Yolanda Tati abriu-nos as portas do seu coração e contou-nos a sua história de amor, como foi o processo do casamento e finalmente o grande dia. Além disso, deixou ainda em "suspense" novidades que estão para chegar. Confesso que foi uma verdadeira delícia ouvir o entusiasmo e paixão na voz da Comunicadora e Criadora Digital ao contar-nos tudo!
Vamos juntos?
Casamento Yolanda Tati e Marco. Foto: Miniavailable
Zankyou: Queremos saber como se conheceram! Pessoalmente, tenho a teoria que existe uma certa magia e uma pequena conspiração do universo para que se conheçam duas pessoas que estão destinadas para tal e a Yolanda veio alimentar a minha crença.
Yolanda Tati: Especificamente, 14 de Outubro de 2017, numa "housewarming party" de uns amigos que tinham acabado de comprar a primeira propriedade. Ela andou comigo no secundário e ele era colega do Marco, também ele italiano. Nenhum de nós tinha vontade de socializar esse dia. Aliás, a Raquel, madrinha do Leonardo (filho atual de ambos) veio buscar-me a casa nesse dia, depois de eu ter recusado várias vezes. Estava numa época bastante desgostosa da vida e inclusive esse dia não tinha mesmo vontade de estar com ninguém, mas lá foi ela. - Estão a ver o universo como eu, certo? - Na festa havia uma pessoa com a mesma pouca vontade de socializar que eu, o Marco. Esse facto fez com que nos juntássemos e começássemos a falar sobre temas bastante desinteressados, mas que nos chamou a atenção um ao outro. As horas passaram e no fim da festa surpreendeu-nos como isso aconteceu. Não foi amor à primeira vista, mas foi certamente amor à primeira conversa.
Zankyou: Como e quando foi o pedido de casamento?
Yolanda Tati: Na altura em que nos conhecemos houve outra coisa que nos uniu: fazíamos anos no mesmo dia, 9 de Novembro. Nessa própria noite marcamos uma viagem juntos para os nossos aniversários, os nossos anos e foi incrível! A conexão era real e a magia aconteceu - conta-nos recordando o momento entre risos inocentes Yolanda. O pedido de casamento surgiu então no dia 9 de Novembro de 2019 no Japão, 2 anos depois.
Yolanda Tati: Estávamos num "ryokan", aqueles alojamentos típicos do Japão incríveis com serviço a todas as horas, com instalações maravilhosas, como as termas e comida "sushi" (verdadeiro) delicioso! Passávamos o dia todo de Kimono e foi mesmo assim vestidos que o Marco à meia-noite de 9 de Novembro me fez o pedido. "Yeyyy!" - grita entusiasmada. Yolanda conta-nos também que o pedido de namoro tinha sido no mesmo 9 de Novembro e que a partir de pedido de casamento, decidiram que já não iam celebrar mais coisas nesse dia.
A Yolanda considera que ambos se complementam e equilibram um ao outro. Afirma-nos convicta que a relação deles é descrita pela existência de maturidade, ponderação, equilíbrio, generosidade, pela entrega, cumplicidade e empatia. Estas características estiveram presentes nas passagens do texto da cerimónia durante o ritual realizado no grande dia. Consideram-se a prova da necessidade do equilíbrio (e sucesso).
https://www.instagram.com/p/CnumazpL6Mo/?hl=en
Zankyou: Como ocorreu a organização do casamento?
Yolanda Tati: A organização do casamento foi um pouco complexa, bastante intensa nos últimos meses e demasiado descontraída no início, diria. Como foi à distância foi muito à base da confiança, já que não víamos, nem conhecíamos nada e tivemos que confiar. Foi um exercício importante porque a confiança realmente é complexa, mas é necessária em todos os passos que damos na vida, especialmente a dois e o facto é que tudo correu bem! No último mês tive o meu olho a tremer ligeiramente - ri divertida - mas foi mais devido ao facto que eram tantas pessoas, viagens, bilhetes, malas perdidas, qualquer coisa podia ter sido um drama. Tínhamos todos os transportes: carros em cidades de super trânsito como Luanda, aviões, barco porque casamento numa ilha e a meteorologia duvidosa, mas nada, absolutamente nada aconteceu!
Yolanda conta-nos que as escolhas não foram demasiado difíceis porque eles simplificaram várias delas. Eles decidiram acreditar que o que surgisse pela pessoa encarregada seria o melhor, seguindo diretrizes que os noivos tinham dado, como o facto de querer tudo em branco e verde (referindo-se às flores, por exemplo). Mais uma prova de que decidiram confiar e dedicar mais tempo à logística dos convidados. Como escolha mais fácil confessa que, sem dúvida, foi a do fato do noivo, que comprou uma semana antes, facto que a deixou um pouquinho nervosa, mas que confessa que foi acertada, já que ele estava muito bonito! Confiar, sempre!
Zankyou: Organizaram tudo sozinhos ou tiveram ajuda?
Yolanda Tati: Tivemos uma Wedding Planner, A Elizabeta, proprietária do espaço onde alojamos as nossas famílias, foi fundamental para toda a organização do nosso casamento. Ela para além de ser uma amiga, irmão de um amigo nosso é "manager" do Villa Neptunus, um espaço super conhecido no circuito mais discreto de artistas, tal como Pierce Brosnan, a Naomi Campbell ou a actriz de Emily in Paris para viver uma experiência italiana autêntica, fugindo do movimentado Capri. Como está bem conectada, ela foi o nosso braço direito já que nos recomendou músico, local, florista e vários outros profissionais. À parte houve outras situações que procurei, mas a maior parte foi com a grande ajuda da Elizabeta.
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Zankyou: Houve tema de casamento?
Yolanda Tati: Não tivemos tema de casamento porque achamos que isso fez com que conseguissemos, um ambiente mais elegante e sóbrio. Queria sim, uma paleta de cores de branco e verde para contrastar com o mar. O que sim pedi foi para que os homens fossem todos de "smoking", cores escuras e que as minhas "bridesmaids" fossem de preto também. Ou seja, a "vibe" foi muito “elegant chic italy”, “el padrino vibes” - categoriza Yolanda com uma voz doce - muito "power" de este estilo mas não havia um tema concreto.
Yolanda confessa que durante vários anos foi coleccionando material no Pinterest cheio de flores, cores mais vibrantes e que mais tarde, passou por uma época de colectar inspirações boho chic. Ao longo dos anos, praticamente foi usando as mesmas, até para festas na sua casa e que acabou por perder a graça, pelo que, chegada a data do casamento quis optar por algo mais simples, por um preto e branco. Entre risos, a comunicadora confessa ainda que se “chateou” um pouco ao ver a inspiração de casamento da Sofia Richie, que seria a mesma, mas entendeu que apenas coincidiam em gostos e reforçou ainda mais a sua vontade e ideia.
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Zankyou: Como foi o grande dia?
Yolanda Tati: Qualquer relato ou descrição do dia vai ser falhada porque foi mesmo incrível. Só quem teve lá e viveu sabe, estávamos todos numa mesma frequência de amor inexplicável. Vivi tudo intensamente. Fui surpreendida, surpreendi. - com entusiasmo, continua a descrever - Qualquer lado que eu olhasse tinha um sorriso de cumplicidade, um olhar, uma dica…! Aquela frase daquela música, os instrumentos que tínhamos… tínhamos saxofone, tínhamos piano, tínhamos voz, tínhamos várias vozes - eleva a voz entusiasmada - tínhamos, “epa”, coreografias… - respira e recomeça - eu tinha amigos do infantário com os meus amigos da faculdade, com os meus tios de Angola, com a minha melhor amiga dos Estados Unidos…ai… - suspira - Incrível, incrível, não dá nem para explicar. A minha família é muito tradicional e sempre foi suposto casar antes de ter filhos, mas ter lá o Leonardo foi simplesmente mágico e especial.
Yolanda Tati: Lá aconteceram coisas que ainda não posso revelar, mas … que em breve saberão - deixa escapar com sorrisos - houve, de facto, segredos que ficaram guardados entre 80 pessoas, 80 almas, por tanto foi mesmo muito bonito e mágico.
Yolanda Tati: É claro que já fizemos um remake aqui em casa, uma festa incrível, festa de quintal angolana com a "moamba com pizza"! - Yolanda volta a entusiasmar-se ao contar-nos sobre todas as variedades de comida italiana servida no casamento e afirma que estava deliciosa.
Além disso, comenta-nos que no casamento, contaram ainda com uma banda napolitana, com a que realizaram um flash mob, onde se juntaram os convidados que usaram utensílios, como instrumentos. Confessa que foi maravilhoso ver italianos e angolanos a juntar as suas culturas e conviver como um só.
https://www.instagram.com/reel/Cs8MCXkv1Ml/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Zankyou: Mudaria alguma coisa?
Yolanda Tati: Não mudaria nada. Foi um milagre do amor e da existência do universo. - A Yolanda é das minhas.
Zankyou: Onde passaram a lua-de-mel?
Yolanda Tati: Infelizmente cancelamos a mesma, porque a pessoa que ficava com o nosso filho, teve um problema de saúde. Íamos para Nova Iorque para fazer o circuito do Jazz mas, eventualmente, estou a contar porque vai acontecer, sem dúvida!
Zankyou: Recomendam os vossos fornecedores? Conte-nos um pouco os vossos serviços escolhidos!
Yolanda Tati: Sim, a Villa Neptunus com a Elizabeta, sem dúvida, ela conhece tudo lá. Acabamos por casar na Villa Encanto por questões meteorológicas. Tinhamos uma estrutura acristalada rodeada de natureza, com uma vista maravilhosa sobre o mar. A Elizabeta foi quem nos marcou tudo. O fotógrafo foi o Miniavailable, ele é absolutamente incrível, aliás, eu sou incapaz de escolher as fotos e por isso, partilho com vocês o álbum inteiro para poderem vocês fazer isso. - ri. - O Duarte é super dedicado e presente. Ele fez-nos uma reportagem super completa de três dias, onde inclui o primeiro dia de welcome party, onde já íamos deitando a ilha abaixo - confessa divertida. - onde eu apareci com um chapéu de plumas gigante, com um look mais sóbrio mas lindíssimo, vestido da Moulage e casaco da Cody Brand porque esse chapéu fazia “tuuuudo”! Vocês destacam bem esse "look" desse dia - pede-nos super entusiasmada e igualmente divertida - porque foi referência, aliás, julgo que já tenha inspirado até outras noivas, tal como eu mesmo me tinha já deixado inspirar. Depois tivemos o dia do casamento, os preparativos, onde ele captou absolutamente todos os momentos e no dia seguinte tivemos o "brunch".
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Yolanda Tati:O meu vestido foi desenhado pelo Nuno Abrantes, aliás, o meu não, os meus vestidos. O primeiro vestido contava com mangas bufantes, tinha uma assimetria, as mangas tiravam-se e ficava um vestido totalmente diferente.O segundo vestido era uma continuação desse vestido. Aliás, o Nuno fez vários vestidos que eu inclusive vesti antes e publiquei no meu instagram, para mostrar este caminho até ao vestido perfeito. Todos, às tantas, já não sabiam se esses seriam os meus vestidos ou não! Steve Madden eram os sapatos. Os meus acessórios eram da Cata Vassalo, ela criou tudo personalizado para mim. Tinha a coroa com a minha "black rock" a combinar com as minhas damas de honor. Sabem aquela música "Black is the color"? - questiona e continua com observações sobre a mesma - Tem a ver com a força do preto, com a sua simplicidade, com a sua independência, com a elegância e para mim, particularmente, guarda relação com o facto que eu sou "black", a minha história é "black", "my love is black" - afirma orgulhosa Yolanda - em fim, foram incríveis! A Cata Vassalo merece um destaque incrível, ela ainda costurou as plumas no meu chapéu e ainda fez um acessório para a cabeça com uma pedra negra, tudo lindo que podem ver nas fotos. E ainda fez também o chapéu da minha mãe.
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Yolanda Tati: E é isso, quero agradecer esta entrevista também e elogiar o vosso trabalho que acompanho há anos e amo muito, muito, muito!
Da parte de toda a equipa da Zankyou Portugal um muito obrigada por partilhar a história e ajudar-nos a inspirar tantos outros casais. Pessoalmente, eu Cristiana, que tive o gosto de ouvir-te a contar a tua história com esse entusiasmo, doçura, serenidade, humildade e com uma tremenda felicidade em cada palavra, só posso agradecer e desejar a maior felicidade do mundo e ter a esperança que nos encontremos mais vezes, neste maravilhoso caminho que é a vida!
Casamento Yolanda Tati & Marco. Foto: Miniavailable
Yolanda Tati & Marco: amor à primeira conversa
30/06/2023
Contacte com as empresas mencionadas neste artigo
Cata Vassalo
Véus e outros acessórios
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião