Fazer amor é bom o ano inteiro. Mas dizem-nos os especialistas (e há estudos e números que suportam esta teoria) que as pessoas tendem a ter mais sexo no verão do que no inverno. Parece que «namorar no escurinho do cinema» é bom mas namorar debaixo do quente sol de Agosto é ainda melhor.

Os especialistas dizem que na estação mais quente do ano o nosso organismo altera-se, influenciado por factores externos: o calor, os dias mais longos, as horas extra de luz. Mas há igualmente factores internos a contribuir para as alterações hormonais pelas quais o nosso corpo passa: a diminuição do stress e o aumento das hormonas associadas ao estímulo do prazer, por exemplo.

Como? O sol activa a produção de oxitocina, que absorvemos através da nossa pele. E a luz do sol estimula a hipófise, facilitando a libertação de hormonas relacionadas com a actividade sexual, como a testosterona, por exemplo. No caso dos homens, a testosterona ajuda a um reforço da virilidade. O que significa isso em termos prácticos? Melhores erecções e mais desejo sexual.

Mas há mais: o calor intensifica o suor. E, ao contrário do que pensa, há um lado positivo na libertação do suor: o suor é uma fonte rica de feromonas que despertam atenção de outras pessoas. Alguma vez se sentiu inexplicavelmente atraída/o por alguém? A explicação está aqui. Como “animais” que somos, nós também reagimos – consciente ou inconscientemente – aos odores uns dos outros. É o que se chama de «atracção fatal».

Para além das explicações científicas, há ainda um outro factor determinante para o estímulo do desejo: as férias. No período em que estamos de férias, eliminamos o stress da nossa vida. Eliminamos também a rotina e as obrigações associadas à vida profissional. Não ter hora para dormir, nem para acordar, fazer o que se quer a qualquer hora, sem ansiedades demais, pode ser (e é efectivamente) muito estimulante... Em vez de investirmos a nossa energia no trabalho, podemos investi-la na nossa vida privada. E estamos muito mais disponíveis para fazer amor com as nossas melhores metades.

Numa praia paradisíaca, debaixo do edredom da cama de um hotel dos Alpes ou na tranquilidade do nosso «lar, doce lar», o importante é que faça amor. É sempre saudável!
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião