Casaram há pouco tempo? Estão agora a começar a aventura de "viver juntos"? Em qualquer dos casos, há certas decisões que requerem uma grande reflexão. Face a temas verdadeiramente sérios, o mais sensato é analisar a situação. Gostava de ter um animal de estimação? Então continue a ler este post para ter perfeita noção dos prós e dos contras de tomar esta decisão nos primeiros anos de convivência a dois. Acredite, é algo bem mais complexo e relevante do que pensa.
Veja também 8 maus hábitos que tem de largar se decidirem “viver juntos”
Foto via Shutterstock: Kar TrPró: alegra o dia
Os cães têm a capacidade de dissipar as nuvens de um dia nublado. Quando aquele ser vos recebe em casa com alegria, a querer brincar e a cheirar ao vosso redor, a sensação é de recompensa pelo dia duro que passaram. É uma sensação impagável, que lhe faz esquecer qualquer problema, inclusivamente algum problema que o cão tenha causado numa outra altura.
Contra: demasiada atenção
Os cães não são gatos, o que quer dizer que necessitam de muito mais atenção e cuidados. Um gato é muito independente, lava-se quando mais lhe convém e faz as suas necessidades no seu espaço, sem ser necessária grande aprendizagem. Pelo contrário, educar um cão é um processo longo e trabalhoso, que põe à prova a paciência de qualquer pessoa. Por seu turno, nem sempre apetece ir passeá-lo, às vezes os cães cheiram mal e sujam-se com facilidade (e nem todas as pessoas estão preparadas para banhos agitados na banheira...).
Veja também Dog Days are not over! O seu melhor amigo também tem lugar no seu casamento
Foto via Shutterstock: FCSCAFEINEPró: torna-o responsável
Apesar de não podermos comparar uma criança a um animal, cuidar de um cão pressupõe uma responsabilidade capaz de educar as pessoas que querem ter uma família. Um cão obriga a renunciar a muita coisa, a dar atenção, a desembolsar uma considerável quantidade de dinheiro e a entregar-se ao cuidado de outro ser vivo. Com esta experiência prévia, estará mais preparada(o) para o que vier, apesar de um filho ser - obviamente - muito mais sério e trabalhoso.
Contra: mantê-lo não é barato
Começaram agora uma nova vida e é normal que não vos sobre dinheiro. Por isso, se decidirem ter um cão, recomendamos a adopção (há muitos cães que necessitam de uma família) em vez de comprar. Por seu turno, e mais uma vez, o cão não se pode comparar a um filho, em nenhum sentido, mas o gasto que se tem, apesar de menor, também é significativo. Está disposta(o) a passar por tudo isto nesta altura? A verdade é que ainda são jovens e têm muitas coisas para fazer e viver, que requerem um certo esforço financeiro.
Veja também Ainda com dúvidas em relação à lua de mel? Galeria com os melhores destinos!
Foto via Shutterstock: Dean DrobotPró: sente-se amado
Quase todos os cães são uma fonte de amor. A diferença entre outros animais menos activos ou mais anti-sociais e os cães é que estes são fieis e transmitem muito carinho. Deixam-se amar e mimar e não tardam em tornar-se um membro importante da família. Um cão é uma aventura, independentemente do tamanho e da raça. E depois de algum tempo, tal como acontece com os filhos, os nossos cães tornam-se os mais belos e encantadores do mundo. São companheiros de vida.
Contra: limita-o
Nesta etapa da vida, em que a vossa convivência a dois ainda está nos primeiros capítulos, devem aproveitar para sair, viajar muito, poder ir a reuniões de trabalho imprevistas e fazer planos impulsivamente...Definitivamente, nesta idade e ainda sem filhos, é o momento ideal para desfrutarem da companhia um do outro, em qualquer parte e sem limitações de nenhum tipo. Um cão é um companheiro maravilhoso, mas por vezes não é permitido em muitos alojamentos, condicionando, por exemplo, qualquer viagem ou estadia. Na Zankyou acreditamos que terão tempo para acolherem animais de estimação em casa. Agora o tempo deve ser vosso, para poderem ainda viver com improviso.
Veja também 15 coisas que um casal deve fazer junto ao menos uma vez na vida!
Foto vía Shutterstock: HalfpointPró: sente-se protegido
Um cão faz-lhe companhia quando não tem ninguém ao seu redor. Em terríveis noites de tempestade, um animal como este oferece-nos protecção apenas com a sua presença. Para além disso, sempre que tivermos medo ele estará ali, ao nosso lado, para nos acompanhar e deixar-se abraçar. Até o cão mais pequeno sabe enfrentar qualquer intruso, pelo que nos dá segurança.
Contra: criam dependência
Se tem um cão, será muito difícil de largá-lo. A companhia de um animal é tão maravilhosa que não irá suportar a sua ausência por muito tempo. Apesar de parecer um pouco insensível, as famílias que perdem um animal de estimação normalmente adquirem outro o mais rapidamente possível, para preencher o vazio. Por isso, no caso de gostarem de animais, quem sabe se não seria melhor esperarem um pouco mais para passar por tudo isto. Ter um cão é um contrato vitalício que assinam inconscientemente. Para além disso, é melhor começar esta aventura depois dos filhos crescerem, quando um cão já não representar nenhum perigo.
Veja também 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos
Foto via Shutterstock: Syda ProductionsJá se decidiu? Um cão é um animal de estimação, mas é também um amigo. Procure começar esta amizade quando estiver preparada(o). Se para si o início da convivência a dois é tranquilo, perfeito! Mas analise todas as situações antes de dar este passo. Um cão é um ser vivo incrível e merece todos os cuidados e muito carinho.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião