A felicidade que os noivos sentem quando casam é avassaladora. Um casamento traz consigo o bónus da felicidade de começar uma vida nova, de começar uma família, de trabalhar rumo a um futuro a dois. Mas muitas vezes, a essa felicidade intensa. pode seguir-se uma depressão repentina. Muitos noivos sentem uma espécie de angústia e desespero logo após a cerimónia. Pode parecer-lhe improvável mas é mais comum do que gostaríamos de pensar. Hoje levantamos o véu sobre a causa destas depressões pós-casamento e ainda lhe damos algumas dicas de como as contornar.
Foto Diana Nobre FotografiaA causa
As razões podem ser muitas e cada caso é um caso, mas o principal impulsionador de uma depressão pós-casamento é a mudança repentina no estilo de vida de cada um dos elementos do casal. Apesar de indispensável, a mudança causa sempre algum desconforto. E sair da nossa zona de conforto traz um elemento adicional de angústia, de incerteza e de dúvida. Um casamento implica assumir um papel novo e assumir as responsabilidades a ele inerentes.
Pode acontecer-lhe, no período logo a seguir ao seu casamento, questionar-se sobre essa terá sido, de facto, a melhor escolha. E não há vergonha nisso. É apenas uma reacção humana à mudança e à incerteza que ela acarreta. Mas estas perguntas negativas e estas incertezas, acumulando-se, podem transformar-se numa pequena depressão que, não controlado, pode ganhar proporções menos felizes e pode até estender-se por mais 3, 6 ou 9 meses.
Foto Diana Nobre FotografiaConselhos para superar a sensação de angústia que pode levar à depressão
Falámos com algumas noivas que enfrentaram e superaram estas pequenas crises e hoje partilhamos consigo as medidas que elas acharam as mais eficazes. Livre-se da tristeza que às vezes parece querer apoderar-se de si. Se ela perdurar por muito tempo, siga a melhor das dicas que ouvimos: consulte um especialista.
1. Fale com a sua cara-metade
Este ponto é o mais importante. Em vez de esconder o que sente, dar espaço para interpretações erradas e para discussões desnecessárias, comunique. Fale sobre o que a preocupa, sobre os seus medos. Muitas vezes a sua cara-metade pode estar a sentir o mesmo e pode estar a precisar também do seu apoio para superar isso. E nunca subestime o poder libertador de uma confissão: assumir um problema, verbalizar aquilo que sente é, de certa forma, como que exorcizá-lo. E só isso pode fazer a diferença entre um problema que nos consome e um problema que tivemos a capacidade de resolver.
Foto Efeito Espontâneo2. Veja fotografias e vídeos antigos
Use essas recordações para que se lembre a razão pela qual escolheu casar-se com a sua cara-metade. Entre nessa nostalgia bonita de recordar o quanto ama a pessoa que está consigo e que escolheu para partilhar uma vida. Reviva a felicidade que sentiu quando disse que sim. Não se esqueça dos motivos que a trouxeram aqui.
Foto Diana Nobre Fotografia3. Passe tempo com os seus amigos e familiares
Há casais que se envolvem tanto no seu novo dia a dia de casados que se esquecem de como viviam antes. Sim, você está casada mas isso não significa que tem de deixar de estar com as pessoas que sempre fizeram parte da sua vida. Pelo contrário. Quebrar laços com essas pessoas pode empurrá-la ainda mais no caminho de uma depressão pós-casamentos. E isso não será bom para si nem para a sua relação. Não esqueça a sua vida social e esforce-se por mantê-la.
4. Crie novas metas
Entrar numa rotina pode ser extremamente depressivo. Para quebrar essa tendência, estabeleça novos objectivos, trace caminhos para os atingir. O ser humano é "goal-oriented" e essa orientação para resultados impulsiona-nos e motiva-nos. Nem precisam de ser objectivos ambiciosos ou megalómanos. Basta pequenas conquistas. Escolha-as, trabalhe para elas e desfrute as suas vitórias. E assim sucessivamente. Crie uma lista - física ou mental - daquilo que quer a longo e a curto-prazo e faça por isso.
Foto Efeito Espontâneo5. Tenha um hobbie
Se já tem um passatempo que gosta, não abdique dele. Se não tem, procure um que lhe traga algum prazer. Pode ser algo tão simples como coleccionar um conjunto particular de objectos ou um desporto que a motive. Mas é essencial que se divirta com esse hobbie e que ele lhe dê espaço para ser criativa e para se sentir realizada. Quebre a rotina.
Foto Efeito EspontâneoO que acha? Não são passos gigantescos nem missões impossíveis, são pequenas dicas que podem ajudar a mudar a sua vida e o seu humor aos poucos. E você? Sentiu-se assim depois de casar? Conhece quem se tenha sentido? Partilhe connosco a sua experiência e conte-nos como conseguiu superar!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião