O casamento é uma nova etapa na vida das pessoas, que traz desafios diferentes, colocando-nos em novas situações. Para muitos, casamento é também sinónimo de mudança de casa, ao deixarem o lar dos pais para construir um novo com a pessoa amada. Mas esta mudança nem sempre é fácil: entre os objetos de cada membro do casal e os presentes que receberam no casamento, existe muita coisa para organizar e que pode complicar tudo. Por isso, em conjunto com o Habitissimo, deixamos-lhe aqui algumas dicas para organizar a mudança de casa após o casamento:
Comece com tempo
Não deixe as coisas para a última hora. Pelo menos 30 dias antes, procure e contrate uma empresa de mudanças para evitar erros que possam ser prejudiciais durante o transporte. Poderá economizar e arranjar caixas em lojas ou supermercados ou comprar você mesmo plástico bolha, para embalar as coisas mais frágeis, mas no que toca ao transporte das peças economizar pode não ser a melhor opção. Deverá também fazer uma lista de tudo aquilo que precisa de levar (incluindo as coisas que receberam no casamento) e fazer um pequeno plano das coisas que podem ir juntas, separadas por divisão da casa e nível de importância de 1 a 3 (sendo que 1 são os objetos que podem ser desembalados por último e 3 são os objetos mais importantes para o dia-a-dia). Outra coisa muito importante: reveja todos os seus pertences e livre-se das coisas que não usa, como roupas ou objetos. Assim, evita andar a transportar coisas desnecessárias e que não vão ser usadas.
Veja também: Recém-casados: abrir uma conta bancária conjunta, sim ou não? Foto: FreepikAlguns dias antes da mudança
Comece a embalar as suas coisas com pelo menos 15 dias de antecedência, seguindo o esquema que criou previamente. Deverá começar pelas coisas menos essenciais e menos usadas no dia-a-dia. Outra coisa a considerar é a alteração ou criação de contratos e subscrições, como da eletricidade, água, jornais e internet. Assim, irá evitar multas por falta de pagamento e terá todas as comodidades de que precisa na sua nova casa. Caso tenham animais de estimação ou filhos, certifiquem-se de que alguém da família está disponível para cuidar deles no dia da mudança: mudar de casa pode ser uma situação muito stressante e com eles pode ser mais difícil organizar tudo.
Veja também: Prós e Contras de ter um cão no início da vida a dois Foto: FreepikO dia da mudança aproxima-se!
10 a 8 dias antes da data da mudança, separe os seus pertences de mais valor, como jóias, e também documentos. Esses objetos devem ser colocados ou numa caixa à parte ou num cofre, caso tenha um, e quem os deve levar no dia da mudança deve ser você, para evitar perdas e transtornos. Crie também um kit de emergência, com coisas básicas, como papel higiénico, alguns talheres e pratos e outras coisas essenciais para o dia-a-dia, para que consiga viver os seus primeiros dias na nova casa com tudo aquilo que precisa à mão.
Verifique também se tudo está embalado corretamente e desligue o frigorífico e restantes eletrodomésticos pelo menos dois dias antes, para que estes arrefeçam ou descongelem. Limpe-os antes de os embalar para evitar mofo, e tire foto aos fios, para depois saber como os deve voltar a conectar.
Veja também: As 10 melhores flores para decorar o seu casamento, a sua casa e a sua vida! Foto: PexelsSeguindo estas dicas, torna-se mais fácil a mudança de casa após o casamento, permitindo que o casal desfrute ainda mais desta experiência nova e se adapte à nova rotina mais facilmente!
Veja outros artigos com as dicas super úteis da Habitissimo:- 9 renovações mais baratas que o novo iPhone XS
- 8 camas dignas de revista para sonhar acordado
- Truques de decoração de casamento low-cost: diga o “Sim” com muito estilo!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião