depois do dia do casamento! A nível interno, acredito ser essencial a capacidade mental de desconstruirmos anualmente o que fizemos para trás e voltarmos a construir, de forma a não querer cair no erro de nos prendermos a velhos hábitos e formas de trabalhar. É a única forma de conseguirmos evoluir e inovar.
Etiquette | Foto: Rui Teixeira Wedding Photography Etiquette | Foto: Moisés Soares Etiquette | Foto: Moisés SoaresTêm alguma parceria?
Somos a empresa oficial de Serviços infantis no Solar da Levada e na Quinta Lago dos Cisnes em Amares, Braga. Aliás, estes dois espaços foram o que proporcionaram o início deste projeto, e foram a nossa maior escola na área dos casamentos. É um facto: não haveria Etiquette sem eles. Temos um orgulho enorme em sermos recomendados por espaços com um nível de exigência elevado, e procuramos manter esse nível também internamente.
Com que antecedência é que devem ser contactados?
Dada a diversidade de serviços que disponibilizamos, é muito variável. Para eventos a realizar nos meses entre maio e setembro e para serviços a realizar no dia, o ideal será contactar com, no mínimo, dois meses de antecedência. No caso de os noivos pretenderem assessoria prévia ao evento, deverão contactar cerca de um a dois anos de antecedência.
Etiquette | Foto: Wedding Mood by Pitães Etiquette | Foto: Wedding Mood by Pitães Etiquette | Foto: Wedding Mood by PitãesQue conselhos podem dar aos noivos que começaram agora a organização do seu casamento?
- Diria que considerem contratar bons profissionais, para que não tenham de se preocupar no dia do casamento. A contratação de uma wedding planner ou assessora é importante no sentido em que vos vai guiar pelo mundo dos casamentos, porque assim que entram neste contexto, irão perceber que são abalroados por uma quantidade enorme de sinais vermelhos a dizer que têm de colocar tudo o que aparece na Internet nos casamentos. Só que isso não é verdade – há elementos que não fazem grande diferença e há outros que podem criar um grande impacto. Uma organizadora tem um conhecimento geral de todos os momentos do dia, sabe o que deve questionar, e que perguntas fazer. E com os profissionais no geral, penso ser importante que consigam confiar em quem contratam.
- Os espaços que escolhem podem ditar o sucesso e serenidade do dia – e falo do espaço da cerimónia e do espaço da festa. Ambos devem ter as condições necessárias para o tipo de evento – o estacionamento, opção existente em caso de estar mau tempo, o conforto geral dos noivos e convidados, etc. Devem, obviamente refletir os gostos dos noivos, e são uma escolha estrutural porque é lá que vão passar a maioria do tempo no dia. O dia do casamento é algo tão especial e desejado, que se porventura algo corre menos bem, ficará para sempre gravado na memória dos noivos. Também nós profissionais cometemos erros, somos humanos, mas dentro do possível devemos procurar soluções que lhes permitam diminuir a quantidade de falhas que poderão ocorrer. E isso só poderá ser feito, realizando previamente as escolhas certas para o dia.
- Acima de tudo, o dia deve ser pensado de forma a ser usufruído, pelo lado emocional. Já ouvimos imensos noivos dizer que o dia passou demasiado depressa e que não se lembram de partes do dia. Isso acontece porque não estão descontraídos o suficiente e focados em efetivamente aproveitar os momentos. Digo muitas vezes aos meus clientes que devem, durante o dia, parar e olhar em volta: gravar mentalmente as pessoas, os risos, as crianças, o espaço, a música. A manhã de preparação com a família, o sorriso embevecido da avó a olhar pela primeira vez para a neta vestida de noiva. São momentos de ouro. É precisamente este o objetivo: que possam aproveitar todos estes momentos mágicos do dia do casamento, enquanto nós nos preocupamos com o restante.
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