Viena, Zurique e Vancouver são as três melhores cidades para se viver em 2019, segundo o ranking da Mercer, consultora global especializada em saúde, previdência e investimentos que todos os anos lança o “Quality of Living Index” (devido à Covid-19, o de 2020 foi adiado).
Se acabou de casar e quer mudar completamente de cenário, estilo de vida e ficar com uma carteira mais recheada ao fim do mês, tome nota destas e outras cidades para se mudar de armas e bagagens com o seu amor. Se preferir, pode só lá passar uns tempos, porque apesar de tudo, Portugal tem muitos encantos...
Este index da Mercer surgiu com o objetivo de ajudar as multinacionais a alocarem os seus funcionários, de acordo com 39 fatores divididos em 10 categorias, incluindo ambiente sociocultural, político e económico, considerações médicas e de saúde, oportunidades educacionais e de lazer, mercado imobiliário e meio ambiente.
Para o ranking de 2019, a Mercer avaliou mais de 450 cidades em todo o mundo e as grandes vencedoras são maioritariamente europeias. Só para ficar com uma ideia, Viena (Áustria) ganha o primeiro lugar há 10 anos consecutivos. A Alemanha também está em grande, com 3 cidades entre as dez melhores - Munique, Düsseldorf e Frankfurt - assim como a Suíça - com Zurique, Genebra e Basileia - embora com posições inferiores.
"E as piores?", pergunta você! Pois, isso daria origem a outro conteúdo, mas como não queremos que morra de curiosidade, podemos adiantar-lhe que só no continente africano estão seis e no Médio Oriente três. Sobra Porto Príncipe, no Haiti.
Já deve estar super curiosa, por isso, confira quais as cidades a dar cartas, por ordem crescente.
1. Viena de Áustria
Conhecida pelos seus magníficos museus e Palácios, esta cidade é, sem dúvida, a escolha ideal para quem adora cultura. Experimente o Palácio Belvedere, a sudeste do centro da cidade.
Viena, Áustria | Photo by Jacek Dylag on Unsplash2. Zurique, Suíça
Sabia que esta cidade é muito mais que chocolates, canivetes e relógios? A maior cidade do país, situada aos pés dos Alpes suíços, também é conhecida como cidade de água. Não é de admirar. Veja a foto.
Zurique, Suíça | Photo by Ricardo Gomez Angel on Unsplash3. Vancouver, Canadá
Considerada uma das cidades mais bonitas e charmosas do Canadá, Vancouver está rodeada por mar, florestas, rios e montanhas. Ao mesmo tempo, tem uma vida urbana fervilhante. Não é por isso de estranhar que em 2011 tenha sido eleita a melhor cidade para se viver, pela revista The Economist.
Vancouver, Canada | Photo by Mike Benna on Unsplash4. Munique, Alemanha
Esta cidade alemã é conhecida pela Oktoberfest (maior festa da cerveja do mundo). Os turistas de várias partes do mundo fazem fila para experimentar os mais variados tipos desta bebida. Dizem que as cervejas alemãs são bastante mais leves que as portuguesas, por isso bebem-se e bebem-se... até não poder mais.
Munique, Alemanha | Photo by Philipp Bachhuber on Unsplash5. Auckland, Nova Zelândia
As praias da costa Oeste são de parar a respiração. Mas deixe lá, que a melhor praia do mundo está cá em Portugal. Já foi a Galapinhos? Por Auckland, experimente a praia Piha, uma das mais famosas dos arredores da cidade, conhecida por ter areia escura e ondas espetaculares para os surfistas. Dá acesso ao mar da Tasmânia.
Foto: Shutterstock6. Düsseldorf , Alemanha
Mais uma cidade alemã, no ranking. Sabia que Düsseldorf é um dos principais centros de moda da Europa? Por isso, aproveite para levar a sua cara metade às comprar. Ela(e) vai adorar mudar o guarda-roupa. Mas olhe que Düsseldorf é muito mais do que compras. É perfeita para passear, andar de bicicleta e comer bem.
Foto: Shutterstock7. Frankfurt, Alemanha
E já lá vão três na Alemanha... Desta vez, Frankfurt. A quinta maior cidade da Alemanha, com quase 750 mil habitantes, é famosa por ser a menor metrópole do mundo. Esta cidade multicultural, é a casa de pessoas com mais de 180 nacionalidades. Vivem naquelas casas típicas feitas com peças de madeira encaixadas em vários formatos. Além disso, é famosa pelos seus museus.
D.R.8. Copenhague, Dinamarca
A capital e maior cidade da Dinamarca parece ter saído dos contos de fadas, não só por causa dos seus castelos... Imagine que há lá uma estátua da Pequena Sereia, um dos contos mais famosos de Hans Christian Andersen. Em Amalienborg, podemos conhecer a história da família real dinamarquesa e ver a troca da guarda, diariamente, às 11h30 da manhã.
Copenhague, Dinamarca | Photo by Ava Coploff on Unsplash9. Genebra, Suíça
A capital da Paz foi em 2015 reconhecida como a cidade mais Feliz do Mundo. Sede europeia das Nações Unidas, do Comitê da Cruz Vermelha e de tantas outras organizações internacionais, esta cidade francófona surgiu junto ao lago Léman, ou lago de Genebra. A Jet d'Eau é um dos seus ex-libris. Esta fonte é bem capaz de ser a maior protagonista das fotos de postais de Genebra.
Genebra, Suíça | Foto: Shutterstock10. Basileia, Suíça
A cidade de Basileia é a terceira cidade suíça mais populosa, sendo muito conhecida por se encontrar na fronteira da Suíça com França e Alemanha. Para além disso, é considerada a capital cultural da Suíça, pois possui cerca de 40 museus, teatros e galerias e eventos culturais durante todo o ano.
Basileia, Suíça | Photo by Basil Samuel Lade on UnsplashSydney, na Austrália, este ano desceu para a 11ª posição, sendo seguida de Amesterdão, Países Baixos (12),; Berlim, Alemanha (13); Berna, Suíça (14); Wellington, Nova Zelândia (15); Toronto, Canadá (16); Melbourne, Austrália (17); Luxemburgo, Luxemburgo (18); Ottawa, Canadá (19) e Hamburgo, Alemanha (2o).
Sydney, Austrália | Foto via ShutterstockQuer tenha decidido fazer a vida numa destas cidades ou não, o melhor é começar por pensar onde passar a lua-de-mel. Há alguns destinos alucinantes para escolher. Se prefere algo mais calmo e zen, vá para zonas detox. Se por outro lado, as cidades são a sua paixão, temos seis destinos urbanos para si.
E talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião