Estar em forma é importante. Não só para que se sinta bonita mas sobretudo para que se sita saudável e com energia. O período da sua gravidez não deve ser diferente. Mas durante esse tempo, o corpo precisa que se exercite de outra forma. Para a ajudar nesse processo estivemos à conversa com o Personal Trainer Pedro Cruz e trazemos-lhe hoje 3 exercícios que pode (e deve) fazer durante a gravidez para que se prepare para os nove meses que aí vêm!
Foto Momento CativoSuper-Homem em 4 apoios
«O Super-Homem, é dos exercícios mais importantes para uma mulher grávida. A lombar é das zonas mais “massacradas”, devido ao peso da barriga da grávida. Este exercício, bem controlado e realizado, irá fortalecer os músculos da lombar, protegendo esta de possíveis lesões e conferindo uma maior estabilidade à zona lombar e dorsal da coluna», explica o Pedro.
Super homem em 4 apoios. Foto Pedro CruzA premissa é simples: em 4 apoios, com os joelhos e mãos alinhadas, estique ao mesmo tempo o braço direito e a perna esquerda. Aguente a postura durante um mínimo de 3 tempos. Regresse à postura de 4 apoios e estique agora o braço esquerdo e perna direita.
Agachamento 'Sumo' com bola de Pilates
«O agachamento é dos exercícios mais importantes e funcionais, que temos hoje em dia. No agachamento dito “normal”, pode haver algum desconforto e até alguma preocupação, em relação à pressão que a barriga poderá sofrer se a pessoa grávida, descer em demasia. Assim sendo, o agachamento Sumo, aparece como a melhor variação de agachamento. Ao posicionar as pernas na diagonal, estamos a conferir mais espaço para a barriga de uma grávida, retirando assim, o desconforto/pressão que poderia haver no dito agachamento “normal”. A bola de Pilates entre a parede e as nossas costas, faz com que a nossa postura fique equilibrada e apoiada, durante toda a amplitude de movimento». Siga as recomendações do Pedro para um workout perfeito.
Agachamento 'Sumo' com bola de Pilates. Foto Pedro CruzVôos com elástico
«Terceiro, mas nem por isso o menos importante, os vôos são dos exercícios posturais mais importantes para mim. Se for realizado com pouca carga e devagar, são dos exercícios que mais estabilidade irão conferir à nossa cervical, porque trabalham os músculos “rombóides” que são os responsáveis pela estabilização das omoplatas. Este exercício, mais o Super-Homem em 4 apoios, irão proteger a sua coluna vertebral, ajudando a prevenir não só, um má postura, como problemas acrescidos tais como: contraturas musculares, cifose ou lordose acentuada (maior desgaste dos discos vertebrais), etc…», conta-nos o Pedro. E isso, na gravidez, vale ouro!
Vôos com elástico. Foto Pedro CruzSó vai precisar de um elástico para pôr à prova a postura, alinhamento e exercício.
Se há altura em que deve zelar pelo seu corpo e ajudar-se a ter uma boa postura, é precisamente na altura da gravidez. Ouça os conselhos que lhe trazemos hoje e tenha uma gravidez mais fácil e, claro, ainda mais feliz.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião