8 truques infalíveis para preservar a ilusão no casal

Uma relação vive de muita compreensão e amizade. A paixão acaba, mas isso não quer dizer que desista do seu amor. Existem alguns truques infalíveis para manter a ilusão num casamento. Esteja atenta a este artigo!

Os primeiros tempos de namoro e/ou casamento podem ser uma montanha russa de emoções. Tudo é divertido, surpreendente e encorajador. Mas é inevitável que, ao longo dos anos, as sensações e sentimentos mudem. Isso não significa que tenha de haver necessariamente uma perda da ilusão.

Tome nota destas 8 dicas e continue sempre assim: encantada.
Guardar
André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

1. Mostre-se interessada pelo dia-a-dia do seu companheiro

Muitas vezes, entramos num loop de costumes e actos repetitivos, que acabamos por nos esquecer de nós próprias, da nossa cara metade e de dar importância às pequenas coisas da vida. O pior é que a chama da paixão apaga-se, se não fizermos nada contra isso. Não permita que o seu marido se sinta preterido. Basta perguntar-lhe como passou o dia, que o seu interesse já lhe vai dar outro ânimo para enfrentar a rotina.

O passar do tempo faz com que os receptores de dopamina comecem a perder a sensibilidade. "Em três anos, estes deixarão de responder ao estímulo e desaparece o tão agradável sentimento de paixão. Surge depois a oxitocina, a hormona que a substitui e está relacionada com o sentimento de apego ", explicou à Zankyou Eduardo Calixto, do Instituto Nacional de Psiquiatria Ramon de la Fuente Muniz, em Espanha. Isso faz com que as emoções mais fortes vão esmorecendo, dando lugar a um período de calma. Está nas suas mãos evitar perder a chama da paixão!

Guardar
Foto: Fotoclick Foto: Fotoclick

2. Sorria

Todos nós temos problemas, mas não vale a pena os fomentar com pensamentos negativos. É importante que desabafe com o seu parceiro sobre o que a preocupa e oiça-o. Partilhem ideias e resolvam juntos as adversidades. Não se esqueça de sorrir sempre para o seu marido. Nem imagina o bem que isso lhe faz psicologicamente. Mostre-se agradecida por ele ser como é: seu amante, amigo e companheiro leal. Depois, dê-lhe uma “injecção” de optimismo, sempre com um sorriso no rosto.

Guardar
André Tavares Fotografia
André Tavares Fotografia

3. Partilhe

Não se iluda, é muito difícil encontrar uma pessoa que tenha exactamente os mesmos gostos. E isso não tem de ser mau, muito pelo contrário. Assim, pode partilhar com o seu amor os seus pontos de vista, gostos e até discordar com ele... de forma positiva, sempre com críticas construtivas. Desta forma, os dois aprenderão muito mais um com o outro. Isto não quer dizer que não seja importante terem algumas afinidades. De facto, será mais fácil se ambos concordarem com o destino de uma viagem e a escolha de um restaurante ou museu, por exemplo.

Guardar
Foto: 135 milímetros
Foto: 135 milímetros

4. Preserve o seu espaço

Para muitos, ter um parceiro é sinónimo de proibições, obrigações e limitações, mas porquê? É muito mais saudável e benéfico para uma relação que cada um tenha liberdade e autonomia para fazer o que quiser, desde que não desrespeite o outro. Independência e individualidade não quer dizer desinteresse. Muito pelo contrário, até fortalece o relacionamento.

5. Surpreenda

Para quê esperar por uma ocasião especial? Todos os dias ao lado do seu parceiro deveriam ser um prazer. Prepare-lhe uma surpresa, sem razão específica. Nem precisa de gastar muito dinheiro. O importante é que lhe tire um sorriso da cara e ele perceba o quanto você o ama. Ofereça-lhe uma flor (quem disse que só os homens é que o fazem?), uma escapada de fim-de-semana, bilhetes para o cinema ou teatro, uma reserva num  bom restaurante, ou até mesmo uma mensagem romântica no Whatsapp, durante as horas de trabalho...

Guardar
Foto: Charisma
Foto: Charisma

6. Expresse os seus sentimentos

Muitas vezes, a rotina faz-nos esquecer as boas práticas e hábitos que tivemos no início da relação. Há quanto tempo não diz ao seu marido que o ama? Nunca é demais manifestar os sentimentos. Beije-o, abrace-o e diga-lhe o que sente por ele. Comportamento gera comportamento. Comece você a exteriorizar o que sente. Vai ver que ele vai logo atrás. E que bem que sabe ser beijada e abraçada. Se ele lhe disser que a ama também, vai ou não ficar toda derretida?

7. Seja empática

Partilhar a vida com outra pessoa não é fácil. E manter-se à altura das circunstâncias requer esforço. Por exemplo, se vir o seu companheiro preocupado com algo, tente perceber o que se passa e ajude-o. Mesmo que para si, o problema dele não seja preocupante. Tente entendê-lo e esforce-se para lhe dar o melhor conselho do mundo. Afinal, foi você que ele escolheu para parceira de vida. Esteja à altura!

Guardar
Foto: Charisma
Foto: Charisma

8. Evite dar muita importância às discussões

É natural que os casais discutam! Afinal, cada pessoa é única e independente, com as suas características próprias. O importante é que cada um respeite o ponto de vista do outro, sem impor o seu. Evite ficar a remoer com algo que o seu marido lhe disse. Relativize. A teimosia e obstinação não levam a lado nenhum. Ou melhor, levam... Levam ao desentendimento, amargura e tristeza. Não faça isso à sua relação.

Guardar
Foto: João Almeida
Foto: João Almeida

Como vê, não é assim tão complicado manter a ilusão e o encantamento numa relação. Existem 30 razões que nos levam a cair de amor. Identifica-se em alguma?

Já agora, sugerimos que leia o artigo Casados de fresco: expectativa vs realidade e tome nota das 25 mais belas frases proferidas sobre o casamento

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.