O progresso tecnológico é imparável e, daqui a alguns anos, nenhum de nós será capaz de se livrar da última geração de smartphones. Isto, porque cada vez mais as pessoas tendem a usar este aparelho para socializar. Parece estranho? Pode ser, mas a verdade é que as pessoas tendem a esquecer-se da importância da aproximação física para dar primazia à virtual, graças às redes sociais, por exemplo. E nada como ter um telemóvel para fazerem isso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Atualmente, já se veem amigos juntos no mesmo espaço, mas cada um para seu lado, a interagir no Facebook ou no Instagram. Assustador, não? Pois é, mas esta realidade já existe e até já tem um nome: phubbing que, em inglês, não é senão a fusão entre a palavra "phone" (telefone) e "snubbing" (pretensioso/desprezo).

Este termo define as pessoas que, durante os momentos de socialização, não conseguem evitar verificar e atualizar as suas atividades sociais nas páginas do Facebook, Instagram e Whatsapp. Esse comportamento é prejudicial, especialmente para a convivência dos casais. Não nos cansamos de dizer, nos nossos artigos, que a comunicação é fundamental, em especial nos relacionamentos amorosos. Se esta falha, as consequências podem ser "fatais". Sem mencionar o ciúme que pode surgir por parte de um dos elementos, que se sente posto de parte ou apanha uma conversa aleatória do namorado/a com o/a ex. São imensos os relacionamentos que já terminaram por causa das redes sociais. Eis a razão por que o Facebook arruína o amor (e o relacionamento em geral). Tome nota!

A partilha é outro dos alicerces para a construção de uma relação sólida. Pode ser a partilha de experiências ou de agrados, tanto faz. O importante é que os amigos e namorados se sintam amados, tocados e que têm sempre ali alguém para abraçar. Imagine só que há 11 tipos de abraços que dizem muito de uma relação...

O toque tem um papel muito importante na construção da personalidade de uma pessoa sã. O pior é que o phubbing leva a que as pessoas prefiram partilhar com terceiros do que com quem realmente se preocupa e se interessa por elas. Este comportamento ilógico e contraditório só contribui para o aparecimento de indivíduos mais egoístas, egocentristas e antissociais. É isso que quer ser?

As relações requerem compromisso e dedicação. Por isso, não se deve "fechar os olhos" e achar que a pessoa com a qual decidimos passar o resto da vida é um "bem" adquirido. A atenção e a generosidade nunca devem ser suficientes para mostrar um sentimento profundo, como o amor.

Certamente que não é com indiferença que se conseguirá construir uma história de amor que durará para sempre. Então, desligue o telemóvel durante algumas horas, quando estiver com o seu parceiro, e desfrute de sua companhia. O mundo virtual pode esperar. Se leu este artigo e já está a pensar em casar, pense bem se será mesmo conveniente buscar inspiração no Pinterest e no Instagram para organizar o seu casamento.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião