“Vamos lá, amor, faz um sorriso, que vamos tirar uma selfie para partilhar no Facebook”. Seja sincero/a, quantas vezes já proferiu esta frase ao seu namorado/a, desafiando-o para tirar uma foto, durante um jantar romântico, viagem ou simplesmente porque sim, com o objectivo de postá-la nas redes sociais? O Facebook é a "febre" dos dias de hoje e afecta gente de todo o mundo. Não faz distinção da raça, credo ou nacionalidade. As frases, vídeos ou fotos partilhadas em tempo real são a principal razão para o falhanço dos relacionamentos, de acordo com um estudo recente da Universidade do Missouri, nos Estados Unidos da América. O uso excessivo desta rede social leva à ruptura de centenas de casais por ano, conduzindo ao aumento das infidelidades e discussões. A Zankyou já lhe explicou por que os casais felizes não usam o Facebook, mas desta vez vai mais longe e explica-lhe por que razão esta rede social destrói o amor e, mais especificamente, o relacionamento.
Foto: NVStudio1. Obsessão pelos detalhes
"Ele adicionou uma foto para me fazer ciúmes." "Aquela música será dedicada a mim?". "Por que não meteste um like na minha foto?". E a lista poderia continuar. Sobretudo no início de uma relação, quando ainda estamos muito apaixonados, o Facebook torna-se numa obsessão. Tornamo-nos obsessivos com cada detalhe que o nosso parceiro posta e questionamos tudo. É isso que quer para si?
Foto: Estúdios Santa Cruz2. "Ataque" à lista de amigos
Uma das primeiras coisas que os elementos do casal tendem a fazer quando iniciam uma relação é bisbilhotar na lista de amigos do outro, tentando analisar os que têm em comum e os que não conhecem. Depois, é só ver o que estes postam e ler o seu perfil. Se vêm algum bonito/a, ficam logo inseguros. Bem-vindo à nova era de ciúme!
Foto: Estúdios Santa Cruz3. Sempre de olho no ex
As rupturas sentimentais são sempre duras, algumas pessoas até levam anos a se refazer. Se o perfil do ex namorado está ao acesso de uma clique, então nem se fala. É muito mais difícil esquecermos a pessoa amada, se continuarmos a ter acesso a tudo o que ela faz. E se esta ainda vem constantemente acompanhada de outro amor, pior ainda.
4. O início e fim são sempre de conhecimento público
Que bom iniciar um novo relacionamento! Borboletas no estômago e canções sentimentais a toda a hora. Sem falar que o estado no Facebook muda de "single" para "num relacionamento." Mas quando a história termina, o que faz? Quando é que se sente preparado/a para voltar a mudar o seu estado? Ai, que dor no coração ...
Foto: Kailua4. Troca da vida sentimental pela social
Quantos castelos no ar! Quantos likes e smiles inúteis! Quantos gifs, imagens e vídeos que marcam um tempo que não vai voltar! O Facebook drena a vida social real e transporta-nos para um mundo paralelo, claramente de ficção. Desafiamo-lo a “desligar” o social e a ligar os sentimentos. Beije o seu amor, sem estar a pensar que devia postar esse beijo. Opte por viver o seu namoro em pleno e esqueça os outros e o que eles pensam de si e do seu novo relacionamento. Vai ver que é mais fácil do que pensa!
Foto: Estúdios Santa CruzAgora que já tomou consciência do mal que o Facebook pode fazer à sua relação e a si mesmo/a guarde tempo só para si e para o seu companheiro/a. Vai ver que usufruirá muito mais da sua companhia e de tudo o que podem fazer juntos (sozinhos).
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião