A euforia que sentia no início da relação desvaneceu? As borboletas no estômago que sentia cada vez que a sua cara-metade chegava ou que o telefone tocava já eram? É normal e até frequente que isso aconteça. Cientistas explicam o que acontece ao nível hormonal:
os níveis de testosterona descem nos homens à medida que a relação avança. E se no princípio os dois estão cheios de dopamina e norepinefrina, com o passar dos meses as hormonas passam a ser outras. Jargões à parte, o que acontece normalmente acontece é: à medida que o tempo passa, a
intimidade e cumplicidade aumentam e o desejo ardente e a luxúria diminuem. A verdade é que a intensidade do desejo talvez não volte a ser a mesma (é o poder da novidade), mas existem pequenas formas de manter a chama a flamejar. Cumplicidade e amor são ótimas, mas de vez em quando é bom deixar a paixão falar mais alto. Hoje damos-lhe
cinco dicas que podem trazer de volta as borboletas no estômago!
1. Faça algo novo pelo menos uma vez por mês
Crie o hábito de pontualmente fazer alguma coisa nova que provoque
uma disrupção da sua rotina de casal. Pode ser algo tão simples como uma escapadinha de fim de semana. Dois dias na Serra da Estrela, no pico do Inverno, ou dois dias num turismo rural alentejano quando a primavera despontar, servem para o efeito. Mas um jantar num restaurante uma vez por semana (ao invés de a correr, na mesa da cozinha e de pijama) também é um bom começo. Durante o resto do mês, você e a sua cara-metade estarão ansiosas por aquele fim de semana que planearam ou por aquele dia que vão sair juntos. E
sabe o que é sinónimo dessa ansiedade boa? Isso mesmo, as borboletas no estômago.
Veja também:
8 dicas para que a rotina não durma com o vosso casamento: venham conhecê-las!
Foto: Pedro Filipe Fotografia
2. Use um pouco de criatividade no sexo
Família, trabalho e obrigações são sempre prioridade e muitas vezes a intimidade de um casal sofre com isso. Adiam-se as noites a dois um dia, uma semana, um mês e quando o casal dá por isso a relação "arrefeceu". O amor está lá mas falta o desejo. Rompa já com esse padrão.
Institua uma date night, por exemplo, e respeite o compromisso tanto quanto respeita todos os outros que tem na sua agenda. E no dia trate de apimentar um pouco as coisas. Pode inspirar-se no
Kama Sutra, trazer adereços (alimentares ou não), enveredar pelo caminho fantasioso do role playing ou simplesmente comprar uma lingerie nova! O importante é usar a sua criatividade para que o sexo não seja sempre “mecanizado”. Tome nota: o sexo não é central, mas I-M-P-O-R-T-A! E fica a dica: não há nada mais entusiasmante do que sentirmo-nos desejados.
Veja também:
Como manter a chama acesa depois de vários anos enquanto casados? Uma séxologa dá-nos a receita!
Foto: nd3000
3. Ofereça prendas só porque sim
Não precisam de ser caras, nem precisam de ser megalómanas. Mas se tirar uns minutos do seu dia para levar consigo para casa um mimo que você sabe que vai fazer a sua cara-metade sorrir, faça-o!
As pessoas tendem a demonstrar mais paixão quando se sentem valorizadas e apreciadas. Se a sua cara-metade se sentir valorizada, vai sentir-se bonita e confiante e, como consequência, mais disposta a reatar a paixão.
Veja também:
20 prendas que as mulheres desejam uma vez na vida
Foto: Manuel Oliveira Fotografia
4. Passe algum tempo longe
Lembra-se dos fins de semanas com amigas, das noitadas com as colegas da faculdade ou de trabalho? Das viagens impulsivas? Continue a fazê-las. A saudade tem um efeito poderoso. E
um bocadinho de mistério nunca fez mal. Estar longe de vez em quando ajuda a lembrar a sua cara-metade do quanto você faz falta. Faça algumas coisas sozinha. Crie um mundo que é só seu e não sacrifique todo o seu tempo e energia na relação.
Faça o que a faz feliz. A sua confiança, a sua felicidade e a sua atitude são o melhor afrodisíaco que pode haver. Quem não se apaixonaria por a sua melhor versão?
Veja também:
O Amor à distância é algo para si? Saiba quais as vantagens e desvantagens e como sobreviver a este tipo de relação
Foto: The Chronicles Photography
5. Alimente o contacto físico
Dê as mãos com mais frequência. Prolongue um pouco mais os
beijos rotineiros que trocam. Quando estiverem a ver um filme no sofá, aproximem-se. Passem algum tempo agarrados antes de dormir. Não deixe que a sua cara-metade se esqueça do seu cheiro e do seu toque. Há algo de estranhamente familiar nos aromas e são muitas vezes estes que ativam as suas hormonas.
Veja também:
6 atitudes que revelam maior intimidade num casal que o sexo: venham conhecê-las!
Foto: Overall Studio
Parece fácil, certo? É porque é! Experimente e avalie os resultados.
Veja também o nosso vídeo onde partilhamos consigo algumas
experiências que devem ter enquanto casal, para que tenham uma relação autêntica e plena!
[embed]
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião