"Mais do que qualquer feriado, esta era a celebração que eles mais ansiavam ao longo do ano", escreve Ana Ribeiro, para nos enquadrar num apaixonante editorial concebido pela Bakewell e eternizado pelo trabalho da White Valley, que nos remete a uma altura do ano em que tudo é especial: a época das vindimas.
Foto: White Valley"Todos os anos, desde que tinham memória, a família convidava toda a gente da região para se juntar na vindima,", continua, referindo-se a esta época singular que ainda hoje se vive em Portugal, um verdadeiro marco da nossa etnografia, que em tempos passados era vista como uma autêntica celebração, em que se reuniam famílias e amigos para trabalhar ao som dos ranchos folclóricos que percorriam as terras em jeito de cortejo.
Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White ValleyE se, em muitos casos, a tradição "já não é o que era", esta tradição das vindimas continua a manter-se, apesar de ter contornos diferentes do antigamente. Sobretudo numa das nossas mais belas regiões, detentora de uma paisagem única e os melhores vinhos do mundo: o Douro.
É naquela região que, no final do verão e início do outono, se preparam as cestas para receber os cachos, que são depois transportados para os lagares, onde as uvas são pisadas, a fim de se produzir o vinho. Ainda hoje se alegram os caminhos, inundam-se os campos de gente, reúnem-se famílias e animam-se as aldeias com festas. Ainda hoje se vivem as vindimas, "onde as crianças participam de forma entusiasta e feliz", como diz Ana Ribeiro, referindo-se à alegria dos mais pequenos, envolvidos num trabalho que, para eles, é por si só uma festa, uma oportunidade para ajudar, correr, rir e brincar, em pleno contacto com a Natureza e com o de melhor que ela nos dá.
Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley"Após o trabalho árduo, juntavam-se todos na propriedade para apreciarem o pôr do sol e celebrarem o final do dia de colheita num fabuloso baile, com os sabores mais ricos e as cores mais bonitas da estação.", remata Ana Ribeiro, numa perfeita introdução ao que este editorial a seguir nos inspira.
E é assim que nos transportamos, agora, para o ambiente de um piquenique informal, com uma decoração já inserida na estética outonal, onde se destacam os tons quentes da estação, as suas flores e frutos, que enquadram primorosamente os momentos de um encontro de afetos, sorrisos e cumplicidade.
Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White ValleySobre a mesa, os sabores da estação que deliciam só com o olhar e que se inserem na identidade visual adotada, ao mesmo tempo que saciam os paladares mais exigentes. A acompanhar, o néctar dos deuses, que afinal dá mote a todo este cenário.
Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White ValleyOs looks propostos para a ocasião inserem-se no casual chic, personificando o charme e elegância da estação e combinando as cores que a caracterizam, em especial o vermelho, que contrasta com o verde do ambiente circundante. Para complementar, jóias em dourado e uma maquilhagem discreta, em tons terra.
Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White Valley Foto: White ValleyE assim nos perdemos na beleza de um editorial que é inspirado numa tradição, mas que invoca a modernidade, envolvido no bom gosto da elegância e no requinte que emana da própria simplicidade que caracteriza os momentos felizes que vivemos em família, quer seja num piquenique após as vindimas ou durante... um casamento!
Créditos
Produção& Cake Design: Bakewell | Direção Criativa & Decoração: O Filho da Rosa | Vídeo & Fotografia: White Valley | Cabelo: Diogo Cerqueira | Maquilhagem: Daniel Vaz | Styling: Sara Cardoso | Jóias: Sofia Calvário| Mantas: Burel | Vinho/venue: 1000 Curvas | Roupas: Lúcia Sousa Fashion Store | Louças: Sanimaia | Pão: Mademoiselle Porto | Óculos de sol: Casa dos Óculos Lousada
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião