O primeiro aspeto a ter em conta enquanto marido e mulher (ou como casal que partilha uma vida e, em consequência, gastos) é a sensatez. É verdade que o lado mais emocional nos encanta, mas uma relação implica uma grande quantidade de inteligência e características práticas, de modo a alcançar uma base sólida que sobreviva aos eventuais problemas que possam surgir. Esta estabilidade e segurança está fortemente relacionada com as condições económicas e pragmáticas do casal. Neste sentido, centramo-nos nos carros. Querem comprar um automóvel em conjunto? Hoje, partilhamos com vocês alguns conselhos que vos ajudarão a não colocar a "pata na poça".
Precisam de um carro?
É verdade que viagens longas dentro do País de residência são facilmente conseguidas quando se tem veículo próprio. Contudo, existem sempre alternativas (mais económicas), como os transportes públicos, que podem ajudar bastante e, simultaneamente, evitar um gasto dispendioso a comprar um carro, que, por sua vez, implica tantos outros gastos como a sua manutenção. Na cidade, ter um carro não é assim tão necessário como julga, pois os transportes públicos das grandes cidades funcionam com eficácia e regularidade. Assuma um espírito ecológico e considere, também, apostar em carros elétricos ou disponha também dos serviços do Taxi, Cabify ou Uber para emergências.
Se, por acaso, vive numa local consideravelmente mais pequeno, convidamo-la a experimentar as maravilhas da bicicleta, tal como fazem os citadinos de muitas cidades europeias, nomeadamente Amesterdão, Copenhaga, Hamburgo... ou a caminhar, como forma de se deslocar. Assim, contribui também para a redução da poluição e motiva o exercício físico. Precisa mesmo de um carro? Quem sabe se pode aplicar esse dinheiro numa coisa mais importante...
Leia também: Comprar ou alugar casa? As dicas para escolherem a vossa primeira casa em comum Foto via Shutterstock: Ditty_about_summerTamanho do veículo
Algumas pessoas consideram que o seu primeiro carro deve ser grande. Porquê? Devido aos filmes, às publicidades e aos complexos. Antes de se centrar no dilema do carro e do seu tamanho, o mais importante é usar a cabeça racionalmente e saber a situação em que se encontra. Deve ter em conta diversas questões: têm filhos? Ponderam tê-los já? Têm garagem? De momento, são apenas vocês os dois. Tentem, primeiramente, adaptarem-se à vossa vida enquanto casal e comecem pelo início.
Têm toda uma vida para comprarem esse grande carro que desejam e que permita deslocar toda a família (cão e gato incluídos) e gastar, igualmente, em combustível - o que corresponde a um grande gasto. Para além disso, o tamanho do carro, em algumas circunstâncias, está, também, relacionado com o preço, pelo que não sobra muito dinheiro depois. Os inícios podem ser complicados.
Leia também: 4 questões sobre dinheiro a esclarecer antes de casar Foto Shutterstock de Jacob LundPreço do carro
Numa sociedade como a que vivemos atualmente, a vontade comprar artigos desnecessários começa a ser uma constante. Por esta razão, muitos casais acreditam que o seu carro deve ser o melhor lugar do mundo, quando ainda não apresentam uma estabilidade económica. Para além disto, estes carros caros podem trazer gastos maiores adicionais em reparações, assim como, no seu consumo.
A geração millennial tem tido menos sorte do que a geração anterior e, na maioria dos casos, não estão em posição de gastar tanto sem necessidade. Devido à sua tenra idade, estes jovens não pensam no que é necessário para encarar um gasto destas características. Tranquilos! O carro com que sempre sonharam há-de chegar eventualmente!
Leia também: Recém-casados: abrir uma conta bancária conjunta, sim ou não?
Foto via Shutterstock: Nejron PhotoRealidade
Sugerimos que analisem a vossa situação atual e pensem em qual será a melhor opção para vocês. A segurança é muito importante e, por esta razão, não aconselhamos a comprar o carro mais barato e pequeno que encontrar no mercado. Os extremos nunca trazem muitos benefícios, pelo que devem optam por um carro que cubra as vossas necessidades diárias e que sirva para se deslocarem para um local longe da rotina. Um carro entre o pequeno e o intermédio é o ideal para os primeiros anos de casamento: um carro que não gaste demasiado e cuja marca seja de confiança. Informem-se bem! Para além de tudo isto, aconselhamos, também, que aproveitem os meios de transportes públicos!
Leia também: Casais com ideais políticos opostos: será possível? Foto via Shutterstock: kievstockO futuro
O futuro é incerto para todos os casais. A situação de uma família varia e, por isso, é necessário tomar decisões práticas. Comprar um carro maior e que custe mais é algo que poderá vir a acontecer se, por sorte, a vossa situação financeira melhorar!
Leia também: As diferenças entre o amor adolescente e o amor adulto Foto via Shutterstock: Andrey YurlovComo conselho final, dizemos para não se deixarem levar pelo que vos parece mais prático no momento!
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião