Existem muitas histórias em torno da cor do vestido de noiva. A última diz que é graças à rainha Vitória de Inglaterra que hoje as noivas vestem branco. Mas a escolha da cor alva nunca foi unânime. Por exemplo, na Idade Média, o que importava era o luxo dos vestidos, não a cor. Como os casamentos eram celebrados para fazer alianças comerciais, as vestes eram usadas para demonstrar as posses da família. Curioso é que até o preto esteve na moda. Na Renascença, representava a religiosidade e a obediência à igreja, por isso as noivas nem pensavam duas vezes na altura de escolher a cor das suas roupas.

Uma predilecção relativamente recente
Apesar de o branco só se ter imposto firmemente há cerca de dois séculos, já tinha sido moda noutras fases da História. Durante o Império Romano, as mulheres casavam com uma túnica branca e uma coroa de flores de laranjeira. No Egipto, também havia o mesmo costume. “Não pela cor em si, mas por causa do tecido: o linho (cru). Também na Idade Média se chegou a usar branco no grande dia, mas logo depois foi substituído por algo mais colorido, como o vermelho e o preto, porque assim era mais fácil trabalhar com os tintureiros.
Depois disso, vestir de branco era impensável. Esta tradição só se fixou ininterruptamente há 170 anos, quando a rainha Victória decidiu chocar tudo e todos aparecendo de branco na sua cerimónia de casamento com o príncipe Alberto. Para desaprovação geral, a monarca ainda trocou a sua coroa real por uma de flores de laranjeira.

Uma cor com forte simbologia
Há uma forte simbologia em torno do vestido branco. “O branco representa, como sabemos, a pureza e a inocência”, afirmou Peggy, uma representante da casa de vestidos de noiva Evénement. "Nos 90-2000 anos, observou-se a tentativa de jogar com outras cores nos vestidos de noiva, mas o branco acabou por se impor. Há cerca de duzentos anos que o casamento mantém as suas tradições, os seus códigos e valores", frisou a profissional.
Para alguns, o branco também tem um simbolismo religioso, afirmou Danielle da empresa Jessica Martin Création. “A minha mãe dizia-me sempre que casar de branco significa a pureza e que, se por acaso, a mulher estiver grávida no dia da cerimónia, deve optar por um apontamento rosa. No cinto por exemplo”, acrescentou.

Uma preocupação estética evidente
"Se muitas das minhas noivas escolhem branco por causa da tradição, há outras que o escolhem por razões estéticas”, disse Danielle. Segundo a profissional, o branco é a escolha preferida por razões puramente práticas: fácil de jogar com os acessórios, combina com tudo e promove uma pele bonita! Além disso, a complexidade e sofisticação de alguns modelos exigem uma cor refinada - como o branco - sob pena de cair no mau gosto na versão colorida.

Agora que já sabe um pouco mais da história do vestido de noiva, faça a sua escolha. Se a tradição não é o que procura, pode sempre ousar por outra cor. Por outro lado, se ainda não conhece os vestidos de noiva tie dye? Junte-se à tendência que esbanja cor.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião