Quando chegamos a uma certa idade, os pais têm uma tendência especial para nos envergonharem. Na adolescência, sentimo-nos mal se nos dão beijinhos em público; quando somos um pouco mais velhos, ficamos envergonhados se nos tratam como bebés à frente de toda a gente... Mas isso é normal! No fundo, sabemos que não podemos viver sem eles, que eles são realmente os nossos melhores amigos, aqueles que mais nos amam e que desejam mais que tudo a nossa felicidade. Oiça-os e siga as suas recomendações. São as mais sinceras!
Por isso, lembre-se destas 7 lições de amor que aprendemos com os nossos pais. Comovida?
O amor dói
Se a sua mãe já a apanhou a chorar por algum namorado, de certeza que a tentou acalmar, mas de forma assertiva e até rígida, só para você não "perder" os pés do chão. As mães muitas vezes preferem ser sinceras com os seus filhos do que fingir que está tudo bem. É uma forma de os preparar para o que aí vem, evitando que a filha, e até o filho, fique de coração destroçado por muito mais tempo. Até pode ser que ela ache que você está a chorar sem razão. Quando assim é, e ela o diz, a sensação de alívio é imediata. Afinal, a palavra da mãe vale mais que tudo! Mesmo que não queiramos admitir!
Fique para ler as 35 coisas que as nossas mães nos deveriam ter dito antes de casarmos: as mães sabem tudo!
As mães muitas vezes preferem dizer a verdade para preparar os filhos | Foto: Mémorelle - Photography&VideoO respeito é muito bonito...
"Um amor sem respeito, não é amor", disse-lhe o seu pai. Lembra-se? Ele explicou-lhe que quem aceita uma relação onde não há respeito, o faz por submissão, medo e conformismo. Oiça-o. Não permita que isso lhe aconteça. É natural que o seu progenitor lhe tenha dito que o que você precisa é de alguém que a aceite como é, com os seus defeitos e virtudes. Se discutirem por alguma razão, ele deve tentar perceber o seu ponto de vista e fazer tudo para a compreender. O mesmo também é válido. "Não sejas cabeça dura, ouve o teu marido. As coisas não podem ser só como tu queres!", acrescentou o seu pai. Neste ponto da conversa, você já está a começar a sentir-se mais apta a aceitar a relação, sem medos. Agora, não se esqueça que também é importante aprender a respeitar o espaço do outro. Só assim é que vai conseguir valorizar os momentos que está com o seu amor: A relação só tem a ganhar com isso.
Leia também: Como construir uma relação saudável e duradoura “Um amor sem respeito, não é amor”, disse-lhe o seu pai. Lembra-se? | Foto: Bernardo Gouveia"Não te conformes com o primeiro namorado"
... Até pode ser que ele seja o tal, mas também pode ser que comece a confundir amizade com amor. Os pais querem o melhor para nós, por isso é normal que queiram que você consiga um homem/mulher de sonho, mas que a/o ame a sério. "Não me parece que estejas assim tão apaixonada pelo Paulo. Existem outros homens no mundo, sabias?", disse a sua mãe, enquanto o seu pai franzia o olho, a imaginá-la nos braços de um homem. Sim, para os pais é mais difícil perceberem que as filhas estão a crescer. No caso dos rapazes, a psicologia diz que é o contrário. Já ouviu falar no complexo de Jocasta? O principal a reter nesta mensagem é que não se deve conformar com o primeiro amor, em especial se o tiver conhecido ainda em adolescente. Às vezes, é preciso conhecer outros/as para perceber que alcançou o verdadeiro amor. Mas também pode ser que esse seja mesmo o homem/mulher da sua vida.
Leia também: 7 sinais de que está com a pessoa certa (ou não)
Será ele o homem da sua vida? | Foto: It's all about...Entregar-se ao máximo
Os seus pais já lhe devem ter chamado à atenção para importância da entrega, não só numa relação, como em tudo. "Já que queres namorar com a Marta, que seja de alma e coração. Entrega-te por inteiro. Só assim conseguirás desfrutar do amor que sentes", aconselhou o seu pai, quando você apareceu com essa "cara de quem viu passarinho verde". É natural que, depois, o seu pai lhe tenha dito para não deixar estragar a relação só por causa de algum desentendimento. Que quando há amor verdadeiro, nada nem ninguém o deverá destruir. "Tens de ser o primeiro a defender o teu amor e a dares-te por inteiro". Está recordado desta conversa?
Leia também: Três meses de convivência é todo o tempo que precisa para saber se a sua relação tem futuro!
Quando há amor verdadeiro, nada nem ninguém o deverá destruir | Foto: Power On PhotographyAproveitar o momento
A vida é curta. Como ainda não encontrámos o elixir da vida, o melhor é aproveitarmos cada minuto como se fosse o último. A célebre máxima, tão defendida pelo professor John Keating (Robin Williams), no filme "O Clube dos Poetas Mortos", não podia ser mais adequada. "Carpe diem" (aproveite o dia) era o que ele estava sempre a dizer aos alunos. E é isto que também os seus pais querem para si. Pode chegar o dia em que se vai arrepender por não ter feito ou dito alguma coisa. Surpreenda o seu amor: leve-a/o a jantar, ao cinema, a fazer Bungee Jumping, o que for. O importante é viver!
Leia também: Conhece o vocabulário do amor? Existem 20 palavras chave para uma relação perfeita.
Carpe Diem! | Foto: Lourenço Wedding PhotographyExteriorizar os sentimentos
Uma das coisas mais importantes numa relação é a comunicação. É muito importante que diga o que sente. Mesmo que seja algo de menos bom. "Estás incomodada porque o Mário convidou o Alfredo e a família para jantar lá a casa sem te ter dito nada?", perguntou a sua mãe. "Respira fundo e, sem zangas, explica-lhe que não te importas nada de receber os amigos dele, mas que ele devia ter-te avisado", finalizou. E, pronto, sem querer, a mãe evitou uma discussão. Importa também destacar que é importante que lhe diga o quanto o ama e que o quão feliz está por estar a construir um lar com ele.
Leia também: Quem ama, é leal! 9 razões que explicam a regra! É importante que lhe diga o quanto o ama | Foto: Helena Tomás PhotographyA decisão é sua
Você é a única pessoa que pode escolher a sua alma gémea. Nem os pais a podem ajudar nisso. Quando encontramos a pessoa da nossa vida, é como se desse um clique internamente e nos dissesse "É este!". Nem é preciso pensar muito. Sabe-se e pronto! E, como os seus pais já sabem isso, porque já o viveram, não fique irritada, se eles estiverem sempre a perguntar-lhe se tem a certeza que encontrou a sua alma gémea.
Mas não é só neste ponto que os pais não podem se intrometer. Ora leia, É a mãe da noiva? Então, por favor, NÃO faça estas 9 coisas!
Você é a única pessoa que pode escolher a sua alma gémea. | Foto: Pedro Sifredo PhotographerOs pais são muito mais espertos do que imaginamos e têm muito mais experiência de vida que nós. Aproveite o que eles têm para lhe ensinar e lembre-se que eles só querem o seu bem. Já leu De pai para filha: a carta que ELE escreveu no dia de casamento DELA!?
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião