A mexicana Frida Kahlo continua a ser uma referência da cultura internacional, não só porque é uma das mulheres mais importantes do mundo da pintura, como também porque se transformou num dos ícones do feminismo, cuja inteligência e personalidade foram cruciais na sua obra, dividida em mais de 200 pinturas.
Mas, sobretudo, Frida Kahlo ergueu-se como uma grande lutadora, com uma permanente capacidade de superação, motivada, em parte, pelas consequências da poliomielite e de um grave acidente que lhe custou 32 operações. Tudo isso não a fez render-se, pelo contrário: foi a chave na sua obra, uma sucessão de peças impregnadas de metáforas, fantasmas e torturas internas, regadas com criatividade que a acompanhou em todas as suas facetas da vida. Neste sentido, o seu talento combinou perfeitamente com uma figura polémica e diferente, que agarrou toda a sua vida à liberdade do seu ser. Assim, nas suas centenas de autorretratos, defendia a cultura mexicana, mostrava-se natural e não escondia nada.
Foto: Frida KahloHoje, recordamos as suas 15 frases mais célebres que, tal como a sua obra pictórica, inspiraram e inspirarão um sem fim de gerações, quer no amor, na vida social, na arte ou na introspeção:
"Pés, para que os quero se tenho asas para voar?
“Cada (tic-tac) é um segundo da vida que passa, foge e não se repete. E há nela tanta intensidade, tanto interesse, que o problema é só sabê-la viver. Que cada um resolva como puder."
"Se eu pudesse dar-te alguma coisa na vida, eu dar-te-ia a capacidade de te veres a ti mesmo através dos meus olhos. Só então perceberias como és especial para mim."
"Onde não puderes amar, não te demores."
“Podem inventar-se verbos? Quero dizer-te um: eu te céu, assim as minhas asas tornam-se enormes para te amarem sem medida."
“Ainda que tenha dito 'amo-te' a muitos, tenha tido muitos encontros e beijado outros, no fundo só te amei a ti..."
“Nada é definitivo. Tudo muda, tudo se move, tudo gira, tudo voa e desaparece."
“Amuralhar o próprio sofrimento é arriscar que ele te devore a partir do teu interior”. Foto: Frida Kahlo"Eu costumava pensar que era a pessoa mais estranha do mundo, mas então pensei, há muita gente no mundo, tem que existir alguém como eu, que se sinta bizarra e danificada da mesma forma que eu me sinto. Consigo imaginá-la, e imagino que ela também deve estar por aí, pensando em mim. Bom, eu espero que se você estiver por aí e ler isso, saiba que, sim, é verdade, eu estou aqui e sou tão estranha quanto você."
“Como sempre, quando me afasto de ti, levo comigo nas entranhas o teu mundo e a tua vida, e é disso que eu não consigo recuperar."
“Sinto que desde o nosso lugar de origem estivemos juntos, que somos da mesma matéria, das mesmas ondas, que levamos dentro o mesmo sentido."
“Quem diria que as manchas vivem e ajudam a viver? Tinta, sangue, cheiro... Que faria eu sem o absurdo e o fugaz?"
“Queria dar-te tudo o que nunca tive, e nem assim você saberia a maravilha que é poder te querer”.
“Pinto auto-retratos porque estou muito tempo sozinha. Pinto-me a mim mesma, porque sou a que melhor conheço.”
“Sinto que te quis sempre, desde que nasceste, e antes, quando te conceberam. E, às vezes, sinto que nasceste de mim."
“Pensaram que eu era surrealista, mas nunca fui. Nunca pintei sonhos, apenas a minha própria realidade"
Foto: Frida KahloFrida Kahlo era quase uma filósofa. Misturando o sofrimento e imaginação, ofereceu ao mundo algumas das peças artísticas mais importante que se criaram. Como homenagem à sua curta mas intensa vida (morreu aos 47 anos), recordamos a sua obra e as suas melhores frases para nos inspirarmos e alimentarmo-nos da sua filosofia de vida.
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião