Este é o meu primeiro post por estes lados e espero que seja o primeiro de muitos. O desafio que a Zankyou me propôs foi construir um menu saudável. Antes de mais, eu não sou nutricionista, sou Bióloga com formação em qualidade e segurança alimentar e é esse o meu principal foco quando defino um menu, por um lado o equilíbrio do ser humano com a natureza que o rodeia e por outro, a qualidade dos produtos incluídos na proposta.
Por isso, aqui vai a minha proposta que espero que gostem, procurei construir uma proposta aberta para que cada um possa substituir algum elemento de que não goste ou ao qual tenha algum tipo de intolerância.
Menu Saudável
Antes de mais para definir um menu, seja ele qual for, este deve cumprir pelo menos três premissas:
- Respeitar um prato equilibrado (50% legumes, 25% Proteinas, 25% Grãos e Hidratos de Carbono);
- Abranger todos os principais grupos de nutrientes;
- Respeitar a sazonalidade dos produtos e a mãe Natureza.
Partindo destes principios simples, é por as mãos na massa, com ingredientes frescos e muito amor!
PixabayEntrada: Tomate recheado com mozzarella, mel e nozes
Modo de preparação:
Cortar ao meio um tomate cacho bem maduro, remover as sementes e o conteúdo deixando apenas a "parede carnuda". Numa taça misturar metade de uma bola de mozzarella picada, duas colheres de chá de mel e 4 nozes picadas grosseiramente. Colocar o preparado dentro das duas metades de tomate, levar ao forno pré-aquecido durante 10min a 160ºC, retirar e servir morno.
A opção fresca é também óptima para esta altura do ano, ou seja, servem o preparado em cru, bem fresquinho...
Porquê esta entrada?
Tomate - rico em licopeno que faz bem ao coração, assim como o amor
Mozzarella - fonte proteica que, consumida em quantidades reduzidas não incrementa significativamente o valor energético do prato e dá um sabor especial (pode ser substituído por outro queijo a gosto)
Mel - fonte de energia por excelência, é rico em compostos que fortalecem o sistema imune e além disso é uma fonte de açúcar/energia natural
Nozes - ricas em omega-3 e omega-6, acids gordos e vitamina E (podem substituir por qualquer outro fruto seco, avelã, pinhão...)
Prato principal: Puré de grão com legumes e bacalhau lascado.
Modo de preparação:
Cozam o grão apenas em água, triturem até obter um puré macio e sem grupos (não necessitam de adicionar leite ou outra gordura, basta triturarem devidamente e obtêm um puré muito macio).
PixabayCozam duas mãos cheias de couve cortada em juliana e uma cenoura ralada, durante 10min (a cozedura deve ser feita sem adição de sal), no final, escorram e salteiem numa frigideira com duas colheres de sopa de azeite virgem e um dente de alho picado.
Cozam meia posta de bacalhau alto (sem adição de sal), durante 20min, escorram e removam toda a pele e espinhas, tentando manter as lascas o mais intactas possivel.
No prato disponham 4 colheres de sopa de puré de grão, sobreponham os legumes salteados e no final disponham algumas lascas de bacalhau. Reguem com um fio de azeite aromatizado com um pouco de pimenta rosa moída.
Porquê este prato?
Porque este é o Ano Internacional das Leguminosas, cujo principal objectivo é sensibilizar a população para o seu consumo. São uma fonte de proteína de origem vegetal muito importante bem como de aminoácidos e deve ser incluída na dieta de forma a combater a obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares e cancro. Além disso, com produtos de época (as leguminosas secas podem e devem ser consumidas o ano inteiro) conseguimos construir um prato colorido em camadas e bastante equilibrado, alem de que, não necessita da adição de qualquer alimento transformado.
Sobremesa: Cerejas
Podia recomendar-vos algumas opções de "doces saudáveis" mas nesta altura do ano em que a fruta é por excelência deliciosa, sugiro-vos que partilhem uma taça de cerejas
Porquê cerejas?
Bem, desde logo porque os olhos também comem e umas cerejas vermelhas podem dar um ar requintado e muito cuidado à V/ mesa. Além disso, normalmente vêm aos pares, quem não gosta de partilhar cerejas com a sua cara-metade? E depois, bem depois é uma fruta rica em flavenoides e polifenóis, antioxidantes importantes, fibra, cálcio, ferro e vitamina C.
PixabayAcompanhamento
Sugiro um vinho tinto, rico em antioxidantes, facilitador da digestão e óptimo desbloqueado de conversa.
Para quem não consome bebidas alcoólicas, sugiro uma água aromatizada com limão e hortelã. Como fazer? Numa jarra coloquem 1L de água, 3 largas rodelas de limão e 3 folhas de hortelã... deixem repousar durante 30min e deliciem-se. Óptima para estabilizar o pH do organismo, facilita a digestão deixa um aroma fresco na boca... maravilhoso.
Nunca se esqueçam..."Love is home made".
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião