Há sete princípios que, combinados, podem ser o segredo para um casamento feliz. É científico! E quem o diz é o psicanalista John Gottman que, há anos, se dedica a estudar as interações entre os casais para perceber o que distingue um casamento bem-sucedido de um casamento que termina em divórcio. Anos de pesquisa inspiraram o livro 'The Seven Principles for Making Marriage Work' ('Os Sete Princípios para Fazer o Casamento Funcionar'). Hoje, a Zankyou resume-lhe toda a história e dá-lhe a fórmula de ouro para o seu "felizes para sempre". Anote as sete dicas!
1. Livre-se de pensamentos negativos
Esses pensamentos condicionam a sua energia e a sua energia afeta todos os seus relacionamentos e as pessoas à sua volta. Coloque o seu foco nas coisas positivas. Faça sempre questão de frisar as qualidades da sua cara-metade em vez de sublinhar os seus defeitos. E lembre-se do bom. Positivo atrai positivo.
2. Coloque-se no lugar do seu parceiro
A sabedoria popular resume: faça aos outros como gostaria que fizessem consigo. Sempre que tiver de resolver um conflito, tenha o cuidado de tratar a sua cara-metade como gostaria que ela/ele a tratasse a si.
Lei também: As 16 características que os homens procuram nas mulheres Foto: Rita Santana Photography3. Desdramatize!
Lembre-se da regra: quem procura, encontra. Não dê mais intensidade aos problemas do que eles têm. Racionalize, coloque as coisas em perspetiva e verá que será mais fácil resolver conflitos, em vez de os transformar em questões sérias.
4. Comunique
Sente-se mal com alguma coisa? Está à espera de algum tipo de comportamento da sua cara-metade? Diga-o. E seja clara. Não espere que o seu marido adivinhe sempre aquilo que quer ou aquilo que precisa. Se estiver à espera disso, vai estar a gerar falhas de comunicação e a sentir-se frustrada por não se sentir ouvida. Quer sentir-se vista, ouvida, querida? Diga-o!
Leia também: 11 tipos de abraços que dizem muito sobre a sua relação de amor ou amizade
Foto: D10PHOTO5. Melodramas? Não obrigada. Acabe com o hábito
Paixão, sim. Dramas, não! Não amue. Discipline-se para não se permitir entrar no mau hábito de criar problemas onde eles não existem. Foque-se nas resoluções e menos nas raízes dos problemas. Concentre-se no presente e no seu potencial para o futuro.
6. Pondere as palavras que diz
E faça-o com especial cuidado em situações delicadas. Tenha atenção ao tom de voz, às palavras ofensivas. Voltamos à regra número 2 (aliás, válida para tudo): fale com o seu parceiro como gostaria que ele falasse consigo.
Leia também: As melhores frases de filmes românticos para as melhores histórias de amor Foto: Louder Than Fire7. Amar é simples!
Não é uma guerra nem um concurso. Não há vencedores, nem vencidos. Por isso, não precisa de jogos de manipulação nem de se concentrar em coisas mesquinhas. Quando se ama, ama-se inteiro e quer-se cuidar da pessoa a quem nos entregámos e que se entregou a nós. Aceite a simplicidade de todo o processo.
Escolha amar. E tome essa decisão todos os dias. A sua vida é uma escolha sua. E a pessoa com que escolheu partilhá-la também.
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião