Qual é o melhor momento para ter o primeiro filho?

Hoje damos-lhe dados e desmontamos mitos para que esta grande decisão dependa única e exclusivamente de si e do seu parceiro de vida

Cada casal tem uma determinada forma de ver a vida, que geralmente define todas as decisões vitais importantes. Ter filhos é uma delas e depende muito do momento em que ambos se encontram, da duração da relação ou da idade dos implicados. Por isso, hoje vamos abordar este tema, não com certezas ou conselhos diretos, mas com respostas e esclarecimentos a afirmações ou perguntas que muitas vezes invadem as mentes das mulheres em relação aos filhosrevelando-lhe algumas coisas importantes que deve ter em conta e desmontando mitos, para que esta grande decisão dependa única e exclusivamente de si e do seu parceiro.

"A minha mãe na minha idade já tinha dois filhos..."

Quantas vezes lhe passa esta frase pela cabeça? Mas tem de pensar que eram outros tempos. Sim, é verdade, não é uma frase cliché. Hoje em dia tudo é diferente. Os jovens ainda vivem uma instabilidade económica motivada pela crise e que, infelizmente, veio a comprometer a existência de equilíbrio nas suas vidas. Ainda hoje se sofre da precariedade laboral, de preços de casas demasiado elevados face à média de ordenados, etc. Tudo isto contribui para que os jovens adiem a construção de uma vida familiar própria. Para além disso, há uma outra questão muito importante e que influencia a maternidade mais tardia: o aumento de jovens mulheres universitárias e trabalhadoras, em relação à época dos nossos pais. Por fim, há ainda a acrescentar a existência de um novo conceito de vida, que deriva da agitação da rotina, da importância do trabalho e da necessidade de desfrutar de cada momento para desconectar do dia-a-dia. As crianças, portanto, chegam mais tarde.

Veja também: Dicas para conciliar o trabalho com a chegada de um bebé

Guardar
George Rudy Foto vía Shutteratock: George Rudy

"Eu não sinto o apelo da maternidade, mas... e se passa a idade de ter filhos?"

Esta pergunta remete-nos, para já, a um conceito um pouco machista, embora seja feita pelas próprias mulheres. A verdade é que uma mulher não precisa de ter filhos (ou marido!) para ter uma vida plena. Se não sente o "apelo", não sente. De qualquer forma, em termos biológicos, é também importante ter noção de que é possível ter filhos aos 40 anos  - e que são cada vez mais as mulheres que são mães pela primeira vez nesta fase das suas vidas. Claro que as possibilidades de engravidar vão diminuindo: aos 20 anos são de 25% em período de ovulação, baixam para cerca de 15% na casa dos 30, a uns 8% aos 35 e cerca de um 3% quando se ultrapassa os 38 anos. Mas a gravidez acontece e, com os avanços da medicina, tudo corre bem. Por isso, pressas, não. Ter filhos não é como comprar uma casa ou decidir viver junto com alguém. É uma decisão para a vida e não dá para voltar atrás.

E se não quiser ter filhos, leia o nosso artigo "Eu não quero ter filhos": argumentos para entender mais e julgar menos" e lembre-se de que é um direito seu!

Guardar
Africa Studio Foto via Shutterstock: Africa Studio

"Quero que o meu filho tenha pais, não avós"

Ok, até pode fazer sentido. Não queremos estar demasiado velhos quando ainda temos filhos muito pequenos, que nos sugam a energia e nos exigem um esforço físico e mental que vai diminuindo à medida que avançamos na idade. Queremos que tenham um pai ou uma mãe com quem brincar, sem o risco de o dia acabar nos Cuidados Intensivos. Mas os 30 ou 40 anos de hoje nada têm nada a ver com os de antigamente. Aliás, se formos ver bem, os adultos que se encontram nestas idades parecem filhos das pessoas que tinham a mesma idade há uns anos atrás (dê uma vista de olhos numa foto dos seus avós, ou até mesmo dos seus pais, e vai entender). O espírito, o estilo, as ambições...Tudo isto contribuiu um "prolongamento" da juventude e um melhoramento geral, quer por dentro ou por fora. Para além dos avanços tecnológicos e das práticas de lazer mais saudáveis, que aumentaram a esperança média de vida. Por isso, ter um filho aos 35-40 anos não é um disparate, nem sequer é egoísta, pois os seus pequenos vão poder desfrutar dos seus pais como se estes fossem ainda dois miúdos.

E se quiser casar aos 40 ou aos 50 anos, também o pode fazer com a mesma alegria e felicidade como se estivesse a casar com 20. Leia o nosso artigo com sugestões de Vestidos de Noiva para noivas com mais de 40 anos: o look completo!

Guardar
altafulla Foto vía Shutterstock: altafulla

"Não sei se hei-de esperar alguns anos ou tê-lo já"

Biologicamente, a idade perfeita para se ter filhos é entre os 20 e os 25, mas esta decisão vai muito mais além da ciência. Digamos que depende da pessoa, do casal e do momento que se está a viver. Claro que se não se importar de superar rapidamente etapas vitais e unir a sua adolescência à construção de uma vida familiar própria, o ideal é que tenha o seu primeiro filho por volta dos 25 anos, após a Universidade (se a frequentou) e já com um trabalho que lhe permita alguma estabilidade. Se, pelo contrário, considera que os 20 anos são para desfrutar com o seu parceiro/parceira e com amigos, viajando e vivendo múltiplas experiências, espere mais um pouco e tente a sorte aos 30 (lembre-se, vai desde os 30 aos 39 anos).

Veja também: 20 experiências que deve ter com o seu parceiro antes de ter filhos
Guardar
jujikrivne Foto vía Shutterstock: jujikrivne

Cada pessoa deve ter em conta as suas inquietações, os seus receios, dúvidas e incertezas. Mas nunca deve ceder a pressões sociais! Ter um filho não é um capricho, deve chegar no momento certo. Descubra qual é o seu e aproveite bem a construção da sua nova família.

Se gostou deste post veja também:

 

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.