Quando se deve fazer o corte do bolo de casamento?

Sim, esta pode ser uma dúvida válida para um dos momentos mais esperados por todos os que partilham o grande dia com os noivos. Será que existe uma hora certa para o corte do bolo de casamento?

Sim, esta pode ser uma dúvida válida para um dos momentos mais esperados por todos os que partilham o grande dia com os noivos. Será que existe uma hora certa para o corte do bolo de casamento? Tem de ser apenas no culminar da festa, como manda a tradição, ou pode ser noutra altura? A verdade é que, hoje em dia, a forma como os casamentos são encarados mudou, assim como o corte do bolo de casamento. O momento em si evoluiu e deixou apenas de ser “o corte” e o famoso gole de champanhe com os braços entrelaçados, para ser um dos momentos mais românticos da festa, acompanhado por uma animação especial. Consequentemente, deixou de ter de ser realizado obrigatoriamente no final, em sinal de despedida, enchendo-se de significado. Veja também: As melhores tendências de bolos de casamento: sobremesas únicas para o seu grande dia!
Guardar
Foto: Ludgi Fotógrafos Então, mas qual o momento ideal para o corte do bolo de casamento? Na verdade, há vários momentos oportunos.

No final da cerimónia do casamento (civil ou religiosa)

Muitos noivos começam já a optar por fazer o corte do bolo de casamento logo após a cerimónia, ainda no local onde a mesma foi realizada. Esta opção tem a vantagem de trazer mais dinamismo ao casamento. Por seu turno, é o momento em que, provavelmente, se consegue reunir mais facilmente todos os convidados, não só por estarem todos presentes no local, mas também porque, àquela hora, o estômago já reclama por qualquer coisa para petiscar! Veja também: 16 alternativas perfeitas para destronar o clássico bolo de casamento
Guardar
Foto: Aguiam Wedding Photography No entanto, nem sempre há condições para fazer o corte do bolo de casamento nesta altura, já que implica a existência de espaço adequado e condições meteorológicas favoráveis, pressupondo também a deslocação do serviço de Catering ao local.

Na chegada ao local do copo-d’água

Algumas pessoas preferem fazer o corte do bolo de casamento assim que os noivos chegam ao local onde serão servidas as entradas ou o cocktail de boas vindas aos convidados. Qual a vantagem? O visual dos noivos ainda está impecável para as fotografias, além de ser um momento que também chama a atenção de todos os presentes, que estarão todos reunidos à espera de entrar para o copo-d’água. Veja também: Celebrando os noivos: a grande entrada na quinta
Guardar
Foto: Nelson Marques + Andreia Torres Photography A desvantagem? Os convidados podem demorar a chegar ao local, que por seu turno querem conhecer. Por isso, podem dispersar-se à procura de WCs ou de bebidas, podem querer tirar fotografias, etc. Para além disso, trata-se do momento imediatamente anterior à refeição, pelo que pode haver pessoas que não estejam propriamente com vontade de comer o bolo nesta altura e acabem por desvalorizar o momento (neste caso, podem sempre guardar o bolo para servir mais tarde como sobremesa...) Veja também Como escolher o bolo de casamento perfeito
Guardar
Foto: Film Art Team via Wendy Creating Moments

No final da refeição

Começa a ser cada vez mais comum colocar-se o bolo dos noivos como sobremesa do menu de casamento, sem com isso perder a sua relevância. Desta forma segue-se a lógica da refeição, sendo um momento fácil de atrair a atenção e reunir familiares e amigos, que assim se levantam das mesas e descontraem. Por seu turno, tendo em conta que será a primeira sobremesa a ser servida, haverá mais convidados a comer o bolo, que ganha um maior protagonismo diante do buffet de doces. Finalmente, como normalmente ninguém vai embora antes do jantar terminar, ninguém perderá o momento. Veja também: Bolo de casamento: tudo o que há para saber sobre a estrela da mesa dos doces
Guardar
Foto: Luis Efigénio Photography

À meia-noite, em jeito de Cinderela

É uma opção cheia de simbolismo, podendo ser o momento do corte do bolo de casamento que vai fazer a divisão entre os convidados que “ficam” e os que “vão embora”. Com efeito, muito provavelmente os mais velhos, os casais com crianças e os convidados mais afastados darão por finalizado o dia naquele momento, enquanto os mais predispostos à animação ficam com os noivos até a festa terminar. Veja também: 5 dicas para contratar uma banda para o seu casamento: evite uma pista de dança vazia!
Guardar
Foto: 135 milímetros

No final do casamento, em jeito de despedida

Os casais mais tradicionais optam ainda pelo corte do bolo de casamento no final do casamento, como uma forma de despedida. Um momento ansiado, que pode ser valorizado com um bonito fogo-de-artifício, uma música ou animação especial. A desvantagem? Os convidados podem já estar demasiado cansados para valorizarem o momento, e muitos deles “alegres” demais… Veja também: Os bolos dos noivos mais loucos do Pinterest e do Instagram!
Guardar
Foto: Parallax Fotografia via Ideias de Veludo Concluindo, não há momento exato para o corte do bolo de casamento. O importante é que este momento seja escolhido e planeado em função dos gostos dos noivos e do planeamento do dia, sem descurar todos detalhes. Se tudo estiver bem planeado, decerto irá correr bem! Encontre o bolo de noiva perfeito na sua cidade! Veja também o nosso vídeo com 4 dicas essenciais para escolher o bolo de casamento certo!
E talvez também lhe interesse:  

Dê-nos a sua opinião

Comentário submetido com sucesso
Tivemos um problema a submeter o seu comentário. Por favor tente mais tarde
Por favor, preencha este campo.
Por favor, insira um e-mail válido.
Por favor, preencha este campo.