Quando pensa numa noite de Verão, não lhe vem à cabeça a seguinte imagem: um prado, o silêncio, o perfume do campo nocturno, uma brisa suave e o céu escuro cheio de estrelas? Ali em cima, no céu, o cosmos agrupa-se, molda-se e transforma-se para deleitar a humanidade, que espera cá em baixo. O que se passa a anos luz do nosso planeta é extraordinário e costumamos ignorá-lo com muitas coisas tontas que se passam na terra firme.
Para desfrutar de uma noite mágica, única e interestelar, o Verão é a chave. Por sorte, Agosto finalmente chegou e, aqui na Zankyou, contamos-lhe os grandes fenómenos astronómicos que têm lugar durante o oitavo mês do ano, com uma surpresa para meio de Setembro.
Eclipse parcial de Lua
Antes de mais, o que é um eclipse da Lua? É o fenómeno pelo qual a Terra se interpõe entre o Sol e a Lua, bloqueando os raios que o Sol projecta sobre o nosso amado satélite. Os três corpos celestes têm de estar alinhados total ou parcialmente e, desta forma, provocar que um cone de sombra banhe a Lua e que, inclusivamente, esta adquira um tom avermelhado. E, muito importante: só acontece durante a fase de Lua Cheia.
O evento astronómico acontece hoje, dia 7 de Agosto, e vão poder desfrutar dele, sobretudo, os países do centro da Ásia e aqueles banhados pelo Oceano Índico, ainda que também boa parte da Europa possa assistir ao espectáculo.
Foto vía Shutterstock: James.PintarLágrimas de San Lorenzo
Também conhecidas como perseidas, esta chuva de meteoros assolará o céu de forma ininterrupta durante toda a noite do dia 12 ao dia 13 de Agosto. Ainda que o seu ponto forte seja às 18 horas (hora peninsular), quando ainda não tenha anoitecido, com o avançar das horas continuar-se-á a ver como este festival de lágrimas chora de uma forma tão bela.
Esta chuva de estrelas é um evento repetido anualmente e ideal para descobrir como a beleza do mundo escapa muitas vezes ao entendimento humano. Falamos de 100 meteoros por hora, que desenham o céu com feixes de luzes incríveis ainda que efémeros, visíveis desde qualquer ponto do nosso planeta. Assim, escolha um espaço claro, sem contaminação ambiental ou luminosa e sintonize-se com a natureza em todas as suas formas.
Foto via Shutterstock: My Life GraphicEclipse total do Sol
Para continuar com a nossa aula de Astronomia, o que é um eclipse solar? Neste caso, a Lua coloca-se à frente do Sol e, em perspectiva, acaba por tapar todos os seus raios, que não podem seguir o seu caminho até à Terra. Atenção: só acontece durante a fase de Lua Nova.
Este eclipse solar é um dos acontecimentos astronómicos do ano, pois não costuma acontecer com muita frequência. Em concreto, o fenómeno plasmar-se-á no nosso céu no dia 21 de Agosto, uma data que já deve marcar na sua agenda se quer degustar uma das grandes delicattesen do universo. E serão os cidadãos dos Estados Unidos e América Central os que terão melhor visão, ainda que o resto dos lugares, incluindo a Península Ibérica, poderão observar o parcial ocultar do Sol por parte da Lua. Será por volta das 20:45 (hora peninsular), mesmo quando a noite começa a "comer" os raios de luz.
Para poder observar perfeitamente e sem problemas este fenómeno, lembre-se de o fazer com óculos adequados. O uso incorrecto de prismáticos ou telescópios pode causar danos nos olhos, inclusive a cegueira! Não é difícil encontrar uma solução para observar este eclipse solar.
Foto vía Shutterstock: Kiki DohmeierConjunção planetária de Marte e Mercúrio
Outro acontecimento incrível e pouco habitual será a conjunção de Marte e Mercúrio que presenciaremos no dia 16 de Setembro. Ambos os planetas unir-se-ão praticamente e se apreciarão como dois pontos de luz mais luminosos que as estrelas. Também, ao coincidir com o fim da madrugada, quando o amanhecer está prestes a nascer e começam a desaparecer as estrelas, a sua presença será mais evidente. Ainda que a hora não seja a melhor para estar acordado, o fenómeno astronómico merece tanto a pena que quem sabe não se importe de abrir uma excepção e acordar mais cedo. Será um momento único!
Foto vía Shutterstock: Vadim SadovskiUse o telescópio para alguns destes eventos célebres e use apenas os seus olhos para muitos dos outros. Mas, o importante é estar bem acompanhado e sentir que, efectivamente, o universo tem muitas surpresas com as quais nos deixam sem palavras. O céu está ao nosso serviço para que possamos desfrutar dele.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião