Na adolescência e nos tempos da universidade o amor significa para os jovens andar de mãos dadas e entrelaçadas e, claro, descobrir todo um novo mundo - o do sexo! Perder a virgindade é o grande passo e acontecia, na maioria da vezes, às escondidas, na casa de amigos ou em casa dos pais - rezáva-se para estes não chegassem mais cedo.
Ludgi FotógrafosAs paixões assolapadas pelo(s) rapaz(es) dos nossos sonhos (sim, chorava-se muito, mas mudava-se rapidamente de "paixoneta") eram comuns e levavam as adolescentes a passar noites acordadas a pensar no "cujo" e a imaginar encontros muito românticos. Um jantar à luz das velas, a ida ao cinema e as noitadas sem fim... tudo é perfeito, o outro é ideal.
Ludgi FotógrafosNa entrada da idade adulta a paixão dá lugar ao amor, o verdadeiro. Deseja-se uma maior intimidade e partilha com a nossa cara-metade; começa-se a fazer projetos em conjunto e os papéis mundam. A mulher, já não jovem sonhadora, é agora a companheira, a amiga e a amante.
O amor é assim, prioritário e a escolha do companheiro muito mais exigente. Quer-se um homem para partilhar todos os momentos - quando se chega a casa cansada depois do trabalho, as conquistas do dia-a-dia, mas igualmente os grandes planos do futuro, construir um lar e uma família.Vemos o quanto estávamos enganadas no significado do amor.
AweA noção do tempo também difere e torna-se precioso. As responsabilidades acrescidas levam-nos a desejar que o dia tivesse 48 horas!! Mas o amor é muito mais, está nos pequenos momentos e pormenores do dia-a-dia:
1. É preparar um jantar especial para o nosso amado e surpreendê-lo. É dizer palavras bonitas e incentivá-lo num dia mais complicado pelo qual passou.
2. Numa relação o silêncio também é importante.. por vezes basta sentir e partilhar um momento calmo no sofá, um gesto, um carinho.. não são necessárias palavras!
3. É partilhar as tarefas domésticas, aquelas que nenhum dos dois quer fazer.... lavar a loiça, mesmo quando já não temos muita paciência.
4. É partilhar a pasta de dentes, aceitar as indisposições do parceiro e a intimidade, como ir à casa de banho sem vergonha do outro.
5. Amo-te! Dizê-lo muitas vezes, todos os dias pela manhã o quanto amas o teu companheiro. É elogiar o nosso parceiro...dizendo o quanto "és bonito, querido e charmoso"! Todas as palavras são poucas para demonstrar o seu carinho e admiração que sente por ele.
AWE6. Não existem máscaras, aceita-se o outro com todas as qualidades e com os seus defeitos.. ultrapassa-se os momentos complicados de uma relação e os pequenos arrufos, por vezes sem importância...acredite que irão acontecer!
7. Não deixe que a rotina do dia-a-dia se imponha e façam coisas diferentes...como uma escapadela, uma viagem de fim de semana romântico, uma noite quente num hotel ou experimentem algo juntos e de que gostem os dois.
8. Dar, dar....carícias, fazer aquela massagem especial que ele tanto gosta; abraçá-lo e beijá-lo quando ele não está à espera....o romance no seu máximo!!
João Almeida FotografiaO amor não se procura, ele acontece e é alimentado com muito carinho todos os dias, em todos os momentos. O segredo de um grande amor está na partilha, no companheirismo...e sem dúvida nos momentos picantes a dois.
O amor pleno existe e acontece na concretização do grande projeto a dois - os filhos, o casamento, a partilha do ninho, do vosso espaço...o chamado lar!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião