Talvez não tenha notado, mas há círculos sociais que obrigam a que os seus elementos cumpram regras, dêem muita importância às conveniências e vivam de aparências. Estes círculos estão cheios de pessoas perigosas, que acabam facilmente com qualquer tipo de relacionamento social saudável. Referimos-nos às amizades tóxicas. Sim, existem e muitas vezes funcionam de forma subtil, sem que nos apercebamos. Esses "amigos" têm uma carga negativa, estão sempre a criticar ou a chamar a atenção. Se você tiver nos seus relacionamentos alguém que a faça sentir-se mal, sem que perceba muito bem porquê, é bem possível que esteja perante a um amigo tóxico. Ele está sempre a apontar-lhe o dedo por coisas sem sentido? Então, não há dúvidas.
Já que o seu casamento está próximo, a Zankyou ajuda-a a identificar esses elementos (pouco saudáveis ao trato), para que você os exclua da sua lista de casamento.
Avançamos-lhe já que há vários tipos. Tome nota:
Mestre em bullying (mas discretos)
Este amigo não a agride física, mas sim emocionalmente, sem que você se aperceba. Como? Primeiro, ele vai marcar a sua presença com tanta veemência e assiduidade que você vai acabar por considerá-lo uma pessoa vital na sua vida: um amigo, um confidente, o ombro para chorar ... Quando ele sentir que você está cada vez mais dependente dele e já tiver marcado bem a sua posição, vai começar a desvalorizá-la e a pedir-lhe favores intermináveis. Se você fizer algo que ele não gosta, irá informá-la disso, com aquele sarcasmo agudo e doloroso. A partir do momento que ele souber tudo a seu respeito, irá usar isso a seu favor e contra si, começando com pequenas exigências, até tê-la completamente nas mãos... ou a desprezá-la.
Psicopata
Este amigo (bem) tóxico só procura ter sucesso e, para isso, vai usá-la sem culpas. O que ele quer é entrar no seu círculo de amizades, no matter what, nem que para isso tenha de fingir ser quem não é, tal como os grandes psicopatas da ficção (e da realidade). Ele fará tudo para impor a sua presença, há-de se mostrar prestável e simpático, quando na verdade é um diabo à solta. Morre de inveja de si, por isso ambiciona ser como você e regozija-se com todo o mal que lhe possa acontecer. É manipulador e, só quando já fez muito mal, é que você vai descobrir o seu verdadeiro ser.
Amargo e sem vida própria
Há muita gente que, quando não lhe acontece nada de interessante na vida, inventa histórias hilariantes sobre si mesmo para chamar a atenção de outros, pensando que eles vão gostar mais dele por causa disso. Assim é este tipo de amigo: amargo, sem vida própria e procurando incessantemente fazer da vida de alguém a sua. E é assim que este tipo de pessoa passa o dia. Está sempre colado à sua "vítima" e e em constante esforço para arranjar maneiras de a agradar. Inventa situações e prejudica terceiros, tudo o que for necessário para fazer parte do seu círculo de amizades. Cuidado!
Manipulador
Este é o pior de todos, porque é um verdadeiros ditador. Tem a capacidade especial de fazer "lavagens cerebrais" às suas vítimas, para depois fazer delas o que ele bem entender. Tenha atenção, porque este "amigo" é aquele que a quer só para ele. Assim, consegue mais facilmente moldá-la, sem interferências alheias. Para isso, costuma mentir e inventa histórias sobre os outros, só para que você julgue que só ele é que é bonzinho. Todos os outros são maus! O pior é que você acredita. Tem um amigo assim? Já cortou a amizade com alguém por causa de outro amigo? Então, analise bem onde está a "erva daninha".
Revoltado com o mundo
Todos nós nos queixamos, de vez em quando, sobre o trabalho, a política e o sistema em geral ... No entanto, há pessoas que o fazem constantemente e não encontram nada de bom no mundo. Para eles tudo está "podre", sem remédio. Ou seja, são uns pessimistas por excelência. Não quer com isto dizer que sejam más pessoas, mas têm uma áurea tão carregada, que acabam por emanar más energias por todos os poros. As teorias que este "amigo" tem da vida é tão negativa, e ele repete-a tantas vezes, que você acaba por começar a partilhar das mesmas ideias e a ficar tão pessimista quanto ele. Primeiro, o melhor a fazer é ver se consegue influenciá-lo de forma mais positiva. Mostre-lhe o que a vida tem de bom, leve-o a sítios bonitos, contrarie os assuntos negativos que ele puxar e troque-os por outros, mais "coloridos". Se, mesmo assim, não conseguir ajudá-los, leve-o um psicólogo. Agora, não se deixe ir na conversa dele. Veja lá...
Quando você detectar esses "amigos", envolva-os em papel de embrulho, deixe-os e não olhe para trás. Embora no início possa doer e você até se possa sentir mal, o tempo irá provar que só fez o melhor para si. Você não pode convidar para o seu casamento alguém que só tenha influenciado negativamente a sua vida!
... E já que vai casar, conheça as 14 reacções possíveis que as suas melhores amigas podem ter quando souberem que vai casar. Depois, é só esperar que elas lhe preparem uma bela despedida de solteira. Passe-lhes já estas cinco ideias.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião