Há poucas estrelas como Edith Piaf. A cantora francesa, que estendeu a sua carreira ao cinema e ao teatro, não é apenas a melhor intérprete do século XX, em França. Também ascendeu internacionalmente, tornando-se numa peça fundamental na cultura, devido à sua voz magnífica e capacidade de interpretar canções de forma única.
Piaf destaca-se pela sua contribuição artística num momento em que as mulheres ainda não eram levadas a sério profissionalmente. O papel feminino, confinado ao trabalho doméstico, encontrou força nesta artista, mulher de força e de carácter forte. A sua "garra" é óbvia em músicas míticas como La Vie en Rose, Non, Je ne Regrette Rien ou Hymne à l'amour, e em filmes como o French Cancan (1955) de Jean Renoir.
A história da sua vida foi recriada num biopic que Marion Cotillard protagonizou brilhantemente em 2007, sob o título La Vie en Rose (2007). Este papel valeu-lhe o Óscar de Melhor Atriz do ano.
Filme «La Vie en Rose», (2007).
São estas as frases que a artista deixou na memória, tanto nas suas músicas como nas suas aparições, para a inspiração de todos:
- “Cantar é um escape. É outro mundo.”
- “Não me importo com o que as pessoas dizem, muito menos com suas leis.”
- “No que me diz respeito, amor significa luta, grandes mentiras e algumas bofetadas na cara.”
- “Quando os teus olhos me miram, o meu coração fica num turbilhão.”
- “Eu quero fazer as pessoas chorar, mesmo quando não entendem as minhas palavras.”
- “Tudo o que fiz na minha vida foi desobedecer.”
- “Gostaria de ouvir uma pessoa, pelo menos uma, que tivesse a coragem de admitir que já foi covarde pelo menos uma vez na vida.”
- “Se um dia a vida te tirar do meu lado, se tu morreres longe de mim, eu não quero saber se me amas ou não, eu morrerei também.”
- “Usa as tuas falhas, usa os teus defeitos, e serás uma estrela.”
- “Não me incomodaria nada voltar à Terra depois de morrer.”
- “Tenho muitas coisas más por resolver dentro de mim, e essas coisas nunca as sinto quando estás comigo.”
- “Não, não me arrependo de nada... Porque a minha vida e as minhas alegrias HOJE devo-as a ti.”
- “A morte existe. A morte é o começo de algo.”
- “A minha vida em criança pode parecer ter sido assustadora, mas eu era linda ... Passei fome ... Passei frio ... Mas eu era livre ... Livre para não me levantar ... Não me deitar ... Para ficar bêbada... sonhar ... esperar”.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião