Sabe qual o papel de um Wedding Planner no seu casamento? Já escrevi sobre este tema, mas infelizmente tenho observado que alguns profissionais do universo de eventos estão a assumir (de forma atrapalhada) as funções de um Wedding Planner, o que, além de ser desrespeitoso - porque, na minha opinião, todo o seguimento tem o seu devido valor - estas atitudes induzem os noivos em erro, posto que tais profissionais não se especializaram para ser um organizador de eventos completo.
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.Este é um tema que ainda gera muitas dúvidas entre os casais, porque muitos deles simplesmente não sabem o que este profissional faz. E por não terem conhecimento, os noivos acabam por ser orientados por profissionais que não são Wedding Planners e que, em vez de ajudar, na realidade estão a prejudicá-los (um dia vou escrever um livro….)
E ainda temos outro dilema! De um lado, estão os organizadores de eventos, que auxiliam os noivos em tudo, e de outro estão os casais que não podem pagar por este tipo de serviço e que acabam por ter de escolher entre arcar com o profissional menos indicado ou direcionar o recurso para alguma outra opção.
Wedding Planner & Design Do Pedido ao Altar, Foto: Filipe Santos FotografiaEste debate nunca terá fim e devemos respeitar a opinião - e o bolso! - de cada casal, já que investir numa assessoria experiente, por mais que faça toda a diferença num casamento, nem sempre é possível para o casal, sobretudo se este não se planear financeiramente.
Neste artigo, vou contar-lhe as 50 coisas que uma assessoria pode fazer por si e, depois de o ler até o fim, tenho a certeza de que ficará convencida a ter um braço direito, ou melhor, um realizador de sonhos!
Serviços prestados: realiza sonhos!
Acho que isso, por si só, já bastava, concorda?
Ok, mas o que faz uma assessoria além de realizar sonhos?
1. Reúne com os noivos para perceber o perfil do casal e responder adequadamente às suas necessidades.
2. Recomenda espaços de eventos que se encaixam no budget, ideias e estilo dos noivos.
3. Sugere fornecedores de qualidade que vão ao encontro da personalidade do casal e do budget.
4. Faz reuniões periódicas para garantir que pagamentos e contratações estejam no cronograma de contratações
5. Orienta a montagem da lista de convidados.
6. Orienta na escolha da paleta de cores do casamento e no design do casamento.
7. Recomenda o DJ, banda, animação infantil e iluminação, de acordo com o perfil do casal.
8. Auxilia na organização da documentação do casal, contratos e mantem cópias para garantir que todos os fornecedores cumprem o prometido.
9. Elabora os timings do dia C consoante os gostos dos noivos, a sua cultura e tradições.
10. Faz o roteiro de cada etapa do Copo-d'Água (cerimónia, fotos, cocktail, jantar) com protocolos, nomes dos familiares, horários, etc.
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.11. Pode participar da última prova do vestido da noiva e teste de cabelo e maquilhagem.
12. Imagina possíveis problemas que podem acontecer no evento, sugere maneiras de evitá-los e monta um plano de backup.
13. Ouve pacientemente os desabafos da noiva, torna-se também um psicólogo!
14. Muitas vezes deixa a vida pessoal de lado para acompanhar de perto itens que passam despercebidos pelos próprios noivos.
15. Entra em contacto com os fornecedores para confirmar o dia do evento, indicar moradas e números de telefone.
16. Será os olhos, ouvidos e coração dos noivos no país onde se realizará o casamento, quando se tratam de casais que não vivem em Portugal.
17. Confirma os detalhes do Copo-d'Água, tais como mesas reservadas e ementas.
18. Vê a programação do celebrante.
19. Lida com entregas atrasadas e problemas com fornecedores, sem que os noivos se stressem, e sabe lidar como ninguém com fornecedores complicados.
20. Garante que detalhes da animação como sparklers ou fogo-de-artifício estejam programados para a hora certa.
Foto: João Almeida via Mary Me eventos21. Recebe os convidados e orienta sobre o local onde devem se acomodar.
22. Reúne padrinhos, madrinhas, menina das flores, menino das alianças, pais antes de entrarem na cerimónia e caminhar até o altar. E, claro, garantem que todos estejam ali para o cortejo!
23. Auxilia os padrinhos e noivos a colocarem gravatas e flores de lapelas.
24. Corrige a postura dos padrinhos, pais e noivos para a entrada da cerimónia.
25. Resolve problemas inesperados com o vestido da noiva, como nódoas, fecho avariado, etc.
26. Lida com pequenos problemas familiares e dá conselhos.
27. Estica a cauda e o véu da noiva para a entrada até o altar.
28. Explica a noiva sobre a forma correta de levar o bouquet
29. Supervisiona tudo para garantir que seja executado no tempo correto.
30. Indica aos músicos a hora certa de começar as músicas da cerimónia, primeira dança dos noivos, etc.
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.31. Ajuda a reunir os familiares e padrinhos para as fotos após a cerimónia.
32. Se o vestido da noiva for muito grande e ela precisa ir a casa de banho, também ajuda a noiva a fazer xixi.
33. Arranja mesas para convidados que não confirmaram presença (sabe aquele primo que surge à última da hora?...)
34. Faz o transporte de itens da cerimónia para a receção.
35. Confirma se tem uma faca pronta para o corte do bolo. E ainda faz a coordenação de todos os envolvidos no evento.
36. Dispõe as lembranças de casamento à saída da festa e garante que os convidados irão levá-los, lembra os convidados de deixarem uma mensagem aos noivos no livro de honras.
37. Encontra os donos de itens perdidos como joias, sapatos, iphones e muito mais.
38. Guarda itens esquecidos na festa.
39. Lembra os noivos que é importante dar alimentação aos profissionais que vão trabalhar no casamento, tendo em conta que são demasiadas horas de trabalho no dia do evento.
40. Tem sempre um plano B debaixo da manga.
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.41. Conhece melhor do que ninguém os gostos dos noivos.
42. Cria de raiz o projeto de decoração personalizado do casamento.
43. Sabe quem são os bons e maus profissionais do mercado de eventos.
44. Vai livrá-la daqueles profissionais que não cumprem os prazos de entregas dos trabalhos.
45. Estará disponível para os noivos também aos domingos e feriados.
Bianca Oliveira | Do Pedido ao Altar46. Tem um sexto sentido apurado, prevê quando algo tem muita probabilidade de dar errado e sabe dizer "Não" aos noivos (dizer não também faz parte do trabalho de um Wedding Planner sério e com responsabilidades)
47. Acompanhar o bom andamento do serviço de catering.
48. Receber e orientar os fornecedores contratados.
49. Acompanha o casal em provas de catering.
50. E nunca deixa de se emocionar com o casal!
Wedding Planner & Design Do Pedido ao Altar | Foto: Filipe Santos FotografiaDepois de ler isto tudo, consegui convencê-la?
Noivos, se algum familiar, amigo ou até fornecedor do mercado de eventos vos disser que vocês não precisam de uma assessoria porque vão tratar de tudo por vocês, desconfiem e façam-lhe todas as perguntas acima enumeradas. Se a a maioria das respostas for NÃO, corram e contratem um wedding planner... Fica a dica!
Contar com o auxílio de um profissional competente e experiente faz toda a diferença no dia do seu casamento. Os noivos, os convidados e os fornecedores agradecem a presença de alguém com know-how!
E se acha que faltou algum item importante nesta lista, deixe o seu comentário.
Até…
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião