É natural que, em algumas circunstâncias, todos tenhamos um pouco de ciúme, mas quando esse sentimento ultrapassa os limites pode ser um grande problema para o casal. Se o seu parceiro é muito ciumento (ou parceira, os conselhos aplicam-se a todos!), acompanhe este artigo que a ajudará a lidar com a situação.
Construa um vínculo de confiança
O ciúme é fruto de inseguranças que podem ter variadíssimas causas, como ter sido enganado num relacionamento anterior ou ter testemunhado alguma infidelidade na infância. Uma maneira de minimizar as crises de ciúmes é dar ao seu parceiro a confiança necessária para saber que o ama e que ele pode confiar em si. A sua compreensão também o ajudará a ser mais confiante no relacionamento.
Leia também: Como superar os ciúmes numa relação
Photo by Chermiti Mohamed on UnsplashSeja transparente
Se o seu parceiro desconfiar da sua conduta, a pior coisa que pode fazer é mentir ou ocultar factos, uma vez que descobri-los aumentará ainda mais a desconfiança. É sempre melhor lidar com a situação de forma honesta, a fim de evitar surpresas e futuras discussões. Se vai sair com determinadas pessoas de quem ele não gosta e não quer abdicar disso, é preferível comunicar a sua decisão previamente.
Leia também: Os 8 assuntos importantes que DEVE conversar com o seu noivo antes do casamento
Photo by NeONBRAND on UnsplashAbordar o problema
É importante fazê-lo entender que discutir não irá trazer qualquer tipo de vantagem. Ao contrário, só fará com que o relacionamento se deteriore. Por esta razão, o melhor é terem uma conversa franca sobre o assunto. Pergunte-lhe de forma delicada em que é que ele se baseia para ter esses sentimentos de desconfiança em relação a si. Expresse também os seus sentimentos e não tenha receio de abrir o seu coração.
Leia também: As 5 discussões que TODOS os casais têm durante os preparativos para o casamento
Photo by John Schnobrich on UnsplashEstabelecer acordos e respeitá-los
É importante que ele entenda que precisa de algum tempo para si e que não pode estar sempre de olho nas mensagens que ele envia a toda a hora. Talvez tenha interesse em saber mais sobre o fenómeno phubbing: o comportamento que destrói relacionamentos. Lembre-se de salientar que é importante que tenha o seu próprio tempo e espaço para compartilhar momentos com os seus amigos e familiares, e que ele deve fazer o mesmo, sem a necessidade de ambos se sentirem controlados pelo outro. Se os dois realmente se preocuparem com o relacionamento e seguirem estas regras, muitas discussões serão evitadas.
Leia também: O que esperar do Amor em 2020? Veja o que diz a Numerologia! Photo by Priscilla Du Preez on UnsplashPondere procurar ajuda profissional
Se já tentou tudo e o seu parceiro não mostra qualquer iniciativa para mudar as coisas, ou não consegue mesmo que ele tente, é hora de procurar ajuda profissional. Pode contactar um psicólogo para ajudá-lo a lidar com esses sentimentos obsessivos e atitudes negativas que o fazem sentir-se inseguro e prejudicam o relacionamento. Lembre-se de que muitos casais procuram ajuda e não precisa de se envergonhar ou hesitar em procurar conselhos profissionais para proteger a relação.
Leia também: 7 passos fundamentais para superar o medo do compromisso Photo by Joanna Nix on UnsplashLembre-se de que o diálogo e a confiança são os maiores aliados de cada relacionamento e é muito importante que lhes demos a importância que merecem para construir um casamento feliz.
Talvez tenha interesse em ler:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião