De certeza que você já sonhou com a cerimónia mil vezes, nos últimos meses. Você sai do carro, tenta respirar e entra na igreja. Depois vai de braço dado com o seu pai, pelo corredor fora, até ser entregue ao seu amor. Até aí tudo bem, no entanto, à medida que o Grande Dia se aproxima, esse momento perfeito começa a ficar nublado com novas dúvidas. Muitas delas nem precisam de uma resposta, porque se certificou de que todos os detalhes saíssem perfeitos. Mas há outras que não passaram pela sua mente, até que você começa a caminhar para o altar. Portanto, nós damos-lhe já as respostas para as perguntas que você ainda não tinha pensado. Vai sentir-se mais segura! Já agora, não perca estas 12 dicas sobre como acalmar os nervos antes e durante o casamento.
Wendy Creating Moments1. Quando deve chegar o meu noivo?
O noivo deve chegar 15 minutos antes da hora definida para a cerimónia. Ele deve aguardá-la no altar ao lado da mãe ou da madrinha. No entanto, para aqueles casais que desejam dar um first look, ou seja, que se queiram ver antes da cerimónia, recomenda-se que o façam com mais antecedência. Só assim o noivo consegue chegar ao altar a tempo de cumprir a tal tradição de ficar à espera da amada. Por sua vez, também é importante que ela se prepare bem antes de entrar... Sem pressas!
Foto: DOIS2. Para onde devo olhar enquanto caminho para o altar?
Quando estiver a caminho do altar, vai reparar que todos os olhos estarão fixados em si. E você, para onde vai olhar? Parecem haver muitos rostos, sentir-se-á nervosa e com medo de tropeçar no vestido. Por isso, respire, sorria e fique serena. O seu olhar deve focar-se no altar. Olhe para o seu futuro marido, padrinhos, madrinhas e damas de honor. À medida que avança, pode também desviar o olhar para os seus convidados, sorrir-lhes e depois devolver o olhar para o altar.
Foto: Zi Fernandes3. De que lado fico na cerimónia?
Finalmente, chega ao altar. O seu pai ou a pessoa que escolheu para a levar até lá cumprimenta o noivo e depois afasta-se. A cerimónia está prestes a começar e, de repente, surge-lhe a dúvida: "onde é que eu me sento?" Embora não haja nenhuma norma ou regra a este respeito, o mais comum é que a noiva fique do lado esquerdo do altar e o noivo do lado direito. Seja como for, você pode alterar a ordem, se assim o desejar. Lembre-se de que os convidados de cada família estarão de acordo com o que estipulou. Se respeitar a tradição, a sua família ficará do lado esquerdo e a do seu noivo, do lado direito.
Foto: It's all about...4. Quando devo retirar o véu?
Se decidiu usar véu, saiba que deve removê-lo assim que chegar ao altar. Geralmente, a pessoa que a acompanha é que deve levantá-lo, mas também pode ser o seu futuro marido a fazê-lo. O melhor é que, quem o fizer, o levante suavemente e o deixe cair para trás. Deve ter o cuidado de evitar movimentos repentinos, para que o véu não se mova ou caia. Já agora, inspire-se nos melhores penteados de noiva com véu e opte por um deles.
Foto: White Valley5. Como me devo sentar?
O mais provável é que tenha escolhido um longo vestido de casamento, talvez de corte princesa ou com cauda. O seu primeiro pensamento ao olhar para a cadeira será de se perguntar "como é que eu me vou sentar sem amarrotar o vestido?" É aqui que o papel das suas damas de honor ou da sua mãe é fundamental. De acordo com o tipo de cadeira, deve sentar-se desta ou daquela maneira. Primeiro, terá de distribuir o vestido para não se amachucar. Por outro lado, poderá levantar a primeira parte do vestido e sentar-se na anágua. Se o vestido tiver cauda, deve colocá-lo sobre o assento e estendê-lo. Desta forma ficará perfeita nas fotos e o seu vestido permanecerá impecável.
Não perca também os mais de 100 vestidos de noiva 2019 espetaculares!
Foto: Aguiam Wedding Photography6. Onde coloco o meu bouquet durante a cerimónia?
Ao caminhar pelo corredor até ao altar, o bouquet, esse precioso complemento, faz parte de si e do seu look de noiva. No entanto, agora que está, finalmente, sentada e tudo está prestes a começar, não sabe o que fazer com ele. Será que o deve colocar nas pernas? No chão? Entrega-o a alguém? O mais usual e confortável é a última hipótese. Pode pedir a uma das damas de honor que o segure. Depois, ela voltará a entregar-lhe assim que a cerimónia terminar. Mas se não quiser afastar-se dele nem por um minuto, coloque-o nas pernas.
Foto: It's all about...7. O que faço ao anel de noivado?
Ao trocar as alianças de casamento, irá perceber que já tem o seu anel de noivado no dedo anelar da mão esquerda. O que irá fazer com ele? Na troca das alianças com o noivo, o mais usual é mudar o anel de noivado para a mão direita, para que a aliança ocupe o seu lugar por direito. No entanto, também poderá usar os dois anéis no mesmo dedo. Primeiro, coloca a aliança e depois o anel de noivado. Lembre-se de ler os quatro truques para combinar anel de noivado e aliança.
Foto: Lucho Vargas Fotografia | Wedding Planner & Styling: Bianca Oliveira de Do Pedido ao Altar.8. Podemos tirar algumas fotos?
Após o grande "sim, aceito", o beijo romântico e os parabéns dos seus amigos mais próximos, deve pensar em tirar algumas fotos e, assim, ter um elemento memorável para sempre. Se o seu casamento for realizado num ambiente religioso, é provável que primeiro tenha de falar com o padre, para garantir que não haja restrições ou eventos depois. Se, pelo contrário, for civil, haverá muito mais liberdade para tirar as fotos que desejar.
Profoto StudiosCom estas respostas acerca do protocolo, chegará ao seu casamento muito mais segura de si. Mesmo assim, é natural que vá nervosa. Por isso, sugerimos que tome nota destas 10 dicas para ter um sono tranquilo na véspera do seu casamento.
Talvez também lhe interesse:
Comentários ()
Dê-nos a sua opinião