2020 chegou. E com ele chegaram também as nossas resoluções de fim de ano. Esta é a altura em que prometemos que vamos começar uma dieta, deixar de fumar, dedicar mais tempo à família. É a época em que acreditamos que podemos ser (e queremos ser) melhores! Porque não tentar também livrar-se de alguns maus hábitos que podem ferir a sua relação? São pequenas coisas que pode tentar mudar na sua rotina que vão mostrar à sua cara-metade que ele ou ela são o mais importante.
Temos seis sugestões para lhe fazer. Caso se identifique com alguns destes comportamentos (a que vamos chamar maus hábitos) é altura de tentar mudá-los. A ideia é tornar a sua relação ainda mais feliz. Vai ganhar mais boas recordações e mais momentos únicos.
1. Pare de meter o trabalho à frente de tudo o resto, inclusive a sua relação
Não estamos a dizer-lhe que deixe de trabalhar ou que deixe de se dedicar no trabalho (longe disso), estamos a sugerir-lhe que seja um bocadinho menos investido/a no trabalho e que concentre alguma da energia que despende no trabalho na sua relação. Está cansado/a ao fim de um dia de trabalho e não lhe apetece jantar com o seu marido ou com a sua mulher? Ou não lhe apetece fazer algo em conjunto? Se tem energia para o trabalho, tenha também para a relação. A sua cara-metade e a sua vida pessoal precisam de ser uma prioridade, pelo menos tão importante que o seu trabalho.
O que acontecerá? A sua cara-metade vai sentir-se mais vista, mais querida. E sentirmo-nos a prioridade de alguém é um sentimento único. Não quer sentir-se assim?
Leia também Como construir uma relação saudável e duradoura

2. Ver televisão não é mais importante do que conversar
O dia foi longo, está cansado/a. Não lhe apetece conversar, só quer desligar o cérebro em frente à televisão. É justo… Mas será mesmo? Será justo com a pessoa que gostaria de ter um bocadinho do seu tempo?
Leia também Saiba por que razão ver (tanta) televisão provoca Alzheimer … e não só!

3. Evite as indiretas quando estiver chateado/a
O sarcasmo tem o seu valor e há que reconhecer que uma pessoa capaz dele é uma pessoa com uma inteligência interessante, mas há alturas e alturas. Usar sarcasmo numa discussão é estratégia de quem quer ganhar a discussão. E ganhá-la não é resolvê-la. Lembre-se que na comunicação há sempre uma margem tão grande para erro que o melhor é dizer as coisas como elas são e garantir que o ouvem corretamente. Quer uma coisa? Peça-a! Não espere que adivinhem.
Leia também As 5 atitudes que deve colocar em prática para que a sua relação funcione MUITO melhor!

4. Cuidado com as redes sociais
Deixe a página de Facebook da sua cara-metade sossegada. Aquele post de uma miúda gira não quer dizer nada, mas uma conversa sobre ele é capaz de querer dizer muito, especialmente se o tom for de acusação. Evite dar conotações a coisas que possivelmente não as têm… É que normalmente quem procura, encontra, mesmo que não haja nada para encontrar…
Leia também Quão benéficas são as redes sociais num casamento?

5. Desista de fazer tudo em casal
Está numa relação e isso é lindo. É de alguma forma natural que comece a fazer férias a dois, a sair com casais amigos, a marcar jantaradas em casa. É natural e aconselhável, mas de vez em quando fuga a essa rotina. Lembra-se das suas amigas? Dos compinchas com que saía? Ligue-lhes. Faça coisas só por si. Inspire a sua cara-metade a fazer o mesmo. Mais tarde, podem conversar sobre isso.
Leia também Quão importante é a independência numa relação? Os psicólogos partilham consigo!

6. Concentre-se no que tem e não no que espera ou quer ter
Esta é um cliché, mas é-o por um (muito bom) motivo. É-o porque é verdade. Tanta da nossa energia está concentrada em atingir objetivos e chegar a metas que nos impomos para obter coisas que queremos que acabamos por (ainda que inconscientemente) descurar aquilo que já temos. Tem alguém que o/a ame incondicionalmente? Então, tem muito. Preserve!
Leia também 5 sinais inequívocos que ele a irá amar para sempre!

Não são fórmulas 100% corretas, mas pequenas mudanças de comportamentos podem gerar grandes ondas de felicidade. Vamos torcer para que seja assim. Feliz 2020!
Descubra ainda os melhores conselhos para uma relação saudável e feliz! E talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião