Jane Austen é a autora de Orgulho e Preconceito, uma das grandes obras da literatura que se destaca por nos oferecer um enredo desenhado com precisão cirúrgica, assim como pela bofetada que inflige ao sistema de valores antiquados dos séculos XVIII e XIX.
Por isso, a escritora não é "apenas a autora" deste e de tantos outros grandes clássicos (Emma, Sensibilidade e Bom Senso...), mas conseguiu posicionar-se como uma das mulheres mais importantes da história, quer pelo seu nível artístico como pelo seu incomensurável valor como mulher muito à frente do seu tempo.
Foto: Jane Austen, 1775Para honrar o seu nome, recordamos hoje 15 das suas frases mais célebres e inspiradoras extraídas dos seus livros.
1. Pense apenas no passado se as suas lembranças lhe derem prazer.
2. Quando gostamos de alguém, cedemos frequentemente aos seus pedidos sem ser necessário que nos convençam com argumentos.
3. A vaidade e o orgulho são coisas diferentes, embora as palavras se utilizem frequentemente como sinónimas. Uma pessoa pode ser orgulhosa sem ser vaidosa. O orgulho tem mais a ver com a nossa opinião sobre nós próprios; a vaidade com o que gostaríamos que os outros pensassem de nós.
4. Há pessoas que quanto mais fazemos por elas menos elas farão por elas próprias.
5. Aqueles que não se queixam nunca se compadecem.
6. A amizade é sem dúvida o melhor bálsamo para a dor da desilusão amorosa.
7. Sabe perfeitamente que a minha opinião não teria nenhum peso em si, a não ser que eu apoie os seus desejos.
Anne Hathaway interpretando a própria Jane Austen no filme 'A Juventude de Jane'8. Existe tanta gratidão e vaidade em quase todas as afeições que é perigoso abandoná-las à sua sorte - todos podemos começar livremente, uma ligeira preferência é bastante natural, mas são poucos os que têm coração suficiente para amar sem receber alguma coisa em troca.
9. Não há nada no mundo que eu não fosse capaz de fazer por aqueles que são realmente meus amigos. Não tenho a menor noção de amar as pessoas pela metade. Não é a minha natureza.
10. A distância não é nada quando existe um motivo.
11. Não mude, por consideração a uma pessoa, o valor dos princípios e da integridade, nem tente convencer-se ou convencer-me de que o egoísmo é prudência, nem que o facto de não ter consciência do perigo lhe garante a felicidade.
12. A ironia é a únião de verdades contraditórias para criar uma nova verdade sorrindo ou rindo. E confesso que, se a verdade não se diz com um sorriso, eu considero-a falsa e uma negação da natureza humana em si mesma.
13. As pessoas mudam tanto que há sempre algo novo para descobrir nelas.
14. Muito poucos temos coração suficiente para nos apaixonarmos de verdade sem que nos dêem asas.
15. Os absurdos deixam de o ser quando são ditos de forma atrevida por pessoas com sensibilidade.
Keira Knightley no papel de Elizabeth Bennet. Foto: 'Orgulho e Preconceito' Emma Thompson e Kate Winslet nos papéis de Elinor e Marianne Dashwood. Foto: 'Sensibilidade e Bom Senso'Estes livros mudaram a vida de muitas pessoas. As suas frases lançaram as bases do amor pela leitura e semearam uma nova filosofia de vida. São citações sábias que incentivamos a recordar.
Veja também as As 30 frases mais inspiradoras de Marilyn Monroe.
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião