Quer fosse algo que já desconfiasse ou uma verdadeira surpresa, é possível que se possa sentir completamente desprevenida(o) caso o seu/sua noivo/noiva – e/ou a respectiva família - lhe pedir para assinar um acordo pré-nupcial. Provavelmente até se vai sentir chateada(o) e ofendida(o), mas procure ter em conta de que se trata de algo bem mais comum do que imagina, que não acontece apenas entre celebridades e pessoas muito ricas. A verdade é que as pessoas casam cada vez mais tarde, sendo o mais provável que já tenham sólidas carreiras, imóveis, poupanças e/ou outros bens. Este facto faz com que o pedido de acordo pré-nupcial seja cada vez mais frequente.
Love and ThanksComo se preparar mentalmente para um acordo pré-nupcial
Se suspeita que lhe vão pedir para assinar um acordo pré-nupcial ou o assunto já foi abordado entre vocês os dois, há formas de se preparar mentalmente para o pedido.
Primeiro, pense que ao pedir-lhe para assinar um acordo, o seu noivo/sua noiva não está necessariamente a dizer-lhe que a(o) considera uma/um “caça fortunas” ou assumir que o vosso casamento está destinado ao fracasso. Um acordo pré-nupcial pode ser assinado por uma série de razões, não apenas por causa de dinheiro.
Makemyday Portugal WeddingsPense num acordo pré-nupcial como uma protecção para ambos, pois será possível negociar os termos em que ele será feito, assegurando-se de que está a assinar um documento com benefícios mútuos, que lhe irá oferecer também a sua segurança, já que estes acordos não têm de proteger apenas uma parte.
Por outro lado, lembre-se de que o acordo pré-nupcial será muito provavelmente apenas mais um pedaço de papel que você assinou, guardado numa gaveta e para sempre esquecido. O mais certo é que os dois tenham uma vida longa e feliz e que o vosso acordo pré-nupcial se transforme numa remota memória!
O que fazer se não quiser assinar o acordo apresentado
Se se sentir hesitante em assinar um determinado acordo pré-nupcial, procure aconselhamento legal independente. Um advogado especializado em direito de família e civil pode oferecer-lhe alguma perspectiva sobre como proceder e rever o acordo de forma a garantir que é seguro e benéfico para si, assim como para a sua cara-metade.
Luminous PhotographyQuando tiver obtido um parecer legal, pode discutir o acordo pré-nupcial com o seu noivo/sua noiva e negociar os termos que lhe dizem respeito. Nesta situação, e por maior que lhe pareça o desafio, procure separar a razão do coração. A verdade é que um casamento irá envolver muitas outras decisões ao longo dos anos que têm de ser negociadas - e está é apenas a primeira de muitas!
Pense que um acordo pré-nupcial pode tirar a pressão do seu relacionamento e demonstrar que está empenhada(o) no casamento por amor e não por dinheiro. Isto pode não soar muito romântico, mas é algo que pode diplomaticamente ser negociado sem prejudicar o seu casamento.
O que fazer se ele/ela insistir em assinar
Se depois de obter aconselhamento legal independente e discutir o acordo com o seu noivo/ a sua noiva ele/ela ainda quiser que assine o acordo pré-nupcial original, considere a procura de aconselhamento em conjunto. Ponham tudo a pratos limpos e falem acerca do acordo com um profissional que vos possa ajudar a ter uma profunda, honesta e respeitável discussão.
Love and ThanksAo submeter-se a este aconselhamento poderá perceber as razões do seu noivo/da sua noiva lhe ter pedido para assinar um acordo pré-nupcial e pode expressar as suas preocupações de uma forma construtiva. O aconselhamento é uma parte saudável do planeamento do casamento e pode ajudar-vos a compreender melhor os pensamentos de cada um e as respectivas posições. E quando souber o porquê do seu amado/a sua amada querer que assine um acordo pré-nupcial e após partilhar os seus sentimentos com ele/ela, pode vir a descobrir que, afinal, é algo que poderá facilmente tolerar.
Gloria Aguiam FotografasClaro que, se após o aconselhamento em conjunto continuarem firmes nas vossas posições adversas, então pode ter que vir a tomar uma decisão difícil. Mas a verdade é que, apesar de muitas mulheres/homens estarem inicialmente contra a ideia de um acordo pré-nupcial, encarando-o como algo insultuoso e insensível, depois de explorados e discutidos os motivos de cada um geralmente acabam por perceber que não têm nada com o que se preocupar e que este acordo até pode ser benéfico.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião