A paixão é ótima. São boas as borboletas no estômago, os nós na garganta, a felicidade instintiva e irracional que sentimos quando vemos a pessoa por quem estamos apaixonadas. Mas a verdadeira base de uma relação duradoura está na amizade, cumplicidade e companheirismo entre duas pessoas. Já o dissemos antes, mas nunca é demais repetir: o amor é uma escolha que fazemos todos os dias, uma decisão que tomamos de trabalhar para manter viva uma relação e fazemo-lo pelo amor e carinho que nutrimos pela outra pessoa. A pessoa com quem escolhemos dividir a nossa vida tem de ser o nosso melhor amigo. Eis 20 coisas que pode fazer para conseguir isso mesmo.
1. Apresente-o sempre como seu namorado
E faça-o mesmo depois de serem casados! Alimente a cumplicidade que há entre vocês, recordando-o da vossa história, apelando ao início de tudo, quando começaram a namorar.
2. Passe tempo com ele
Cultive o tempo que passam juntos, sem que, para isso, precise de estar sempre com ele. Incentive as saídas juntos e os hobbies em comum e trate os momentos do quotidiano que tem com ele como momentos especiais. Mas faça uma gestão saudável do tempo que passa com ele, dando-lhe também a ele (e a si) tempo para estarem separados.
Leia também: Mensagens românticas para manter a chama do amor Foto: Edgar Dias Photography3. Seja compreensiva com ele (até com os seus pequenos irritantes mas enternecedores defeitos)
Aprenda a relativizar as frustrações e preocupações e seja tão compreensiva com ele como espera que ele seja consigo.
4. Seja espontânea
Não sempre, mas de vez em quando... A rotina embrutece e cansa e, por vezes, cria mossas grandes nas relações. Tenha o cuidado de a quebrar de vez em quando com um jantar surpresa, uma viagem inesperada, uma escapadinha de fim de semana. E incentive-o a fazer o mesmo.
Leia também: As melhores agências de viagens em Portugal para viver a lua-de-mel que sempre sonhou
Foto: Harris Photography5. Confie nele
Diga o que sente e o que pensa. Comunique e confie nele e no que ele lhe diz. Não esteja sempre a duvidar ou a questionar tudo. Doseie o ciúme e não deixe que esse sentimento corrosivo a torne irracional. Confie no amor que ele lhe tem e confie que ele não a quer magoar. Porque quem ama, cuida.
6. Cozinhe e incentive-o a cozinhar boas refeições
Sim, os dias de trabalho são longos e cansativos e são muitas as vezes em que apetece jantar qualquer coisa rápida (tirada diretamente do congelados), sem qualquer pudor ou cerimónia. Sim, às vezes será assim. Mas na maioria das vezes faça o esforço de tornar essa refeição diária num momento de partilha e comunicação entre os dois, acompanhada de boa comida, claro!
7. Prepare e incentive as escapadinhas de fim de semana
Faça tantas quanto o seu orçamento lhe permitir. Assim se quebra a rotina. Mime-se a si e à sua cara-metade com dois dias de descanso num cenário diferente daquele que marca o vosso dia a dia. Aproveite para conhecer melhor Portugal, viajando por todos os seus românticos recantos. Explore os hotéis mais bonitos, passe pelos melhores spa, coma nos melhores restaurantes. Trate-se bem. A si e a ele!
8. Cresça com ele (e ele consigo)
A mudança é constante, mesmo que seja imperceptível. A nossa personalidade não é estática, muda connosco à medida que vamos acumulando novas experiências e lidando com novas situações. Alguém que está sempre presente em todas as fases da nossa vida é alguém que cresce connosco, alguém com quem criamos uma cumplicidade muito específica. Faça isso com a sua cara-metade.
Foto Its all about9. Não se esqueça de detalhes
Quando a rotina se instala,e complicado ter atenção aos detalhes. E é neles que está todo o romantismo da relação. Nem precisam de ser gestos grandes, basta que sejam pequenas atitudes de cuidado e de mimo como trazer um ramo de flores por nenhuma razão, cozinhar o prato preferido dele num dia de semana e de surpresa, escrever uma carta, email ou sms ternurenta sem motivo aparente. Detalhes, lá está!
10. De vez em quando encha-o de mensagens de amor
Em vez de comunicar por email ou telefone com o seu marido apenas para questões logísticas, tenha o cuidado de esporadicamente usar as novas tecnologias para enviar também mensagens de amor.
The Quiet Wolf11. Cultive os momentos lúdicos a dois
Pode simplesmente fazê-lo ao desafiá-lo para um jogo que os dois gostam, para uma noite de cinema em casa com exibição dos vossos filmes preferidos ou uma saída para beber e dançar no vosso bar de eleição. O importante é que sejam momentos a dois e momentos cheios de diversão. Todos gostamos de quem nos faz rir, n
12. Cuide dele
Quando ele estiver doente, encha-o de mimo. Cuide com cuidado, carinho e paciência, até quando ele estiver irritadiço, cheio de pena de si mesmo e até um bocadinho cómico com tanta comiseração!
Foto Its all about13. Procurem e encontrem uma série que os dois gostem
E todas as semanas vejam os episódios juntos, debatam os temas mais controversos, partilhem opiniões sobre as personagens. Isto é válido para um livro, um CD ou até mesmo um campeonato de futebol. A ideia é que tenham gostos em comum e que possam debatê-los.
14. Convivam com outras pessoas
Não se feche com ele numa bolha. Alimente a interacção com outros casais, com amigos dele e com amigos seus. Inclua a família dele e a sua em todas as celebrações e crie u bom grupo de contactos. Estas pessoas serão o suporte dos dois e é importante cultivar essas amizades também.
Foto João Almeida15. Presentei-o!
Quando for a uma maratona de compras, não se esqueça de lhe trazer um miminho. Eles podem não gostar de 'bater perna' de loja em loja, mas gostam sempre de receber presentes. Quem não gosta?
16. Explorem juntos os melhores restaurantes
Não são só os homens que se conquistam pelo estômago! O prazer de comer é comum a todos. Por isso, de vez em quando leve-o a jantar fora.
Foto João Almeida17. Cultive a atitude de solucionarem os problemas juntos
Seja o apoio dele e confie nele para ser o seu. Envolva-o nas suas preocupações e faça com que ele se sinta como uma parte importante no processo de resolução dos seus problemas. E deixe-o à vontade para que ele faça o mesmo consigo e por si, como aliás os amigos fazem.
18. Celebre as diferenças e ria-se dos defeitos
Quantas vezes o viu sorrir com as suas imperfeições, como se achasse os seus defeitos enternecedores? Faça o mesmo. Não esteja sempre a evidenciar o que está errado, aceite as diferenças e os defeitos. Não repreenda. Pelo contrário, celebre. Celebre porque eles também são parte da pessoa que você ama.
Foto Efeito Espontâneo19. Seja fiel
Ele é a sua prioridade. Você é a dele. Mais do que fiéis, sejam leais a isso!
20. Viva cada dia com ele como se fosse o último
Como? Grata por o ter consigo na sua vida, grata por poder partilhar tudo com ele, grata pela relação que têm. Não o tome como garantido, mostre todos os dias que se preocupa com ele e com a relação e procure viver todos os momentos juntos com a intensidade e felicidade que eles merecem.
Foto Efeito EspontâneoPorque quando há amor há amizade e quando há amizade todas estas 20 coisas não vão parecer-lhe uma lista de tarefas mas sim atitudes naturais.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião